quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Projeto Rondon em Timbaúba dos Batistas inicia semana com muitas atividades

Nestes três primeiros três dias de atividades do Projeto Rondon, em Timbaúba dos Batistas, as palestras e oficinas foram bastante concorridas e com intensa participação das pessoas que compareceram.

Já no primeiro dia, as crianças da cidade compareceram às atividades propostas pela Gincana Esportiva , realizada na Quadra Maria Dalva, e divertiram-se muito com as brincadeiras e jogos.

No Centro Cultural, os rondonistas participaram de reunião com lideranças locais para a elaboração do planejamento do Mutirão da Sucata, que foi realizado na quarta-feira. E no Auditório, relaizou-se a palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública

Gincana Esportiva
Ainda na tarde de segunda-feira, na Escola Basilio, realizou-se a Capacitação pedagógica para monitores e técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com a presença dos Monitores e Técnicos do PETI e Professores da Rede escolar.
A chuva da segunda feira á noite não foi suficiente para diminuir a animação das crianças, que cedo já ocupavam novamente a quadra para participar das oficinas com muita música e dança.

Na Escola Municipal Paulinho Batista, o aluno de Sistemas de Informação, Jonathan, trabalhou com os professores, discutindo as dificuldades no uso e aplicação da informática no ambiente educacional. E a tarde continuou com o mesmo tema, discutindo com pessoas da comunidade.

Oficina com os Professores

Alunos de Medicina Veterinária e de Turismo iniciaram as visitas as área mais distantes do município, para conhecer melhor a realidade sanitária do rebanho e o levantamento da potencialidade turística, a partir da realização do Inventário Turístico.
Visita aos sítios arqueológicos

Os funcionários da Secretária de Cultura e Secretaria de Saúde, líderes comunitários e funcionários da Secretária de Obras, reunidos com os rondonistas , iniciaram a estruturação e capacitação para atividades culturais e preparação da Feira de Saúde, que será realizada no dia 29 de Janeiro.

À tarde, houve uma oficina movimentadíssima : “Prevenindo a violência domestica”. Com a participação da comunidade em geral, técnicos, professores , funcionários da Assistência Social e outros, discutimos bastante questões relacionadas à violência contra a criança, o idoso, o jovem e a mulher, importante para o desenvolvimento da sociedade.
O pessoal da saúde e da assistência social participou do curso “ O cuidado das famílias: o trabalho sistematizado de assistência”, que ocorreu em três dias, com a participação das duas Universidades.

À noite na Escola Basilio, a palestra do aluno de Administração, Pedro, foi bastante concorrida, com sessenta pessoas, discutindo os aspectos da Liderança e do Relacionamento. Enquanto na Casa de Cultura, o foco foi a preservação do patrimônio cultural de Timbaúba dos Batistas.

As ruas de Timbaúba amanheceram agitadas pela criançada, que participou do Mutirão da Sucata. Com palhaço, música e muita animação, o mutirão recolheu das ruas materiais descartáveis, que foram utilizados a tarde na produção de brinquedos, pelas crianças.
Mutirão da sucata

Os funcionários da prefeitura municipal puderam participar na quinta- feira da oficina sobre as ferramentas orçamentárias. Ela foi prestigiado por diversos Secretários Municipais, que contribuíram muito com a discussão. Na Escola Basilio, professores do ensino fundamental, participaram da Palestra sobre atividades recreativas para crianças.

E à tarde, enquanto as merendeiras assistiam à Oficina sobre a produção de alimentos, que abordou as questões voltadas à nutrição e higiene, os professores participaram da oficina sobre recursos para a formação continuada de educadores e técnicos da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário