quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Betânia Ramalho exalta dados do IDEB no RN e fala sobre novo momento da educação no estado

Os avanços do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Governo Federal nesta terça-feira (14), foram tema de uma coletiva de imprensa no auditório da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) na tarde desta quarta-feira (15). A secretaria Betânia Ramalho detalhou os números do Rio Grande do Norte relacionados aos ensinos fundamental e médio e adiantou quais serão as medidas adotadas pelo Governo do RN para continuar evoluindo na educação potiguar.

O IDEB tem os dados levantados a cada dois anos e as provas foram aplicadas em novembro de 2011. No RN, o processo foi realizado durante a greve dos professores, que perdurou por 79 dias. A titular da pasta declarou que a paralisação influenciou “dramaticamente no resultados dos alunos dos níveis fundamental e médio”, mas ressaltou o forte trabalho desenvolvido pela SEEC e a manutenção do índice de 3,1, mesmo dado de 2009. Em análise nacional, dos 26 estados mais o Distrito Federal, nove federações apresentaram queda em relação ao último levantamento. Entretanto, o RN manteve-se estável na avaliação feita com alunos do ensino médio.

Nos dados da rede pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1ª ao 5º período), o RN registrou crescimento de 3,5 para 3,8, dado projetado somente para 2015, de acordo com o Ministério da Educação. No anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o RN passou de 2,9 para 3,0. Os números foram calculados sem a avaliação das escolas federais do Nordeste e do Rio Grande do Norte.

Sobre os dados do ensino médio, a secretária falou que “os alunos dessa faixa de ensino padecem de conteúdos que geralmente não são opções deles. Mas nós estamos caminhando pelo Pronatec, que concilia a educação escolar com educação profissional, um ensino médio inovador,que permite um currículo mais direcionado para esses estudantes. Queremos que o conhecimento aplicado em sala de aula faça sentido na vida dos alunos e pretendemos saltos mais altos e fortes para a educação pública”, enfatizou.

Betânia Ramalho continuou ao dizer que a educação no RN tem contado com a cobertura em todo o estado de uma estrutura forte, com parceria do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Senar, IEL, Senat, Sest e Sescoop). Além disso, novas formas de pensar o ensino para a nova geração estão sendo adotadas, com a aquisição e distribuição de tablets para os alunos, bem como a instalação de lousas interativas nas salas de aula, em substituição ao giz e quadro negro.

“A escola não pode mais ficar reproduzindo uma tradição antiga. A SEEC está acompanhando isso e o foco tem que ser o aluno. Ele precisa ser bem recebido na escola. Existe uma disposição do Governo do Estado em priorizar a educação no RN e isso dará uma contribuição maior para a formação dos alunos, garantindo a reestruturação e modernização que o Século 21 exige ”, frisou a secretária.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Fonte:SEEC

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