quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fátima defende maior divulgação do escotismo

Outro requerimento da deputada Fátima Bezerra aprovado esta semana pela Comissão de Educação e Cultura foi o que prevê a realização de uma audiência pública para formular estratégias que divulguem os princípios cívico-pedagógicos do escotismo no Brasil. “No Rio Grande do Norte há quatro anos temos uma experiência exitosa, que é o escotismo nas escolas, e seria bom ver esse projeto se espalhar”, argumenta Fátima Bezerra.

Nas escolas públicas potiguares onde os escoteiros estão presentes a violência e depredação física dos prédios são menores menor e o desempenho dos alunos é melhor.

O escotismo foi criado em 1907 pelo lorde inglês Baden-Powell e está no Brasil desde 1924. O movimento tem como proposta o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, a cortesia, a prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre. Também valoriza o autocontrole.

“E é nesse nicho pedagógico que entra o Movimento Escoteiro, pois na mais comum das atividades escoteiras, que são os jogos, o autocontrole é exigido”, explica Fátima Bezerra no requerimento. “Tanto nos jogos e no dia a dia, os jovens lidam todos os dias com sucessos e frustrações, aprendendo a reconhecer suas melhores qualidades e limitações, de modo a buscar sempre o aperfeiçoamento”, conclui a parlamentar.

A realização da audiência pública está em sintonia com o projeto de lei 1236/11, do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que reconhece o escotismo como método complementar de educação, de relevante utilidade pública, podendo receber assistência e auxílio do Poder Público, desde que praticado por entidades legalmente constituídas.

A realização da audiência pública atende uma sugestão do presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Roberto Pinto Lopes.

Fonte:A.I

Um comentário:

  1. Considero o movimento de escoteiros, não só pelo fato de ser escotista (CAB- Curso de Adestramento básico feito em Campina Grande PB), a maior e mais sadia atividade na educação dos jovens.

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