terça-feira, 21 de junho de 2011

Senador Paulo Davim pede mais recursos para atendimento a pessoas idosas

 
O senador Paulo Davim (PV-RN) defendeu mais investimentos públicos no atendimento de pessoas idosas. Em pronunciamento ontem segunda-feira (20), o senador, que é médico, afirmou que, dos R$ 20 milhões destinados ao atendimento de idosos no orçamento da União, foram aplicados apenas R$ 6 milhões.
- É preciso que o governo invista nesta área, não apenas construindo e mantendo asilos, mas também em cuidado domiciliar formal, em benefícios monetários para o cuidador familiar, na inclusão do cuidador familiar no sistema de seguridade social e na criação de hospitais-dia, uma política coordenada para garantir o bem-estar dos brasileiros em idade avançada - disse o parlamentar, torcendo para que o Programa de Atenção à Pessoa Idosa do Ministério da Saúde dê bons resultados.
O parlamentar trouxe dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a situação dos idosos no Brasil. De acordo com o senador, em 1980 havia dez idosos para cada grupo de cem jovens. As projeções indicam que, em 2050, serão 172 idosos para cada 100 jovens, totalizando 63 milhões de pessoas acima de 60 anos.
- O que fazer para garantir uma existência digna para tantos idosos? Quais as políticas mais adequadas? Como faremos a transição para prevenir as consequências do envelhecimento da população? - indagou o senador.
Paulo Davim citou também reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual somente 218 dos 3.548 asilos do país são públicos. O periódico também informou que mais de 2/3 dos municípios brasileiros não têm abrigos para idosos. No Brasil, 83 mil idosos vivem em asilos, ou menos de 0,5% da população nesta faixa etária.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário