quarta-feira, 30 de março de 2011

Governadora participa de homenagem a Mário Negócio na Assembléia Legislativa

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta quarta-feira, 30, de sessão solene na Assembléia Legislativa do estado. A homenagem ao advogado, político e jornalista Mário Negócio por ocasião dos 60 anos de sua a morte, foi proposta pelo vereador Gilson Moura, que fez o discurso de abertura da sessão.
Mário Negócio era advogado e foi deputado Constituinte Estadual em 1947. Ele foi vítima de um acidente de automóvel, ocorrido no dia 30 de março de 1951, em viagem de serviço como Secretário Geral de Estado.
Foto:Elisa Elsie
Filhos de Mário Negócio recebem placa em homenagem a Mário Negócio

"É com orgulho que prestamos homenagem a um brasileiro que tanto contribuiu com o Rio Grande do Norte. A Assembléia Legislativa presta uma justa homenagem à história do RN", disse Gilson Moura.
Mário Negócio sempre desenvolveu com lisura as atividades nas áreas do Direito e Jornalismo, e foi um dos criadores da Fundação Mossoroense de Pensamento e Cultura. Como deputado estadual no período de 1946 a 1950, integrou a comissão que redigiu a Carta Magna do estado.

Danilo Negócio, filho mais velho de Mário Negócio, representou a família na mesa composta para a sessão solene, e falou emocionado sobre o pai. "É uma pena para a História do país e do estado que grandes vultos como Mário Negócio não tenham o conhecimento de sua existência transmitido aos jovens como deveriam, por isso essa homenagem hoje é muito importante", disse Danilo. Sobre o pai, Danilo Negócio ainda lembrou a dureza que representava ser um político na época.

Jornalista e advogado, Mário Negócio sempre foi afeito à literatura e à boa música. Simpatizante do integralismo, vertente política que se opunha ao comunismo, Mário Negócio nunca deixou que suas escolhas políticas influenciassem a vida pessoal de maneira negativa. "Certa vez, vi meu pai defendendo pessoas ligadas ao partido comunista, lembro que ele disse: ‘Posso não concordar com o que eles postulam, mas pela justiça e pela democracia todos tem o direito de optar pela sua ideologia'. Mário Negócio nunca foi preso nem perseguido, mas ajudou  muita gente a não ser presa e perseguida nos embates entre UDN e PSD", lembrou Danilo Negócio.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância de Mário Negócio para o Rio Grande do Norte. "Água e saneamento são temas atuais, mas já eram preocupação para Mário Negócio na década de 50. Na ocasião de seu falecimento Mário Negócio estava se deslocando ao Rio de Janeiro com projetos para esta área  e também para trazer frentes de trabalho para o estado devido à grande seca daqueles anos. Ele era um homem que trabalhava para deixar algo para o futuro", disse Rosalba.



fonte:Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário