sexta-feira, 18 de março de 2011

Governadora anuncia reforma e regularização de plantões no HRTM


Elisa Elsie
Na primeira visita que fez como governadora ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, Rosalba Ciarlini não foi apenas saber como estava funcionando a unidade hospitalar. A governadora determinou ações que vão melhorar cada vez mais o atendimento à população.

Entre as medidas estão a reforma e climatização do Hospital, onde o Governo investirá R$ 1,6 milhão, e a regularização da escala de plantões nos setores de pediatria, anestesiologia e ortopedia, sendo que essa última, especialidade já registra um aumento de 30%  nos procedimentos cirúrgicos. Existiam casos de pacientes que ficavam na fila de espera até seis meses. Eram quase 200 pacientes cadastrados. Atualmente são 135 doentes, com a vantagem de que não terão que esperar mais do que uma semana. O HRTM também normalizou os plantões de neurologistas, um problema que angustiava a população há anos.

Os recursos para a reforma física do HRTM estão garantidos. Além disso, o Governo do Estado já dispõe de R$ 2 milhões para o Hemocentro, que terá a área física duplicada para atender Mossoró e região. O Hospital Rafael Fernandes, de doenças infectocontagiosas, é outro que passará por reforma. Segundo Rosalba Ciarlini, o Governo fará o pagamento dos médicos concursados que foram contratados em setembro e ainda não receberam salários. O Governo está vendo as pendências jurídicas porque muitas dívidas não foram sequer empenhadas.

Além da normalização da escala médica, a Governadora disse que o atendimento no HRTM irá melhorar devido aos investimentos nos hospitais regionais, como os de Assú, Pau dos Ferros e Apodi. Outro reforço para reduzir a demanda é a regionalização do SAMU. Mossoró receberá 14 ambulâncias que irão trabalhar em parceria com a Prefeitura Municipal. O Governo quer, ainda, equipar o Hospital Tarcísio Maia e já há garantia de um novo tomógrafo.

Rosalba Ciarlini visitou o HRTM acompanhada do secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda. Cumprimentou pacientes e funcionários e se reuniu com o diretor Ney Robson e toda a diretoria do Hospital; subsecretária de Saúde, Dorinha Burlamaqui; vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, secretário Municipal da Cidadania, Francisco Carlos, e gerente de Saúde, Benjamin Bento. Depois, concedeu entrevista à imprensa.
fonte:Assecom -RN

Um comentário:

  1. A prevenção contra o mosquito é primordial de fato. Mas os postos e hospitais têm que estar bem preparados para o atendimento à população. É por isso que apoio o projeto das Unidades de Pronto Atendimento em todo Brasil. É um beneficio e direito de todos, saúde de qualidade e eficiência!

    ResponderExcluir