sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Seara realiza evento de capacitação para técnicos do Credito Fundiário

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Seara realizará nos próximos dias 01, 02 e 03 de Março, no Centro Técnico do RN - Centern, em São José de Mipibu, um seminário de capacitação direcionado para os técnicos que atuam no Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF.

O encontro contará com a participação de várias instituições envolvidas no processo de desenvolvimento rural do Estado, tais como Emater, Emparn, Idema, Ibama, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sebrae, dentre outros parceiros. O objetivo é capacitar os técnicos no sentido de promover uma evolução nos projetos de aquisição de terras e implantação de projetos produtivos nos assentamentos do PNCF no estado, que são coordenados pela SEARA.

"Temos como meta aprimorar e qualificar os projetos elaborados e encaminhados. Para tanto, é necessário que os técnicos estejam atualizados com relação às normas do programa, bem como no que diz respeito à inovação tecnológica disponível no estado" disse o secretário da Seara, Gilberto Jales.

Nesse sentido, a Seara está convidando as instituições para apresentarem as inovações, práticas e pesquisas voltadas para as áreas de semi-árido, sejam no manejo animal ou vegetal. "Devemos incentivar o que puder ser implantado em nossos projetos, tendo em vista a melhoria da produção, a sustentabilidade e qualidade de vida das famílias beneficiárias do Programa de Crédito Fundiário" reforçou o secretário da Seara.

A programação do evento constará de oficinas e palestras sobre elaboração e qualificação de projetos; questões ambientais; inovações tecnológicas; discussões e troca de experiências nos projetos beneficiários pelo PNCF no estado.

O PNCF tem atualmente no Rio Grande do Norte, 685 assentamentos com um total de 5.075 famílias beneficiadas. Para o ano de 2011 estão previstas mais 1.000 famílias beneficiadas no Programa, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões, entre aquisição de terras e projetos de infraestrutura básica nas comunidades. Recursos esses já assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Reordenamento Agrário.

fonte: Assecom RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário