sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Governo discute investimento em agricultura e recursos hídricos com o Banco Mundial

Uma reunião com representantes do Banco Mundial trouxe novidades para a agricultura e os recursos hídricos no Rio Grande do Norte. O encontro entre a governadora Rosalba Ciarlini e o coordenador do Programa Semiárido Potiguar no Banco Mundial, Manoel Contijoch, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), na Governadoria, tratou sobre parcerias para a gestão de projetos que envolvem o desenvolvimento da agricultura familiar, através da irrigação, e a ampliação na oferta de água aos municípios potiguares.

"Primeiro vamos fazer um trabalho técnico com as melhores informações, os melhores modelos, para apresentar a vocês e buscar parceria das universidades, Emater, Embrapa e ver o que pode ser feito para a agricultura avançar", observou Manoel Contijoch. A governadora Rosalba Ciarlini se mostrou otimista e disse que já está tomando as medidas necessárias para expandir projetos e iniciar outras parcerias. "Há obras que estavam paradas, mas que vão ser retomadas, como a da Barragem de Oiticica", observou a governadora.

Ao lado do vice-governador Robinson Faria, que também é titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh -, Rosalba falou, ainda, que a agricultura vai precisar muito de parcerias. Oportunidade em que o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, Betinho Rosado, também presente à reunião, aproveitou para falar sobre o entendimento necessário entre sua pasta e a Semarh para reativar investimentos em projetos de irrigação para agricultores familiares, como o de Cruzeta, região Seridó do Estado.

Betinho pediu auxílio ao Banco Mundial para criar projetos de irrigação para pequenos e grandes produtores. Manoel Contijoch disse que fez recentemente uma visita à Bacia do Rio Piranhas/Assu e ao perímetro de Cruzeta, que estão entre as áreas selecionadas para experimentar e fazer testes em relação a esse trabalho. "O Brasil tem uma agroindústria muito criativa. Se agregarmos essa agroindústria ao pequeno produtor, teremos sucesso", observou o coordenador do Programa Semiárido Potiguar no Banco Mundial.

fonte: Assecom RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário