quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deputada Larissa Rosado diz, Polícia precisa do dobro de homens e viaturas

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reforça pleitos das polícias Militar e Civil e reivindica, na Assembleia Legislativa, mais investimentos em segurança pública. Esta semana, requereu reforço de policiais e viaturas para a Polícia Militar de Mossoró.

O comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) informa dispor de 605 policiais para 13 municípios da região, dos quais 250 para Mossoró, enquanto são necessários 500 homens, no mínimo, segundo o comandante, tenente-coronel Túlio César.

"Além disso, os 250 policiais não estão nas ruas, porque existem férias e escalas de folgas", observa Larissa, também preocupada com insuficiência e sucateamento de viaturas. "São apenas vinte veículos, mas a PM precisa de quarenta, no mínimo", alerta.

Larissa também requer modernização da comunicação da Polícia Militar. O sistema ainda é analógico. "A PM de Mossoró precisa de um sistema digital, como em uso na região metropolitana. Também necessita ampliar o monitoramento com câmeras", defende.

Civil

A deputada defende ainda convocação de delegados, agentes e escrivães aprovados no mais recente concurso público da Polícia Civil, a fim de diminuir a carência histórica de pessoal na corporação. Larissa também requer estruturação da polícia Civil em Mossoró.

"Mossoró precisa de mais duas delegacias distritais, porque 1ª e 2ª DPs estão mais do que sobrecarregadas, divididas em Centro de Detenção Provisória, Denarc, Delegacia Regional. Os prédios são antigos e se tornaram obsoletos", lamenta.

Segundo ela, a população e os crimes aumentaram, mas a estrutura da polícia continua a mesma, adequada à realidade de Mossoró de vinte anos atrás. "Também precisamos de uma Delegacia de Homicídios, com urgência", reitera.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Artesanato potiguar é destaque em eventos fora e dentro do RN

A arte potiguar levada a todos os cantos do estado. A secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas vem agregando valor ao artesanato potiguar investindo na divulgação, comercialização e participação dos artesãos, por meios de suas associações e cooperativas, em eventos e feiras dentro e fora do Rio Grande do Norte. De janeiro até agora, só para fomentar a atividade no Rio Grande do Norte, a Sethas destinou recursos superiores a R$ 500 mil para que o melhor do artesanato potiguar pudesse ser mostrado e comercializado.

Por meio do Programa Estadual de Artesanato-Proart, os artesãos têm suas peças comercializadas nestes eventos e, em alguns casos, chegam, inclusive, a fechar contratos com grandes lojas no âmbito do Estado e até mesmo fora dele. Dentro das tipologias mostradas, o bordado é o que puxa as vendas, seguido das peças em cerâmica, sisal e palha, segundo informou a coordenação do programa. "O mais importante nesse trabalho de promoção é o mercado que se abre para que os nossos artesãos possam comercializar seus produtos", ressaltou o secretário.

Somente neste mês de junho, o que há de melhor no artesanato potiguar foi exposto na Feira de Negócios de Caicó, com a participação de três associações da região; no Cidade Samburá, evento que se encerrou nessa quarta-feira (29), em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal, com a participação de 65 artesãos, e na feirinha de artesanato dos festejos juninos em Assú, na semana passada.

Este mês, a arte que brota de mãos potiguares, desembarca na Feira de Negócios de João Câmara (30 a 2 de julho); na Feneart, a maior feira de artesanato da América Latina, de 1º a 10 de julho, em Recife (PE); e no 6º Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), onde mais de 900 artesãos do Rio Grande do Norte estarão representados.

Também haverá participação de associações e cooperativas de artesãos cadastradas no Proart na 28ª Famuse, a feira dos municípios do Seridó, de 27 a 31 de julho. No início do ano os artesãos já haviam participado, em Natal, da Fiart, a maior feira de artesanato do Estado, e do evento em comemoração ao Dia do Artesão, 19 de março, no clube Sest/Senat, na capital. A Sethas também está bancando a exposição das peças dos artesãos no Festival do Folclore de Olinda, em Pernambuco, que ocorre de 23 a 31 de julho.

Em agosto, a participação de todos eles será no Festival do Folclore Potiguar, com o Salão de Arte Popular do RN; e em outubro, na 10ª edição da Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte-FECERN, de 1 a 9/10. Na FECERN, a Sethas está investindo R$ 140 mil para a montagem e estrutura do espaço de exposição e comercialização das peças.

No Rio Grande do Norte estão oficialmente cadastrados no Programa Estadual de Artesanato Potiguar-Proart, aproximadamente, 10 mil artesãos e 30 cooperativas ou associações.


Fonte:Assessoria Sethas

LÍDER DO PMDB PARTICIPA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA EMBRATUR

Foto: Lindauro Gomes
O deputado Henrique Alves prestigiou, nesta quarta-feira (29), a posse do novo presidente da EMBRATUR, Flávio Dino. A solenidade foi no Ministério do Turismo. O líder do PMDB estava acompanhado de outros pmdbistas, entre eles, os ministros: Pedro Novais, do Turismo; Nelson Jobin, da Defesa e Moreira Franco, de Assuntos Estratégicos.

O novo presidente da EMBRATUR e ex-deputado federal, Flávio Dino (PC do B-MA), em seu discurso, afirmou que não se distanciará da política estando à frente do Instituto Brasileiro do Turismo. “Sou político, sim, com muito orgulho e por opção".

Ao saudar o novo auxiliar, o ministro Pedro Novaes elogiou o subordinado. “Flávio Dino é um garoto, amigo e companheiro do legislativo que vem para se somar à grande missão de desenvolver o turismo brasileiro. O ministério se sente honrado em recebê-lo como presidente."

"Avançamos muito, mas precisamos investir cada vez mais em promoção e qualificação, além da infra-estrutura turística", disse o ex-presidente da EMBRATUR, Mário Moysés. Ao deixar o cargo ele ressaltou o papel do turismo na economia: “Posso afirmar que o turismo é hoje um importante instrumento de inclusão social e desenvolvimento econômico e precisa ser valorizado cada vez mais"

Fonte: Assessoria

Fátima cobra do ministro Haddad uma solução para a situação dos Colégios de Aplicação




Na reunião de hoje (29/6) com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a deputada federal Fátima Bezerra pediu uma solução para a falta de professores nos 17 Colégios de Aplicação (CAp) vinculados às universidades federais. A deputada entregou a cópia de um ofício elaborado pela diretora do NEI (Núcleo de Educação Infantil da UFRN), Suzana Medeiros, em que ela relata a situação do colégio e dos demais CAPs. O ministro esteve na Comissão de Educação e Cultura para falar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PL 1209/11), que ampliará o número de cursos profissionalizantes no país.
No NEI, por exemplo, faltam professores e os que foram contratados em regime de substituição estão com seus salários atrasados. Em protesto, os professores do NEI paralisaram suas atividades de 8 a 20 de junho. “Além de atenderem os filhos da comunidade universitária, os Colégios de Aplicação são importantes espaços de pesquisa acerca da educação infantil, sem contar que prestam um atendimento escolar de excelência”, argumentou a deputada Fátima Bezerra.
Ela explicou que está na mesa da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a minuta de uma portaria autorizando a contratação de professores para solucionar a crise. “É preciso que esta portaria seja editada”, defendeu Fátima Bezerra.
Greve nas Universidades – A deputada também pediu que o ministro busque uma solução para a greve dos servidores administrativos das universidades federais, que já está no 29º dia. “É importante que o governo apresente uma proposta”, pontuou.
A pauta salarial da Fasubra (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras) reivindica a apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da tabela salarial para 2011 ou 2012; propostas que contemplem o vencimento básico complementar, e reposicionamento de aposentados com ampliação de direitos; propostas concretas sobre a racionalização dos cargos, reajuste de benefícios em 2011.
 
Fonte e Foto:Assessoria do mandato

Rosalba visitou Unicat e conhece o funcionamento da unidade

Foto por: Elisa Elsie
A governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã de ontem terça-feira (28) a sede da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Rosalba foi recebida pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda; pela diretora geral da unidade, Telma Praxedes, e pelos servidores da central de medicamentos. A Governadora visitou todos os setores, conheceu o funcionamento da Unicat, desde o atendimento ao público até a distribuição e armazenamento de medicamentos e conversou com funcionários e usuários.

"Queremos mudar a imagem da Unicat. Estamos fazendo um esforço conjunto para melhorar a situação da unidade, priorizando o atendimento ao nosso usuário" explicou Telma Praxedes. A diretora mostrou que o estoque aos poucos está sendo regularizado. "Mesmo quando não temos o remédio disponível, temos a obrigação de saber dizer ‘não' ao usuário de maneira delicada e passar para ele a certeza de que estamos nos dedicando para que o medicamento chegue o mais rápido possível", disse ela.

Domício Arruda lembrou que quando assumiu a Sesap, a Unicat estava totalmente desabastecida e que em seis meses a situação está bem diferente. "Ainda há faltas pontuais, mas o abastecimento dos medicamentos de alto custo está se normalizando. Também estamos regularizando os pagamentos em atraso, dívidas contraídas no ano passado. Daqui para frente, tenho certeza de que a situação estará absolutamente normalizada", informou o secretário.

Rosalba Ciarlini disse que estava feliz com a evolução da Unicat nesses seis meses de governo. "Encontramos tudo muito desorganizado", disse ela, se referindo a falta de medicamentos e de estrutura para atender a demanda. "A unidade atende 25 mil pessoas que vêm pessoalmente na sede em Natal para buscar seus medicamentos, além das cinco unidades da Unicat no interior que são abastecidas por esta sede, 17 unidades descentralizadas na Grande Natal e toda a rede hospitalar do estado. É uma demanda muito grande e estamos unindo esforços para que todos esses locais sejam abastecidos e cada vez mais possamos salvar vidas", concluiu a Governadora.

Depois de conhecer as instalações da unidade, a governadora Rosalba Ciarlini participou da festa em comemoração a São Pedro preparada pelos servidores da Unicat.
Fonte: Assecom-RN

Ministro Fernando Pimentel apresenta hoje nova política industrial em audiência pública


Fernando Pimentel sendo recebido pelo presidente da Comissão, João Maia

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, apresentou nesta manhã de quarta-feira (29) aos deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio, a nova política industrial brasileira, que será anunciada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff na segunda quinzena de julho. Segundo o ministro, o foco será a inovação "capaz de dar o fôlego necessário à indústria nacional". "A nova política vai apoiar o setor produtivo no enfrentamento da valorização cambial e da concorrência asiática", afirmou o ministro.

Além do estímulo à inovação, Pimentel também explicou que a nova política industrial - que irá substituir a atual Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) - possibilitará uma maior atração de investimento. "Vamos aumentar a busca por empresas estrangeiras que exportam manufaturados ao Brasil para que se associem ao capital nacional", disse. Segundo Pimentel, esse modelo está vinculado à necessidade de equilibrar a qualidade da balança comercial. "A partir do segundo semestre, começaremos, de fato, a enfrentar problemas conjunturais da indústria brasileira. O governo pretende anunciar desonerações fiscais e um forte investimento em inovação industrial", adiantou o ministro.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), citados por Melo, indicam que o faturamento do setor em 2010 diminuiu 12,1% em comparação com 2008. Em 2010, 60% das máquinas adquiridas para a indústria nacional foram importadas e 40% foram de produção nacional. Esse quadro é o inverso do que havia em 2005, quando 6 em cada 10 máquinas compradas pela indústria brasileira era de fabricação nacional.
Fonte: Marcos Dantas
 

HENRIQUE ALVES REÚNE LÍDERES DA BASE DO GOVERNO COM MINISTROS DA ARTICULAÇÃO POLÍTICA E DOS ESPORTES

Foto:Lindauro Gomes

Os líderes da base de apoio ao governo, na Câmara dos Deputados, se reuniram ontem terça-feira (28), durante almoço no apartamento do deputado Henrique Alves, com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti e o ministro dos Esportes, Orlando Silva. O encontro foi articulado pelo líder do PMDB.

Um dos assuntos discutidos com os ministros foi o Regime Diferenciado da Copa. O ponto mais polêmico da Medida Provisória do RDC é o sigilo do valor das obras, antes do início das licitações, para evitar combinação de preços entre os concorrentes. Não haverá restrições de informações para os órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas da União.

Já com a ministra das Relações Institucionais, os líderes relataram à Ideli Salvatti que os restos a pagar são uma questão vital para que as prefeituras possam honrar as obras já assumidas com a população. Henrique Alves foi enfático ao defender a preocupação dos prefeitos e assegurou que há arrecadação suficiente para liberar os recursos.

O líder do governo, Candido Vacarezza (PT-SP), fez coro com Henrique Alves sobre a importância da prorrogação do prazo para a liberação dos restos a pagar, além das emendas parlamentares contingenciadas no orçamento deste ano pelo governo.

A ministra Ideli se retirou para conversar com a Presidente Dilma Rousseff e o líder do PMDB propôs um gesto de confiança à ministra. “Hoje votaremos a MP do RDC”, disse Henrique, aguardando sinal do governo para negociação dos demais pontos polêmicos previstos para a pauta da Câmara antes do recesso de julho.

Entre os temas discutidos está ampliação do teto do Supersimples para Micro e Pequenas Empresas e a inclusão de profissionais liberais no sistema simplificado de cobrança de impostos. “Estou me empenhando pessoalmente, ao lado deputado Pepe Vargas (PT-RS) para a votação do Supersimples antes do recesso de julho”, declarou Henrique Alves.


Duas questões ainda estão pendentes de negociação com o Ministério da Fazenda: o reajuste do teto do faturamento dos contribuintes, em 50% para todos os níveis - equivalente a reposição da inflação - e a inclusão de outras atividades como as carreiras de profissionais liberais.


Estiveram também no almoço, entre outros, os líderes Ana Arraes (PSB), Paulo Teixeira (PT) Nelson Meurer (PP), Geovani Queiroz (PDT), Jovair Arantes(PTB), Ratinho Júnior (PSC) e Lincoln Portela (PR)

Fonte:Assessoria

Fátima Bezerra foi a parlamentar que mais apresentou emendas ao PNE

A Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) apresentou ontem de manhã (28/6), em Brasília, numa coletiva de imprensa, um Banco de Dados das emendas ao PL 8035/ 2010, que trata do Plano Nacional de Educação. A Undime revela, por exemplo, que 87 deputados apresentaram emendas, o que representa 17% do total. Outro fato que chamou a atenção é que a emenda mais repetida foi a que pede a laicidade nas escolas públicas, com dezessete apresentações. A deputada Fátima Bezerra foi a parlamentar que mais apresentou emendas, 514 no total.
Além de defender os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e a destinação de 50% do fundo social do pré-sal para o financiamento da área, Fátima Bezerra sugeriu mudanças na meta 17, que trata da valorização dos profissionais do magistério. “Queremos que a remuneração seja equiparada a dos demais profissionais com nível superior, e não ‘aproximada’, como defende a proposta original do governo”, argumentou a parlamentar.


A deputada subscreveu propostas de emendas apresentadas por entidades como UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Fasubra, Proifes, Secretaria de Políticas para Mulheres e Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, entre outras organizações.


“A nossa intenção, ao abraçar as propostas das entidades, é provocar a discussão. Quanto mais debatermos, maiores as chances de termos um PNE para valer, com mais recursos e envolvimento da sociedade na defesa de uma educação pública de qualidade”, defendeu Fátima Bezerra.

O mandato da deputada Fátima Bezerra foi representado na coletiva de imprensa pela assessora parlamentar Márcia Abreu. Falaram aos jornalistas a presidenta da Undime, Cleuza Repulho, os deputados Angelo Vanhoni (PT/PR), relator do PL e Gastão Vieira (PMDB/MA), presidente da Comissão Especial do PNE; Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Maria do Pilar Lacerda, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A vice-presidenta da Undime, Maria Cecília Amendola da Motta também participou da coletiva.


Mais informações sobre o Banco de Dados podem ser obtidas no site www.undime.org.br. Lá, é possível saber as emendas apresentadas pelos parlamentares ao PNE, divididas por metas e estratégias.

Fonte: Assessoria

AGRIPINO É UM DOS DOIS SENADORES SEGUIDOS POR OBAMA NO TWITTER


Estudo organizado pela consultoria Bites, especializada em planejamento em redes sociais, divulgado ontem terça-feira (28), revelou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - um dos mais influentes políticos a usar o Twitter como estratégia de campanha, segue apenas dois senadores brasileiros: Cristovam Buarque e José Agripino Maia (DEM-RN).

O curioso é que o senador potiguar soube da notícia justamente em Washington durante uma palestra proferida pelo senador republicano John McCain, ex candidato a presidente dos EUA (derrotado por Obama nas últimas eleições).

Agripino comentou o estudo dizendo sentir satisfação em ser seguido pelo atual presidente dos Estados Unidos.

“Fico muito honrado em ser seguido pelo presidente Obama. Até porque sei que ele é um dos que melhor usam essa ferramenta”, disse Agripino.

De acordo a pesquisa, os senadores brasileiros têm mais de 530 mil seguidores no Twitter, e há dois tipos de seguidor padrão dos parlamentares: estudantes e jornalistas.

O senador José Agripino está em Washington participando da reunião do Comitê Executivo da União Democrata Internacional – IDU. A comitiva dos Democratas brasileiros, comandada por Agripino, foi recebida hoje pelo presidente da IDU, o Primeiro Ministro da Austrália, John Howard.

Fonte: Assessoria

terça-feira, 28 de junho de 2011

Governo do Estado mantém diálogo aberto com setores em greve

O Governo do Estado continua o processo de negociação com as categorias da Administração Direta e Indireta que permanecem em greve. Atualmente, servidores da Polícia Civil, Detran, Fundação José Augusto, Emater e os professores da rede estadual de educação e da UERN dão continuidade ao movimento grevista. Os servidores da Junta Comercial (Jucern) já voltaram às atividades.

Uma nova proposta já foi apresentada aos professores da rede estadual de educação, assegurando a implantação imediata do Piso Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento desses profissionais, ativos e inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas. O pagamento do Piso Nacional começa a partir de amanhã (29). De acordo com a Coordenadoria de Órgãos da Secretaria Estadual de Educação, mesmo com a greve, mais de 56% das escolas continuam funcionando.

Com relação à Polícia Civil, o serviço de registro de boletins de ocorrência permanece no Quartel da Polícia Militar, ou pela Internet, no endereço www. defesasocial.rn.gov.br/delegaciavirtual. Na última quarta-feira (22), o Pleno de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ/RN) negou provimento a dois agravos regimentais interpostos pelo Governo do Estado e pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol). A decisão manteve na integralidade decisão anterior, do desembargador Caio Alencar. O magistrado determinou que fossem mantidos em atividade durante o período de greve 50% dos servidores, nas classes de agentes e escrivães de Polícia.

Na Fundação José Augusto (FJA), houve remanejamento de servidores para garantir o acesso de visitantes aos pontos turísticos da cidade, como o Forte dos Reis Magos e o Teatro Alberto Maranhão. Os museus e bibliotecas ligadas à FJA permanecem em funcionamento e alguns servidores que aderiram à greve já voltaram às atividades.

No Detran, a maioria dos serviços está concentrado na sede da Cidade da Esperança, como o Serviço de Registros e Habilitações, que está funcionando com prioridade. Já o atendimento nos pontos das Centrais do Cidadão acontece de forma parcial. Na Emater, o escritório central possui poucos funcionários em greve. A adesão é mais concentrada nos escritórios do interior do Estado.

O Governo do Rio Grande do Norte mantém um relacionamento amigável e respeitoso com os servidores. A gestão atual está disposta a negociar com as categorias de maneira global, considerando que o funcionalismo público é um só.

Neste contexto, o Governo do Estado acena com a possibilidade de implantação de reajustes a partir de setembro de 2011, quando a expectativa de receita do Estado tende a colocar a administração dentro dos limites permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fonte: Assecom-RN
 

Nossos parabéns a aniversariante, Vereadora Vitelma Batista

Hoje os parabéns de nosso blog vão para a Vereadora Vitelma Batista (Lelé ). Ela que colhe mais uma flor no jardim da existência, desenvolvendo um papel importantíssimo no legislativo do município de Timbaúba dos Batistas.

Neste dia 28, aproveitamos o espaço a pedido de vários amigos, para desejar muitas felicidades a está mulher que tem tido nos últimos anos, uma vida parlamentar de muito trabalho positivo, apresentando sempre requerimentos e projetos de Leis que beneficiam a coletividade e o bem estar do povo Timbaubenses.

Feliz Aniversário!

Fátima Bezerra garante urbanização da entrada de Carnaúba dos Dantas

A deputada Fátima Bezerra entregou ao prefeito municipal de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas (Boboca), comunicação dando conta da garantia de recursos orçamentários do Orçamento Geral da União para a execução dos serviços da urbanização da entrada da cidade, orçado em R$ 140 mil. Os recurso são do Ministério do Turismo.

Pelo projeto, já aprovado, será feita o passeio e a iluminação das duas laterais até a ponte sobre o Riacho Marimbondo.

"A deputada Fátima Bezerra já ajudou muito ao nosso município: a Praça dos Idosos e a cobertura da Quadra do Povoado Ermo foram obras empenhadas pela deputada. Agora, a urbanização da entrada da cidade" enumerou o prefeito Alexandre Dantas.

A prefeitura aguarda, agora, a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal, o que deverá ocorrer ainda este ano.

"Reconhecemos de público o apoio incondicional do Partido dos Trabalhadores local, através da sua direção municipal e do vereador José Adenilson, tanto pelo apoio político, quanto pela garantia de recursos obtidos pela deputada Fátima Bezerra", destacou o prefeito.

Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura da Carnaúba dos Dantas


Município de Timbaúba dos Batistas-RN, receberá tanques de resfriamento de leite

Em reunião realizada na  último  terça-feira dia 21 de junho de 2011, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Timbaúba dos Batistas-RN, onde contou com a participação do representante e consultor da ADESE, o Zootécnista Bruno José Medeiros Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Pedro Clésio Santos, Presidente do Sindicato Luiz Pereira da Silva, Secretário Municipal de Administração Erivonaldo da Silva, Damião Leite da Silva representante da EMATER local, Presidente do Conselho Municipal do FUMAC José Felipe Sobrinho e demais membros do conselho, representantes de associações e vários produtores de leite do nosso município.

O objetivo principal da referida reunião foi a apresentação do modelo de gestão de funcionamento dos tanques de resfriamento de leite que em breve estará sendo instalado em nosso município, através da iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal.

Haddad falará sobre o Pronatec amanhã quarta-feira

Amanhã quarta (29/6), às 11h, o ministro Fernando Haddad comparecerá à Comissão de Educação e Cultura, no plenário 10 da Câmara dos Deputados, para falar sobre o Pronatec (Projeto de Lei 1.209/11). Também estarão presentes os quatro deputados-relatores da proposião: Biffi (PT/MS), da Comissão de Educação e Cultura; Alex Canziani (PTB/PR), da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Júnior Coimbra (PMDB/TO), da Comissão de Finanças e Tributação e Jorginho Mello (PSDB/SC), da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. As comissões também realizarão mais quatro reuniões conjuntas para debater o PL 1209/11, além de audiências públicas nas cinco regiões do país.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra, a visita do ministro será importante para que Haddad detalhe as metas estabelecidas pelo governo no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) e fale sobre a proposta, “tão importante para a qualificação da população brasileira e para o desenvolvimento econômico do país”. A participação de todos os relatores na reunião com o ministro e nas audiências conjuntas facilitará a aprovação do projeto de lei, que tramita em regime de urgência.

Convém ressaltar que está mantida a reunião ordinária da Comissão de Educação e Cultura, convocada para às 10h do dia 29, que deverá ser suspensa após a chegada do ministro Fernando Haddad.

Presidente da ATECLA, participou da 3ª etapa do Fórum do Esporte Norte-Riograndense.

 
O Presidente da Associação Timbaubense de Esporte, Cultura e Lazer - ATECLA, Erivonaldo da Silva, participou da terceira etapa do Fórum do Esporte Norte-Riograndense, que ocorreu na sexta-feira (17 de junho de 2011), no auditório da Fiern, em Natal-RN, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), o fórum já havia discutido ações voltadas ao merketing esportivo, legislação esportiva e plano decenal do esporte brasileiro. Na terceira etapa, o objetivo do titular da Seel, Joacy Bastos, foi ampliar a discussão e trocar experiências sobre colaborar com a organização dos eventos esportivos.

Joacy Bastos que é Secretário de Estado do Esporte e do Lazer-SEEL, avaliou positivamente o Fórum do Esporte Norte-Riograndense. Para ele, é necessário que as discussões sejam constantes e os demais governos façam com que o esporte tenha atenção especial do poder público.

A governadora Rosalba Ciarlini, que também participou do fórum, disse que a discussão "é um gol" para o desenvolvimento do esporte no estado e a intenção do Governo é colaborar para que as práticas esportivas sejam difundidas ainda mais no Rio Grande do Norte. "Temos que apoiar todos os esportes e dar atenção especial. Apesar de o futebol ser a maior paixão, todos os outros esportes merecem o incentivo", garantiu Rosalba Ciarlini.

Undime organizou um banco de dados sobre as emendas apresentadas ao PNE

A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) foi convidada para participar na manhã desta terça-feira (28/6) de uma coletiva convocada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para apresentar um Banco de Dados sobre as 2.905 emendas apresentadas ao PNE (Plano Nacional de Educação – Projeto de Lei 8035/10). O roteiro está dividido em artigos/ metas/ estratégias, e, ainda, por deputado ou por tipo de emenda.

A coletiva será no Hotel San Marco (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, bloco C – Brasília/DF) e o início está previsto para às 9h. Estarão presentes ao evento a presidenta da Undime, Cleuza Repulho e integrantes da diretoria da instituição. Também foram convidados para participar da coletiva o presidente da Comissão Especial do PNE, deputado Gastão Vieira (PMDB/MA) e o relator da proposição, deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR), relator do PL 8035/ 2010 e Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Fonte: Assessoria
 


Prazos para registro de dados do Bolsa Família terminam nesta semana

Os prazos para registro de informações relativas à saúde e educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família terminam nesta semana. O prazo para informar a frequência escolar referente a abril e maio vai até quarta-feira (29/6) e o da agenda de saúde até sexta-feira (1°/7).

As informações abrangem 8,2 milhões de alunos e 5,7 milhões de famílias. As prefeituras e os ministérios da Educação (MEC) e Saúde são parceiros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na gestão do programa de transferência de renda.
Fonte: Correio Braziliense 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

João Maia retoma CDEIC depois de representar Câmara no exterior

Depois de participar em Bruxelas, como representante da Câmara dos Deputados no Montana Crans Fórum, o deputado federal João Maia retomou nesta segunda-feira (27) suas atividades como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – CDEIC da Câmara.

Na próxima quarta-feira (29), o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Danata Pimentel, irá participar de uma audiência pública promovida pela CDEIC sobre o Requerimento nº 6/11, de autoria do Deputado Assis Melo (PcdoB/RS). O Ministro irá apresentar para os membros da comissão o painel “Nova Política Industrial Brasileira”, além de discutir as mudanças no novo contexto.

A audiência está marcada para às 9h30, na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio - CDEIC, no Plenário 05 do Anexo II da Câmara dos Deputados.
Fonte: Assessoria de Imprensa
 

A creche municipal Eridimar Batista realizará seu "Arraiá"

A creche Municipal Eridimar Batista realizará nesta sexta-feira 01 de julho seu tradicional "Arraiá". A festa junina já é uma tradição há vários anos, e será realizado no centro de convivências Hercules Batista. De acordo com Valdineide Batista, diretora da creche,os preparativos estão sendo muito grande para que tudo de certo,o arraiá será animado por kercio e nildo.A partir da 17 horas.

Fátima participa de audiência pública na Câmara de Natal sobre o PNE

O debate teve a participação de representantes da Educação do RN

A presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra, participou na tarde desta segunda-feira da audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) realizada na Câmara Municipal de Natal. Proposta pelo vereador professor Luís Carlos, a audiência teve a participação de representantes do IFRN, do Fórum Estadual em Defesa da Educação no RN, da Secretaria Estadual de Educação. Também participaram os vereadores George Câmara e Ney Lopes Jr.
Fonte e Foto: Assessoria
 

A secretaria municipal de assistência social de Timbaúba dos Batistas realizou o são do peti





Com muita alegria e animação ontem dia 26 de junho, O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI realizou o seu São João no Ginásio núcleo de esporte e lazer, contando com a presença da  Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e assistência Social, Salmira torres. 

A noite foi muita animada, O PETI festejou o São João dos alunos com muita alegria, comida típica e animação. Parabéns! A todos bela festa! VIVA O SÃO JOÃO!CONFIRA MAIS FOTOS

Agripino anuncia para 2012 encontro mundial de DEMOCRATAS no Brasil


Em Bruxelas, onde participa da reunião do Comitê Executivo da Internacional Democrata Centrista – IDC, o senador José Agripino anunciou que em 2012 o evento será no Brasil, provavelmente no mês de novembro. Segundo o senador potiguar, trazer eventos como esse para o país é estratégico para o fortalecimento da relação do DEM com organizações internacionais.

"Ainda não decidimos em qual cidade o encontro ocorrerá, mas só o fato de levarmos para o Brasil um evento que vai divulgar internacionalmente os nossos grupos de centro, além de propagar nossas ideias internamente, já é motivo de satisfação para nós Democratas”, comentou, por telefone, o senador potiguar em sua primeira viagem internacional como o presidente do DEM.

Durante o encontro, Agripino indicou o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia para Vice-Presidente da Internacional Democrata de Centro – IDC. O nome de César Maia foi apresentado na reunião pelo Secretario Geral da IDC, Antonio Lopez-Isturiz, e aprovado por unanimidade.

Hoje, José Agripino segue para Washington onde irá participar da reunião do Comitê Executivo da União Democrata Internacional – IDU. No local, a comitiva será recebida pelo presidente da IDU, o Primeiro Ministro da Austrália, John Howard.

Acompanham o senador na comitiva, o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania (FLC), José Carlos Aleluia e o Diretor Executivo da FLC, Paulo Gouvêa.

Fonte:Assessoria

HENRIQUE ALVES INDICA DEPUTADOS DO PMDB PARA O PARLASUL

Quatro deputados do PMDB integram a Comissão Brasileira do Parlamento do Mercosul, formada por 37 parlamentares.


O Parlamento do Mercosul vai se reunir em Montevidéu, Uruguai, nos dias 11 e 12 de julho, antes do recesso parlamentar do Congresso Nacional.
Na condição de líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, indicou os deputados Íres Araújo (GO), Marçal Filho (MS), Moacir MIcheleto (PR) e Raul Henry (PE) para representarem o partido no Parlasul.


A representação do Brasil conta com 27 deputados e 10 senadores titulares, além de igual número de suplentes. Os novos mandatos são transitórios.


A ampliação da representação de 18 para 37 parlamentares, indicados pelas lideranças partidárias, já havia sido aprovada, em sessão do Congresso Nacional, realizada em Maio.


O Parlamento do Mercosul é constituído por representações proporcionais à população dos países que integram o mercado comum formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Futuramente o Brasil terá 75 representantes no Parlamento do Mercosul. A Argentina elegerá 43 parlamentares e Paraguai e Uruguai 18 eleitos por país.


Até agora somente o Paraguai realizou eleições diretas para o Parlamento do Mercosul. O Brasil tem até 2014 para eleger diretamente seus representantes.


Pelas regras que irão substituir a atual fase de transição, deputados e senadores não poderão acumular as funções no Congresso Nacional com as do Parlamento do Mercosul. 
Fonte: Assessoria
 

Garibaldi Filho recebe título de cidadão majorsalense



Foto:Everton DantasMinistro recebendo o título de cidadão majorsalense

 O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, recebeu na manhã ontem domingo (26) o título de cidadão majorsalense. A proposição foi do presidente da Câmara Municipal do município de Major Sales, Francisco de Sales Mafaldo. A solenidade de entrega de título fez parte das comemorações pelos 19 anos de emancipação política da cidade, que fica a cerca de 440 quilômetros de Natal. Antes da homenagem, ele prestigiou as inaugurações das obras de uma creche-escola modelo e da modernização da feira-livre.

Após receber a comenda, Garibaldi Filho disse que milita na vida pública há mais de quarenta de anos, na condição de deputado estadual, prefeito do Natal, governador duas vezes e senador em três mandatos, e que já foi homenageado por outros municípios, mas que a cada título que recebe, a emoção se renova.
O ministro destacou que a cada dia está mais motivado para trabalhar pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil. Garibaldi Filho disse também, que, na condição de ministro, tem acesso aos outros ministérios para ajudar os municípios do Rio Grande do Norte na implementação de políticas públicas. "Estou em Brasília, mas assim como fiz quando era governador, estou de braços abertos para todos os norte-rio-grandenses, independente da sigla partidária. Pois, penso, sobretudo, no meu estado e nos municípios que tanto necessitam da ajuda do governo federal", destacou.


Além do ministro, o ato solene contou com as presenças da deputada federal, Sandra Rosado (PSB), da prefeita de Major Sales, Maria Elce Mafaldo; do prefeito de Luís Gomes, Carlos José Fernandes ("Dedezinho"); da prefeita de Água Nova, Iliene Carvalho; da prefeita de Joca Claudino (PB), Lucrécia Adriana; de vereadores locais e da região, além de outras autoridades e lideranças.

Fonte:|Tribuna do Norte

Pagamento do Estado começa quarta-feira

O pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado referente ao mês de junho começa nesta quarta-feira(29) e será concluído na quinta-feira(30).

No dia 29 irão receber os servidores com matrículas de 0 a 5.

Já no dia 30 receberão os servidores com matrículas de 6 a 9.


Fonte: Oliveira Wanderley

domingo, 26 de junho de 2011

A cidade de Carnaúba dos Dantas se prepara para o maior São Pedro da Região do Seridó


A cidade de Carnaúba dos Dantas está nos preparativos finais para realização do maior São Pedro da Região do Seridó, que acontecerá ´nos dia 1 , 2 e 3 de julho na Praça Caetano Dantas, no centro da cidade.
Numa  realização  da Prefeitura Municipal de Carnaúaba dos Dantas "O Governo é do Povo!".

Marina Silva deve anunciar saída do PV na terça-feira, 28

Dois anos após trocar o PT pelo PV, a ex-senadora Marina Silva deve anunciar na próxima terça-feira, 28, sua saída do Partido Verde. Desgastada pelas divergências com a executiva nacional do PV, a ex-presidenciável deve formalizar sua decisão em São Paulo, após reunião com o Movimento Marina Silva, grupo apartidário que atuou na campanha presidencial da ex-senadora no ano passado.CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA.
Fonte: O Estadão
 

Morre de enfarte o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza

Morreu, aos 65 anos, vítima de enfarte fulminante, no final da noite deste sábado, 25, em São Roque, interior paulista, o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. Paulo Renato, que segundo sua assessoria de imprensa vinha enfrentando problemas cardíacos, passava o feriado prolongado de Corpus Christi ao lado de familiares em um hotel da cidade quando começou a se sentir mal. Ele ainda foi encaminhado ao Hospital Unimed, no Jardim Lourdes, mas já teria chegado morto.
Lindauro Gomes/AE - 13/05/1999
Lindauro Gomes/AE
 
Paulo Renato foi ministro da Educação durante o governo de FHC, entre os anos de 1995 e 2002

O velório do ex-ministro será realizado neste domingo, 26, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O início ainda não tem horário definido. O secretário estadual da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), esteve, junto com familiares, providenciando a documentação necessária para a liberação do corpo, que ocorreu por volta das 5h45 desta manhã de sábado, 26.

O corpo de Paulo Renato será trazido direto para a Alesp. O enterro deve ocorrer apenas na segunda-feira, 27, pela manhã para que as filhas de Paulo Renato - uma mora nos EUA e a outra no México - possam estar presentes no enterro do pai. Ambas iriam embarcar em voo ainda nesta manhã. Segundo a assessoria de imprensa do ex-ministro, o governador Geraldo Alckmin foi informado sobre o falecimento logo na primeira hora desta madrugada.

Economista, Paulo Renato foi ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2002. Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação estão o ENEM e o SAEB. Também ocupou outros cargos públicos e executivos no Brasil e no exterior, incluindo o de gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, o de secretário da Educação do Estado de São Paulo, entre 1984 e 1986, no governo Franco Montoro, e o de reitor da Universidade Estadual de Campinas, entre 1987 e 1991, durante o governo de Orestes Quércia.
Fonte:  O  Estadão
 

Prêmio da mega-sena de R$ 73 milhões sai para um único jogador de São Paulo




Um jogador de Santo André (SP) levou sozinho o prêmio de R$ 73.451.540,26 do concurso 1.295 da Mega-Sena realizado pela Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados na noite deste sábado em Caruaru (PE) foram: 02 - 05 - 15 - 20 - 43 - 57.

Outros 314 pessoas acertaram a quina e ganharam, cada um, R$ 13.945,66. Já a quadra saiu para 20.014 jogadores que levaram R$ 312,56.

O prêmio é o sexto maior da história da Mega-Sena, e o quarto entre os concursos regulares, sem contar as extrações especiais da Mega da Virada.

Aplicado na poupança, o prêmio pode render mais de R$ 440 mil por mês.
Fonte: Correio Braziliense
 

sábado, 25 de junho de 2011

Wilma de Faria aproveitará seus 10 dias em Caicó para reunir aliados da região

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) já destinou 10 dias de sua agenda do mês de julho, para passar em Caicó. Será no período da Festa de Santana. Ela quer conciliar a participação nos eventos religiosos e sociais, com uma agenda política de visitas a alguns municípios do Seridó, dentre eles Timbaúba dos Batistas, Parelhas, São Fernando, Serra Negra do Norte e São João do Sabugi. Em Caicó, Wilma será hóspede, como de costume, do casal Binha Torres e Maria Veras.

Wilma, que tem seu nome lembrado para disputar a prefeitura de Natal, nas próximas eleições, tem visitado com alguma freqüência o interior do RN.
Para alguns analistas, isto deve ser um sinal claro de que, antes de entrar para a disputa em Natal, ou caso não venha a disputar, a ex-governadora não quer desvincular sua imagem de liderança estadual, nas campanhas de aliados seus em várias regiões do Estado.

Fonte: Marcos Dantas

Deputado Felipe maia vai a São João em Assú e festa em São José de Mipibu


Foto: Ascom
 O deputado federal Felipe Maia esteve nas regiões do Vale do Assu e da Grande Natal nesta sexta-feira (24), para acompanhar os festejos juninos. O parlamentar participou da procissão de São João Batista, padroeiro de Assú, e foi a São José de Mipibu para prestigiar mais uma noite de festa junina da cidade.


Em Assú, de acordo com a organização do evento, cerca de 50 mil pessoas participaram da procissão de São João Batista que percorreu sete bairros e foi encerrada com as benções do pároco Canindé e do bispo diocesano Dom Mariano, no anfiteatro Arcelino Costa Leitão.



O deputado caminhou pelas ruas do município ao lado dos empresários Dinarte e Wild Diniz e da professora Livanete. “A tradicional festa de São João é a oportunidade para estarmos juntos com os amigos e aproveitar o momento de fé e renovar os pedidos a Deus”, comentou Felipe Maia.


À noite, o parlamentar foi recebido pelo ex-prefeito de São José de Mipibu, Janilson Ferreira, pela prefeita Norma Ferreira e Nadja Ferreira. O evento também foi prestigiado pelo vice-governador Robinson Faria.


A festa que tem atraído cerca de 15 mil pessoas por dia ocorrerá até a próxima terça-feira (28), na Praça da Saudade. “O período junino é uma das maiores demonstrações da nossa cultura e por isso é importante valorizá-lo, pois além de trazer divertimento para população também rende lucros”, destacou Felipe Maia.
Fonte:Assessoria de Imprensa
 

Garibaldi Filho propõe antecipação do 13º dos aposentados de forma definitiva

Segunda-feira próxima (27) o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, se reunirá com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar a proposta de antecipação do pagamento do 13º salário para os aposentados. Dessa vez, a intenção é pagar entre 40% ou 50% em agosto; ano que vem realizar esse pagamento em julho; e em 2013 antecipar este salário para junho. A partir daí, a antecipação ficaria de forma definitiva.

O ministro da Previdência acredita que Guido Mantega acatará a proposta e que os aposentados verão atendida essa reivindicação.

A antecipação do 13º para os aposentados estava fixada por meio de acordo que valeu até o ano passado, quando eles receberam em agosto. Este ano, com o vencimento do acordo, os representantes da categoria procuraram Garibaldi Filho para reivindicar o benefício novamente e contam com o apoio dele para obter a medida.

Municípios do RN serão beneficiados com a construção de creches e quadras

O governo federal vai liberar recursos para a construção de 360 creches e 220 quadras poliesportivas cobertas. As obras estão previstas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), sendo que 358 municípios receberão as creches e 180, as quadras esportivas. No Rio Grande do Norte, serão construídas unidades de atendimento infantil em 12 municípios e as quadras em oito.

No Rio Grande do Norte, as creches serão construídas nas cidades de Caiçara do Rio do Vento, Caraúbas, Currais Novos, Jucurutu, Nova Cruz, Passa e Fica, Pau dos Ferros, Presidente Juscelino, Santana do Seridó, Santo Antônio, Serrinha e Vera Cruz. Já as quadras beneficiarão os municípios de Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Passa e Fica, Santo Antônio, São Pedro, Serrinha e Sítio Novo. Porém, para que os recursos sejam liberados, os gestores deverão formalizar um Termo de Compromisso no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A seleção para a escolha dos beneficiários foi realizada no último trimestre do ano passado e nos primeiros três meses deste ano. Nesta etapa, foram selecionados os municípios com até 50 mil habitantes. O governo federal vai terminar o primeiro semestre de 2011 tendo selecionado 827 municípios para receber 1.216 unidades de educação infantil. Outros 415 receberão 674 quadras.

Projetos

O FNDE põe à disposição das prefeituras dois projetos de escolas de educação infantil. O tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes. O tipo C, que atende 120 crianças, também em dois turnos, tem quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

Os recursos podem contemplar também projetos dos municípios, desde que atendam os padrões de qualidade exigidos pelo FNDE. No caso da quadra de esportes, o projeto é único e obrigatório.

O mandato da deputada Fátima Bezerra acompanhará a liberação dos recursos do PAC para a construção das creches e das quadras poliesportivas.

Fonte:Assessoria de Imprensa


Segunda fase do "Minha casa, minha vida" deve ser iniciada em breve

A portaria com a regulamentação técnica da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida deve ser definida pelo governo até a próxima segunda-feira (27), segundo o diretor de Habitação e Infraestrutura da Caixa, Teotônio Rezende. Com a publicação da portaria, a Caixa já poderá começar a trabalhar na segunda fase do programa, lançada no último dia 16 pelo governo.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor informou que a regulamentação foi discutida internamente pela Caixa e seguiu para análise dos ministérios das Cidades e do Planejamento. A segunda fase do programa prevê a construção de 2 milhões de unidades habitacionais, número que ainda pode ser ampliado em 600 mil a depender do andamento do programa. Serão investidos R$ 125,7 bilhões.

De acordo com Rezende, a portaria irá formalizar questões técnicas do programa, como a definição de valores máximos dos imóveis para cada cidade.

Segundo o diretor, o volume de novas contratações de crédito habitacional da Caixa, até o dia 17 de junho, chegou a R$ 30,8 bilhões, um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2010 (R$ 29,6 bilhões). A expectativa da Caixa é fechar este ano com R$ 81 bilhões de novas contratações de crédito habitacional.

A Caixa está aguardando a regulamentação da segunda fase do programa, para iniciar a operação com a primeira faixa de renda (até R$ 1,6 mil por mês na área urbana) neste ano. Segundo Rezende, na comparação com 2010, o crescimento do crédito imobiliário da Caixa este ano é 17%.

Fonte:DN Online

Rosalba foi à missa pela morte de liderança política de Tenente Laurentino Cruz.




A governadora Rosalba Ciarlini esteve em Tenente Laurentino Cruz, na tarde de ontem sexta-feira (24), onde participou do velório de Agostinho Fernandes, liderança política do PMDB daquela cidade, Agostinho Rodrigues. Ao chegar à missa de corpo presente, a governadora cumprimentou a viúva, Ana Maria Rodrigues, e demais familiares que acompanhavam a celebração.

Ao dizer algumas palavras durante a missa, Rosalba revelou que era difícil falar naquele momento e lembrou que há pouco tempo esteve na mesma igreja em uma Missa de Ação de Graças. “Jamais imaginei que iria voltar a Tenente Laurentino depois de um dia tão feliz para compartilhar um momento tão triste”, falou a governadora. Rosalba disse, também, que Agostinho era um homem de um ideal muito forte e de um amor ainda maior por aquela terra, além de citar os sonhos que ele tinha e tudo o que queria fazer pela cidade.



“Eu tenho certeza que ele está sendo recebido debaixo do manto sagrado e seu exemplo fica ao povo dessa terra”, disse a governadora, que completou: “a sua vontade e seu sonho, nós não podemos deixar partir. O espírito está com Deus, mas seus sonhos ficarão guardados em nossos corações”.

Rosalba falou sobre uma conversa recente que teve com Agostinho, quando ele lhe deu força e coragem para enfrentar as adversidades no início de sua gestão. “Quem lança sementes de amor, igualdade, bondade e solidariedade vai ver surgir muitas plantas e colheitas, além de tudo o que você fez de bom em sua vida”, falou a governadora, se referindo ao amigo.

Participaram ainda da missa o ministro da Previdência, Garibaldi Filho; os deputados estaduais Poti Junior e Gilson Moura; o diretor presidente da Ceasa, José Adécio; e várias lideranças políticas da região. 
Fonte:Edson Dantas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Escola municipal Paulino Batista Realizou Animada Festa Junina

A Escola Municipal Paulino Batista de Araújo realizou mais uma animada Festa Junina. O evento aconteceu na última quarta- feira 22 de Junho de 2011. A festa teve como atração: com Paulo Cassiano & Banda eclipse, quadrilhas estilizadas, serviços de bar, comidas típicas, sorteio de um balaio junino.

Parabéns a todos que contribuíram para a realização desse bonito evento. Fotos das Quadrilhas: 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Agripino participa de encontros internacionais com Partidos Democratas na Europa e E.U.A

O senador José Agripino embarcou nesta quarta-feira, 22,para Bruxelas onde vai participar da reunião do Comitê Executivo da Internacional Democrata Centrista – IDC.

Segundo o presidente do DEM, o encontro tem como objetivo fortalecer a relação do Democratas com organizações internacionais para incrementar os projetos desenvolvidos pelo partido em parceria com essas organizações. “Na minha gestão, assumi o compromisso de fortalecer os vínculos do DEM com partidos irmãos que atuam no mesmo campo de idéias. Espero manter esse relacionamento cada vez mais próximo e saudável”, destacou.

Além de Bruxelas, Agripino segue para Washington para participar no próximo dia 27 da reunião do Comitê Executivo da União Democrata Internacional – IDU. No local, a comitiva será recebida pelo presidente da IDU, o Primeiro Ministro da Austrália, John Howard.

Acompanham o senador na comitiva, o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania (FLC), José Carlos Aleluia e o Diretor Executivo da FLC, Paulo Gouvêa.

IDC - Internacional Democrata Centrista

A organização, fundada em 1961 com o nome União Mundial Democrata Cristã, tem hoje cerca de 50 membros associados e afiliados regionais: na América Latina, a Organização Democrata Cristã da América (CADO), na Europa, o Partido Popular Europeu (PPE), que hoje tem líderes como Ângela Merkel (Alemanha) e Nicolas Sarkozy (França), além do ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar, do Partido Popular espanhol.
Fonte:Assessoria
 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gente Nossa Apresenta: Elino Julião Jr.



João Maia representa Câmara dos Deputados em evento na Bélgica

O deputado federal João Maia (PR) está em Bruxelas, na Bélgica, representando a Câmara dos Deputados no Montana Crans Fórum. O evento, que será aberto nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 25 de junho, reúne representantes dos governos, organizações internacionais e empresas de todo o mundo.

O Fórum vai discutir a formação e as preocupações mundiais em relação ao meio ambiente, governabilidade, novos governos emergentes, entre outros assuntos. O evento segue até o dia 25 de junho. O deputado federal João Maia deverá retornar ao Rio Grande do Norte logo após sua missão como parlamentar no exterior. 
Fonte:Marcos Dantas
 

Além de Timbaúba, Mossoró faz sucesso com a corrida de jegues

 
A famosa “corrida” de jegues de Timbaúba dos Batistas faz tanto sucesso que no próximo domingo(26), seis animais do município estarão participando da Fórmula Jegue em Mossoró.

Na sua 13ª edição o evento, que possivelmente foi criado “aos moldes” do de Timbaúba , será realizado no “Jegódromo”, montado na Av. Rio Branco – depois do Universal Parque, a partir das 15h.

Segundo Brígido Alves, coordenador do evento, a Fórmula Jegue promete duplicar o número de visitantes que em 2010 reuniu mais de seis mil pessoas.

- É importante ressaltar que até o monmento já realizamos 26 inscrições: seis de Timbaúba, oito competidores de Boi Selado (Jucurutu), dois de Barra de Santana, quatro de Parnamirim e o restante é do Zoológico de Mossoró. A disputa tem três categorias: Profissional, Amador e Principiante, explicou o coordenador do evento.

A competição visa resgatar a importância do jumento, animal presente no cotidiano do nordestino, sobretudo na área rural onde são instrumento de trabalho e fonte de renda.

Fonte: Robson Pires

Escola municipal Paulino Batista de Araújo realiza seu tradicional "São João" nesta quarta-feira

 A Escola Municipal Paulino Batista de Araújo realiza nesta quarta-feira (22) seu tradicional "São João". A festa junina já é uma tradição há vários anos, e pela primeira vez não será realizada na quadra da cidadania Maria Dalva de Azevedo. De acordo com Maria aparecida santos Dantas, diretora da escola, por que o espaço que escola realizava estava pequeno, eles acharam melhor levar o arraiá para a quadra da cidadania Maria Dalva, no conjunto renascer. A atração será Paulo Cassiano e Banda eclipse. As senhas antecipadas estão sendo vendidas por 3 reais na sede da escola.

Mais uma belíssima apresentação da Banda Filarmônica de Timbaúba dos Batistas-RN

 
Desta vez a apresentação da Banda Filarmônica Elino Julião do nosso município de Timbaúba dos Batistas-RN, aconteceu na cidade de São João do Sabugí-RN, no encerramento da festa do padroeiro daquela cidade, antes a banda filarmônica já havia se apresentado na cidade de São Tomé-RN, onde a mesma participou do IV São Tomé "IN CONCERT" realizado no Último dia 28 de maio de 2011.

Só nos resta toda a nossa comunidade timbaubense apoiar este belo trabalho que vem sendo realizado por todos que fazem a Banda Filarmônica Elino Julião. PARABENS A TODOS !!!!!

PMDB FAZ REUNIÃO PROPISITVA E POSITIVA COM MINSTRA DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O encontro reuniu também os senadores Romero Jucá (RR), líder do governo no Senado; Valdir Raupp (RO), presidente do PMDB e Renan Calheiros (AL), líder do partido no Senado.

Segundo o deputado Henrique Alves, o PMDB discutiu com a ministra, principalmente, a pauta de votações no Congresso Nacional nas próximas semanas, antes do recesso parlamentar de julho.
Em nome da bancada do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Alves defendeu a regulamentação da Emenda 29 que redistribui os recursos do SUS entre a União, Estados e Municípios. “É um compromisso do partido e a nossa bancada está unida em torno dessa proposta”, disse o líder ao deixar a reunião.


Outra Proposta de Emenda à Constituição, que poderá ser votada nas próximas semanas, é a PEC 300 que equipara os salários dos militares, em todo o Brasil, com os da PM e Bombeiros Militares do Distrito Federal. A diferença deverá ser compensada pela União. Os governadores vão ser ouvidos, antes da votação, por sugestão do líder do PMDB na Câmara.


O partido também discutiu com a ministra modificações para o trâmite de Medidas Provisórias, sendo 120 dias na Câmara, 70 no Senado e, em caso de retorno à Câmara, mais 40 dias. Atualmente são 120 dias de tramitação das MPs nas duas casas do Congresso Nacional.
Outro assunto discutido com Ideli Salvatti foi a prorrogação, por mais 90 dias, dos restos a pagar do governo federal. São convênios já assinados com as prefeituras, ainda dos orçamentos passados, cujos recursos não foram pagos. A liberação das emendas parlamentares contingenciadas pelo governo, também fez parte da reunião com a ministra.

Os líderes do PMDB na Câmara e Senado também conversaram sobre a Medida Provisória que diferencia o regime de contratação de obras para a Copa de 2014. “Não se trata de sigilo de valores. O TCU vai acompanhar e fiscalizar tudo. Estamos evitando o ‘combinemos’, entre as construtoras durante as licitações”, disse Henrique Alves.


Henrique Alves ainda cobrou da ministra das Relações Institucionais uma posição do governo sobre a votação da lei do Super-simples. A proposta, pronta para ser votada, vai ampliar o teto do faturamento das empresas que desejam aderir ao sistema simplificado de cobrança de impostos.


Fonte: Assessoria

terça-feira, 21 de junho de 2011

Deputado Vivaldo Costa não sabe ainda se o prefeito bibi Costa, seu irmão, ingressará no PSD


Foto: João Gilberto
Sobre o PSD no Seridó, Vivaldo Costa frisou que ainda não fez um trabalho para arregimentar o maior número de lideranças seridoenses para ingressar no novo partido.

“Eu estava aguardando uma definição mais segura sobre a criação do PSD para ter segurança de convidar meus correligionários para ingressar no novo partido. Agora, já tenho toda segurança, pois até o final de julho o PSD estará criado oficialmente no País”, afirmou Vivaldo.

O deputado caicoense espera que todos os seus correligionários sigam o seu caminho e ingressem no PSD.
Indagado sobre se o prefeito Bibi Costa irá migrar do PR para o PSD, Vivaldo respondeu que não sabe se o irmão o seguirá no novo partido.

“Bibi é muito ligado ao deputado federal João Maia. Não sei se ele vai trocar o PR pelo PSD. Talvez Bibi fique mesmo no PR. Mas eu gostaria que ele se filiasse ao PDS. Não apenas Bibi, mas Roberto Germano, Nelter Queiroz e Álvaro Dias”, declarou o experiente político caicoense.

Fonte: OLiveira Wanderley

Senador Paulo Davim pede mais recursos para atendimento a pessoas idosas

 
O senador Paulo Davim (PV-RN) defendeu mais investimentos públicos no atendimento de pessoas idosas. Em pronunciamento ontem segunda-feira (20), o senador, que é médico, afirmou que, dos R$ 20 milhões destinados ao atendimento de idosos no orçamento da União, foram aplicados apenas R$ 6 milhões.
- É preciso que o governo invista nesta área, não apenas construindo e mantendo asilos, mas também em cuidado domiciliar formal, em benefícios monetários para o cuidador familiar, na inclusão do cuidador familiar no sistema de seguridade social e na criação de hospitais-dia, uma política coordenada para garantir o bem-estar dos brasileiros em idade avançada - disse o parlamentar, torcendo para que o Programa de Atenção à Pessoa Idosa do Ministério da Saúde dê bons resultados.
O parlamentar trouxe dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a situação dos idosos no Brasil. De acordo com o senador, em 1980 havia dez idosos para cada grupo de cem jovens. As projeções indicam que, em 2050, serão 172 idosos para cada 100 jovens, totalizando 63 milhões de pessoas acima de 60 anos.
- O que fazer para garantir uma existência digna para tantos idosos? Quais as políticas mais adequadas? Como faremos a transição para prevenir as consequências do envelhecimento da população? - indagou o senador.
Paulo Davim citou também reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual somente 218 dos 3.548 asilos do país são públicos. O periódico também informou que mais de 2/3 dos municípios brasileiros não têm abrigos para idosos. No Brasil, 83 mil idosos vivem em asilos, ou menos de 0,5% da população nesta faixa etária.

Fonte: Agência Brasil

PMDB vai cobrar de Dilma Rousseff 48 cargos

Unido, o PMDB tem hoje programado o seu primeiro encontro com a nova responsável pela articulação política do governo, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), para cobrar 48 nomeações no segundo e terceiro escalões prometidas desde o início do governo e que ainda estão pendentes. O partido aproveitará a reunião para lembrar a necessidade de liberação de emendas parlamentares, o que é garantia de voto certo nos projetos de interesse do governo.

Participarão do encontro com Ideli Salvatti os líderes do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e do governo no Senado, Romero Jucá (RR) - o chamado "trio da cobrança" - além do presidente da sigla, senador Valdir Raupp.

Até agora, da relação apresentada pelo PMDB, a presidente Dilma Rousseff aproveitou sete indicações. As maiores pressões do partido para as novas nomeações recaem sobre os ex-senadores José Maranhão (PB) e Leomar Quintanilha (TO), para os quais são pedidas diretorias em bancos oficiais, e Valter Pereira (MS), que poderá ocupar uma diretoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Fonte:O Estadão
 

Fátima critica tese da "conspiração"

Para a deputada Fátima Bezerra (PT), as declarações de Micarla deixam claro o quanto a sua gestão está desencontrada do ponto de vista administrativo e isolada politicamente. "Ela tenta passar a ideia de que existe uma espécie de conspiração contra sua gestão e isso explicaria o caos que atinge todos os setores. Essas declarações, além de levianas, são absolutamente insustentáveis. Ao invés de assumir os erros e ter a humildade de reconhecer que a gestão é ineficiente, a prefeita tenta desesperadamente transferir responsabilidades e justificar o injustificável", avaliou a petista.

A deputada disse que mandou recursos para a cidade durante a administração de Micarla. "No início da atual gestão, inclusive, nosso mandato protocolou ofício no gabinete da prefeita com uma listagem das obras a serem executadas com recursos de nossas emendas. Na oportunidade, cobramos agilidade na execução dessas obras. Até agora, a prefeita Micarla não conseguiu avançar e andou a passos de tartaruga na execução dessas obras, que são muito importantes para Natal. Em resumo, o caos que Natal vive é uma questão de gestão", criticou.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) também comentou as declarações de Micarla. A prefeita citou, durante a entrevista, supostas irregularidades na reforma do Machadão e no Parque da Cidade como possíveis objetos de investigação. "A reforma do Machadão foi acompanhada pelo TCU, pelo MPF e pela Secretaria de Obras. Pagamos R$ 13 milhões à empresa que executou. Ela pediu mais R$ 3 milhões e as entidades nos aconselharam a não pagar. Não houve irregularidade. Isso é mentira. Quanto ao Parque da Cidade, nós inauguramos pronto e a prefeita criminosamente o fechou. Essa gestão é um show de incompetência e irresponsabilidade", criticou.

Fonte: Diário de Natal

Governadora Rosalba Ciarlini prestigia posse do Procurador-Geral de Justiça do RN


Nesta segunda-feira, 20, a governadora Rosalba Ciarlini prestigiou a solenidade de recondução de Manoel Onofre de Souza Neto ao cargo de Procurador-Geral de Justiça.

Acompanhada do vice-governador Robinson Faria, da Conselheira Geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha e do Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, a governadora Rosalba Ciarlini destacou a atuação e Manoel Onofre Junto a frente do Ministério Público do Rio Grande do Norte como positiva. "É um grande e necessário trabalho que Manoel Onofre desenvolveu com louvor; nessa recondução esperamos que as parcerias continuem", disse Rosalba Ciarlini.

No discurso de apresentação e boas vindas do procurador Manoel Onofre, a procuradora Sônia Gurgel frisou as ações desenvolvidas na última gestão como Procurador-Geral de Justiça. "Foi implementado o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores, a criação do Gabinete de Segurança Institucional e a conclusão do concurso para Promotores de Justiça substituto. Posso dizer que Manoel Onofre promoveu a re-estruturação através de um novo modelo de gestão, buscando melhorias em nossa infraestrutura e qualificação para o corpo de servidores", disse Sônia Gurgel.

Manoel Onofre tem 14 anos de carreira no Ministério Público Estadual. Mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade Clássica de Lisboa, em 2002, Manoel Onofre é titular da 65ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal e destacou-se por sua luta na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Estado.

Em seu discurso de recondução ao cargo, o Procurador pontuou algumas realizações e mostrou comprometimento redobrado com a novo biênio 2011-2013. "O Ministério Público do Rio Grande do Norte é hoje um dos mais respeitados de toda a federação, temos em nossas mãos o trabalho de uma obra que não acaba jamais, mas pretendo continuar construindo esse patrimônio com total dedicação e afinco", disse Manoel Onofre.

Umas das realizações do Promotor foi a implementação dos Conselhos Tutelares e de Direitos das Crianças e Adolescentes em todos os municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, "a Procuradoria-Geral do Estado se associa às preocupações do Ministério Público na defesa do patrimônio público e respeito ao bem comum", disse o Procurador.

Também participaram da solenidade o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Elizeu Dantas; o secretário de estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
Fonte:Assecom-RN
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TIM não corrige irregularidades e MP pede novamente para suspender habilitação de linhas

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual pediram hoje, 20 de junho, à Justiça Federal que proíba, novamente, a empresa de telefonia TIM de fazer assinaturas, habilitar novas linhas ou realizar portabilidade de acesso de outras operadora em todo o estado do Rio Grande do Norte. Para os Ministérios Públicos, o “Plano de Ampliação de Rede” apresentado pela operadora não é suficiente para atender a demanda dos consumidores do estado.

O pedido do MP baseou-se na análise feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o projeto da TIM. Ao analisar os documentos enviados pela operadora, a Anatel chegou a conclusão de que não é possível atestar a conformidade do serviço prestado, somente com os relatórios elaborados pela empresa de telefonia. Além disso, a operadora apresenta graves problemas de congestionamento e queda de chamadas, tendo apresentado melhora somente em cinco municípios.

Conforme os gráficos apresentados, 84 municípios tem percentual de queda de chamada superior a 10%, dentre os quais, 30 municípios com mais de 50% de queda. Enquanto isso, o Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal prevê que a quantidade de quedas da ligação na rede da prestadora pode ser de até 2%.

Para o Ministério Público, em princípio, a operadora poderia lucrar com as quedas de chamada, pois possui planos que asseguram ao consumidor o direito de, nas ligações para números da mesma operadora, realizar chamadas de duração ilimitada, pagando apenas um valor fixo. Com as quedas, o consumidor teria que realizar novas ligações para concluir a conversação.

A manifestação do MP destaca que a gravidade de tais fatos é suficiente para restabelecer a medida judicial que impedia a habilitação de novas linhas. Em 23 de maio, uma decisão da Justiça Federal permitiu que a TIM continuasse as habilitações por mais 120 dias.

Confira aqui a íntegra da manifestação.


Fonte:Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Procurador Geral de Justiça toma posse hoje

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj_n9SKQ7pnZ5g-QtbnXwMQd7zSE7IrI7TN5gUoGP1QoGRguGf1jeOhgz0TYevpaA4KQpLFptJX13s530X7DGzQ2C_YUFzttYD_xOUd7pmp5kxa_FvIJoF00CyNdw7De1emiEbPzlk4-oF/s1600/manoel+onofre+neto.jpg



Após conquistar a aprovação de 87% dos votos válidos na última eleição para o cargo de Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto toma posse hoje à noite. A solenidade acontece às 20h no Teatro Alberto Maranhão.

Manoel Onofre é reconduzido ao cargo de Procurador Geral de Justiça para mais dois anos à frente do Ministério Público do Rio Grande do Norte, dando prosseguimento a trabalho e aos projetos iniciados em 2009. Juntamente como ele, toma posse também a Procuradora Geral de Justiça, Mildred Medeiros de Lucena.

Natural da cidade de Umarizal (RN), Manoel Onofre, tem 14 anos de carreira no Ministério Público Estadual. Mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade Clássica de Lisboa, em 2002, Manoel Onofre é titular da 65ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal e destacou-se por sua luta na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Estado.

Na sua primeira gestão na chefia do MPRN, Manoel Onofre, promoveu a restruturação da instituição, conseguiu a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores, instituiu o Gabinete de Segurança institucional e concluiu os concursos para Promotores de Justiça substituto e servidores.

Entre suas conquistas enquanto Promotor de Justiça estão o trabalho como Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC) e a implementação dos Conselhos Tutelares e de Direitos das Crianças e Adolescentes em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Esta última foi fruto de sua atuação nos três anos e meio em que esteve à frente ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (CAOPIJ). Ao assumir o CAOPIJ, em 2004, o RN contava com apenas 39 Conselhos implantados e ao final da sua gestão faltavam apenas quatro. Atualmente o Estado já conta com Conselhos em todos os seus municípios, garantindo à população um mecanismo fundamental à defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Fonte:  Assessoria de Imprensa do MPRN