quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ministro Fernando Pimentel apresenta hoje nova política industrial em audiência pública


Fernando Pimentel sendo recebido pelo presidente da Comissão, João Maia

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, apresentou nesta manhã de quarta-feira (29) aos deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio, a nova política industrial brasileira, que será anunciada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff na segunda quinzena de julho. Segundo o ministro, o foco será a inovação "capaz de dar o fôlego necessário à indústria nacional". "A nova política vai apoiar o setor produtivo no enfrentamento da valorização cambial e da concorrência asiática", afirmou o ministro.

Além do estímulo à inovação, Pimentel também explicou que a nova política industrial - que irá substituir a atual Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) - possibilitará uma maior atração de investimento. "Vamos aumentar a busca por empresas estrangeiras que exportam manufaturados ao Brasil para que se associem ao capital nacional", disse. Segundo Pimentel, esse modelo está vinculado à necessidade de equilibrar a qualidade da balança comercial. "A partir do segundo semestre, começaremos, de fato, a enfrentar problemas conjunturais da indústria brasileira. O governo pretende anunciar desonerações fiscais e um forte investimento em inovação industrial", adiantou o ministro.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), citados por Melo, indicam que o faturamento do setor em 2010 diminuiu 12,1% em comparação com 2008. Em 2010, 60% das máquinas adquiridas para a indústria nacional foram importadas e 40% foram de produção nacional. Esse quadro é o inverso do que havia em 2005, quando 6 em cada 10 máquinas compradas pela indústria brasileira era de fabricação nacional.
Fonte: Marcos Dantas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário