quarta-feira, 29 de junho de 2011

Artesanato potiguar é destaque em eventos fora e dentro do RN

A arte potiguar levada a todos os cantos do estado. A secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas vem agregando valor ao artesanato potiguar investindo na divulgação, comercialização e participação dos artesãos, por meios de suas associações e cooperativas, em eventos e feiras dentro e fora do Rio Grande do Norte. De janeiro até agora, só para fomentar a atividade no Rio Grande do Norte, a Sethas destinou recursos superiores a R$ 500 mil para que o melhor do artesanato potiguar pudesse ser mostrado e comercializado.

Por meio do Programa Estadual de Artesanato-Proart, os artesãos têm suas peças comercializadas nestes eventos e, em alguns casos, chegam, inclusive, a fechar contratos com grandes lojas no âmbito do Estado e até mesmo fora dele. Dentro das tipologias mostradas, o bordado é o que puxa as vendas, seguido das peças em cerâmica, sisal e palha, segundo informou a coordenação do programa. "O mais importante nesse trabalho de promoção é o mercado que se abre para que os nossos artesãos possam comercializar seus produtos", ressaltou o secretário.

Somente neste mês de junho, o que há de melhor no artesanato potiguar foi exposto na Feira de Negócios de Caicó, com a participação de três associações da região; no Cidade Samburá, evento que se encerrou nessa quarta-feira (29), em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal, com a participação de 65 artesãos, e na feirinha de artesanato dos festejos juninos em Assú, na semana passada.

Este mês, a arte que brota de mãos potiguares, desembarca na Feira de Negócios de João Câmara (30 a 2 de julho); na Feneart, a maior feira de artesanato da América Latina, de 1º a 10 de julho, em Recife (PE); e no 6º Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), onde mais de 900 artesãos do Rio Grande do Norte estarão representados.

Também haverá participação de associações e cooperativas de artesãos cadastradas no Proart na 28ª Famuse, a feira dos municípios do Seridó, de 27 a 31 de julho. No início do ano os artesãos já haviam participado, em Natal, da Fiart, a maior feira de artesanato do Estado, e do evento em comemoração ao Dia do Artesão, 19 de março, no clube Sest/Senat, na capital. A Sethas também está bancando a exposição das peças dos artesãos no Festival do Folclore de Olinda, em Pernambuco, que ocorre de 23 a 31 de julho.

Em agosto, a participação de todos eles será no Festival do Folclore Potiguar, com o Salão de Arte Popular do RN; e em outubro, na 10ª edição da Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte-FECERN, de 1 a 9/10. Na FECERN, a Sethas está investindo R$ 140 mil para a montagem e estrutura do espaço de exposição e comercialização das peças.

No Rio Grande do Norte estão oficialmente cadastrados no Programa Estadual de Artesanato Potiguar-Proart, aproximadamente, 10 mil artesãos e 30 cooperativas ou associações.


Fonte:Assessoria Sethas

Nenhum comentário:

Postar um comentário