quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Márcia diz que é preciso incentivar a formação de leitores no RN


Foto:Eduardo Maia
Os baixos índices de leitura entre os potiguares foi o tema central do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão plenária desta quinta-feira (27). A parlamentar citou dados recém divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), durante o 9º Seminário Potiguar Prazer em Ler, realizado esta semana, do qual Márcia Maia.

“O principal índice divulgado pela pesquisa é preocupante, pois 63% dos norte-riograndendes afirmaram não possuir o hábito de ler”, afirmou a parlamentar. Márcia Maia disse que era preciso políticas públicas para reverter estas preocupantes estatísticas. A deputada também citou outros dados, como o fato das mulheres representarem 66,67% da parcela dos que mais leem. Os homens constituem metade deste percentual: 33,33%.

Outra realidade apontada pela pesquisa encomendada pelo IDE ao Instituto Certus revela que as regiões do RN com maior índice de leitores são o Alto Oeste e Seridó, com 43,51% e 41,28% respectivamente. No Litoral Norte, o índice é de 28,89%. Foram ouvidas 1.203 pessoas em 25 cidades do Estado.

A deputada falou sobre a necessidade de investimentos para estimular a formação de novos leitores e apresentou algumas sugestões do seu mandato. Entre as suas propostas, está a retomada da Biblioteca Câmara Cascudos e a instalação de bibliotecas nas cidades pólo do RN.

Fonte:ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário