sexta-feira, 24 de junho de 2016

Fiern conclui Mais RN, projeto criado por Rogério Marinho

O Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) concluiu o Mais RN, que faz um diagnóstico sobre a situação econômica do Estado e descreve um plano de desenvolvimento e promoção de investimentos para os próximos vinte anos. O projeto foi criado pelo deputado federal Rogério Marinho, durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN em 2013, tendo sido financiado pela iniciativa privada.

“O Rio Grande do Norte tem, com o Mais RN, um projeto de desenvolvimento. A FIERN, junto com um grupo de empresários, trouxe esse programa, com todo um levantamento e diagnóstico sobre a economia do Estado, aproveitando os planos feitos até hoje, as informações disponíveis, os estudos e compilando neste novo projeto. Foram identificadas as principais matrizes para o nosso crescimento. Temos assim as soluções em diferentes áreas, na educação, na formação profissional, as oportunidades de negócios, as necessidade de infraestrutura, enfim um guia que pensa o RN nas próximas duas décadas e serve de norte para o Poder Público e a iniciativa privada”, destacou Amaro Sales, presidente da Federação.

Para o deputado federal Rogério Marinho, “o Mais RN irá revolucionar a economia potiguar. O Rio Grande do Norte carecia de um plano de desenvolvimento econômico pensado a curto, médio e longo prazo. Com esse estudo, nosso estado terá a integração de sua economia com projetos que garantirão o crescimento sustentável e competitivo”.

Entre os fatores potenciais para desenvolver o Rio Grande do Norte figuram no estudo a localização geográfica, energia renovável, reservas minerais e centros de excelência. Como gargalos aponta a carência de infraestrutura e logística e insuficiência de qualificação. O MAIS RN relaciona quatro eixos estratégicos e destaca 25 mega oportunidades, num conjunto de 64, que foram filtradas num levantamento que chegou a cerca de 400 oportunidades. O estudo prevê investimentos privados e públicos da ordem de R$ 171 bilhões para os próximos vinte anos.

Neste mês de junho, a Fiern já entregou o Mais RN ao atual Secretário de Desenvolvimento, Flávio Azevedo, e aos presidentes da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Thompson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário