segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dom Sergio da Rocha é o novo presidente da CNBB

Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília
Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo
Dom Sergio da Rocha, o arcebispo de Brasília, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta segunda-feira, em primeiro turno, com 215 de 294 votos, durante a 53ª Assembleia Geral da entidade, que acontece na cidade de Aparecida (SP).

Aos 54 anos, o clérigo paulista tem sólido conhecimento teológico e conhece os meandros da Igreja no Brasil como poucos. Com doutorado pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, a maior referência internacional nos estudos de teologia, ele foi ordenado bispo em 2001, durante o pontificado de João Paulo II. No cargo, passou por Fortaleza e Teresina. Em 2011, tornou-se arcebispo de Brasília.

Sergio da Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno, que ocupou a presidência da CNBB durante quatro anos. Dom Sergio deverá impor um estilo mais descentralizado à instituição, dando atenção a discussões internas da Igreja, sobretudo às diferentes ações pastorais em cada região do país. O novo presidente da CNBB é o que se define como um clérigo de centro-esquerda. Dialoga tanto com movimentos mais radicais, como com movimentos conservadores.

Nascido na minúscula Dobrada, cidade com apenas 8.000 habitantes no interior de São Paulo, dom Sergio tem um modo de agir comezinho. No dia a dia, dispensa o serviço de motorista - atitude pouco comum no alto clero. Gosta de ouvir notícias pela rádio, de manhã e a noite, em casa.

A CNBB foi fundada em 1952 com o objetivo de reunir os bispos brasileiros. Entre as atribuições da instituição, está a de elaborar diretrizes, cuidar do relacionamento da Igreja com os poderes públicos e estudar medidas evangelizadoras.

Fonte: Revista Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário