sábado, 13 de maio de 2017

Rogério Marinho: “Lula é exemplo de manipulação de fatos e problemas de amnésia”


O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, criticou a sucessão de “absurdos” proferidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante depoimento do petista ao juiz federal Sergio Moro, na última quarta-feira (10), em Curitiba. Além de se contradizer por diversas vezes, diante das provas apresentadas pela força tarefa da Operação Lava Jato, o líder do PT ainda tentou responsabilizar sua falecida esposa, a ex-primeira dama Marisa Letícia, por todas as negociações envolvendo a reforma bancada pela construtora OAS no apartamento tríplex do Guarujá (SP).

Para Rogério Marinho, o ex-presidente petista precisa “ser interditado”. “Ontem em rede nacional assistimos Lula, o maior líder da esquerda brasileira, afirmar que o tríplex foi opção de investimento de sua esposa morta. E que ele, Lula, não tinha influência no PT, e ainda que a sua preocupação com contas no exterior de Renato Duque foi para evitar fofocas. Realmente, Lula é referenciado como exemplo claro de manipulação de fatos e problemas de amnésia desde o mensalão, quando nada sabia. Merece ser interditado”, avaliou o parlamentar, em seu perfil no Twitter (@rogeriosmarinho).

Segundo reportagem do portal G1, Lula entrou em contradição ao ser questionado pelo juiz Moro acerca da relação entre o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A princípio, o petista disse que não tinha conhecimento de nenhuma relação entre os dois. Confrontado pelo magistrado, o ex-presidente admitiu ter pedido a Vaccari que intermediasse um encontro com Renato Duque.

Vale lembrar que, em depoimento ao juiz Moro na última semana, Duque acusou Lula de ter recomendado a destruição de provas da propina recebida por petistas fora do Brasil no esquema do petrolão. Segundo o ex-diretor da Petrobras, Lula também teria determinado, a partir de 2007, que a arrecadação de propina para o PT por meio de contratos da Petrobras fosse negociada diretamente com João Vaccari Neto.

Após o empresário José Carlos Bumlai, amigo pessoal de Lula, ter dito ao juiz Sergio Moro que a ideia da compra de um terreno para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula partiu da ex-primeira dama Marisa Letícia, foi a vez do próprio Lula responsabilizar sua esposa. Segundo o petista, a ex-primeira dama era a responsável pelo apartamento tríplex do edifício Solaris, no Guarujá.

“Quem cuidava do apartamento era a dona Marisa”, afirmou Lula. “Vou até repetir, se quiser economizar tempo. A minha relação com o famoso apartamento da Bancoop é de quando a minha mulher comprou, que foi feito imposto de renda, à primeira visita do Leo [Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS] para me falar que tinha que visitar o apartamento porque estava acabando o prédio”, reforçou o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário