segunda-feira, 8 de maio de 2017

LARISSA REQUER PROGRAMA PARA AUXILIAR PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR


Um programa de capacitação e profissionalização dos agricultores familiares para comercialização de sua produção. Esse é o teor de requerimento da deputada Larissa Rosado (PSB) solicitando do governador Robinson Faria (PSD), do secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Sobrinho e à diretora geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Cátia Lopes a sua criação.

“A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos consumidos no Brasil.. No entanto, os produtores familiares ainda enfrentam diversos desafios, principalmente quanto à comercialização, sobretudo em decorrência da dependência em relação à figura do atravessador, que quase sempre impõe preços de compra desfavoráveis aos agricultores”, justificou a deputada.

Larissa acentuou que embora tenha havido avanços na venda da produção agrícola familiar, principalmente por meio dos programas de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é necessária a conjugação de esforços no sentido de potencializar outras formas de acesso aos mercados como as feiras livres, a comercialização direta ou mesmo instrumentos que auxiliem as organizações da Agricultura Familiar na comercialização junto a mercados varejistas nacionais e internacionais.

“É indispensável o apoio do governo do Estado no sentido de promover ações concretas para dinamizar a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, no sentido de superar os entraves da organização dos produtores, da qualificação dos produtos e da capacitação para acesso aos mercados”, concluiu a deputada.

Fonte: ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário