sexta-feira, 29 de julho de 2016

Escola Agrícola de Jundiaí capacita jovens aprendizes para o mercado

Em Natal e Mossoró, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem ofertado cursos profissionalizantes para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 24 anos através do Pronatec Jovem Aprendiz, permitindo que os participantes conquistem seu primeiro emprego no mercado de trabalho. 

Criado em 2015, o Pronatec Jovem Aprendiz é um desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que visa possibilitar a qualificação profissional e a entrada de jovens da rede pública de ensino no mercado. Além de ter acesso a um curso de qualificação profissional, o jovem aprendiz encontra na empresa a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo.

Durante o programa, o aprendiz em formação tem aula duas vezes na semana e três dias de trabalho que compreende uma jornada diária de trabalho de quatro horas, totalizando vinte horas semanais; As empresas remuneram os jovens com o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Nesta oferta do Pronatec, os jovens fazem cursos de formação inicial e continuada (FIC) organizados em itinerários formativos de ao menos 400 horas teóricas, com cursos cuja temática seja relacionada entre si e de complexidade progressiva.

De acordo com Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho, o Pronatec Jovem Aprendiz permite ao jovem a formação continuada. “Nesta modalidade do Pronatec trazemos um diferencial para os participantes, que é o itinerário formativo, que permite aos jovens a capacitação em vários cursos da mesma área e um certificado com a carga horária maior, além da inserção no mercado de trabalho em empresas de renome”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário