segunda-feira, 27 de junho de 2016

CBH e ANA discutem medidas emergenciais para recuperar nível d’água do Rio Piranhas  

Em razão da redução no nível de água na captação da Caern em Jardim de Piranhas, o sistema de abastecimento de água de Caicó foi retomado pelo Açude Itans. No caso de Jardim de Piranhas, o abastecimento continua acontecendo ainda do Rio Piranhas. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena entrou em contato, ainda nesta manhã de segunda-feira (27) com a Agência Nacional das Águas, e foi informado que desde quarta-feira da semana passada estão sendo liberado de forma continua 3m3\s e ainda assim o nível rio teve essa queda abrupta.

 

Avaliamos que a principal razão é uso da irrigação e, diante desta situação a fiscalização dos órgãos gestores vai atuarem de imediato. Também avaliamos que a ANA juntamente com à CHESF e DNOCS/CEST-PB precisam  manter o sistema sem manobras funcionando de forma contínua até que se normalize o funcionamento da adutora Manoel Torres. Se essa ação não for possível precisamos coletivamente encontrar uma solução que certamente envolve o sistema mãe d'Água e Curemas e não só o reservatório de Curemas”, explicou Procópio.

 

Procópio também reforça a necessidade de retomar com força a economia, reuso, rodízio e racionamento de água pelos órgãos responsáveis, como também um plano de contingência pela Caern e Cagepa. “Fazer a manutenção da limpeza emergencial do rio, garantir em tempo recorde a construção da adutora de emergência da Serra de Santana para Caicó e a construção da barragem de nível na captação da Caern em Jardim de Piranhas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário