quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Contingenciamento não interromperá repasses para adutora de CURRAIS NOVOS

A transposição do São Francisco e a conclusão do Sistema Adutor de Currais Novos e Acari foram tema de audiência realizada nesta quarta-feira (12), no Ministério da Integração Nacional. O ministro Gilberto Ochhi confirmou que a transposição deverá ser concluída em dezembro do próximo ano. A respeito da adutora, ele assegurou que, mesmo diante do novo limite orçamentário anunciado pelo Ministério da Fazenda, o governo não interromperá os repasses mensais. Porém, ele não antecipou o valor que será desembolsado para a obra.

Segundo os dados apresentados ao ministro Ochhi, o Açude de Gargalheiras, que abastece Currais Novos e Acari, está com apenas 0,41% de sua capacidade. Os meteorologistas preveem, para o estado, mais um ano de estiagem. Seriam necessários R$ 32,8 milhões para a conclusão do Sistema Adutor de Currais Novos e Acari. “No mês passado, pagamos R$ 3 milhões, estamos fazendo um esforço para desembolsar o maior valor possível agora em agosto”, informou o ministro Gilberto Occhi.

Já com relação à transposição do São Francisco, o ministro da Integração Nacional declarou que as obras nunca estiveram em ritmo tão acelerado. Occhi confirmou a notícia transmitida pelo senador Garibaldi Filho, de que a entrega da primeira etapa do eixo norte deverá ocorrer no dia 21 de agosto, em Cabrobó. Depende de testes que estão sendo feitos desde a semana passada com o sistema de bombeamento da adutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário