A Coordenação Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, por meio da Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã de segunda - feira (6) a cerimônia de assinatura dos acordos de cooperação para execução dos cursos técnicos à distância nos municípios de Assú, Areia Branca e Caicó.
A cerimônia foi conduzida pela vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, e contou com a participação do Vice-diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Gerbson Mendonça; Coordenador Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, Max Lacerda; Pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino de Medeiros; Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Maria da Conceição Fraga; Prefeita de Areia Branca, Luana Bruno; Prefeito de Assu, Ivan Júnior; Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP -RN), Roberto Coelho; Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo e o Prefeito de Touros, Ney Leite; além de colaboradores do e-Tec/EAJ/UFRN.
Segundo a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, firmar parcerias com Prefeituras e Cooperativas para a promoção de educação de qualidade é um orgulho para a Universidade. “Através desses acordos de cooperação, a UFRN se compromete em ampliar a oferta de ensino de qualidade, cumprindo com sua missão de educar, produzir e disseminar o saber universal. Somente através dessas parcerias podemos assegurar o fortalecendo o desenvolvimento regional, a cidadania e a educação norte-rio-grandense”.
Para o Coordenador Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, Prof. Ivan Max Lacerda, a promoção de novos cursos e ampliação do corpo discente atende ao real objetivo do Programa em promover a interiorização do ensino e elevação da escolaridade. "Desenvolvimento regional e formação técnica principalmente na área agrícola, este é o principal objetivo do e-Tec/EAJ/UFRN, em virtude da missão da Escola Agrícola de Jundiaí como Unidade ofertante. Para estes alunos, o e-Tec representa a possibilidade formação em seu município de origem, e muitas vezes, em sua comunidade rural”.
Durante a cerimônia foram assinados os termos de cooperação para oferta de cursos técnicos de Informática, Comércio Exterior, Cooperativismo, Agroindústria ofertados pelo sistema Rede e-Tec Brasil de forma semipresencial através de um ambiente virtual de aprendizagem.
A assinatura dos novos convênios marca o início do processo de expansão na oferta e no número de alunos de cursos técnicos à distância, devendo ter, até dezembro de 2015, mais de 2.300 alunos matriculados em 17 localidades.
e-Tec Brasil
A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.
No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola de Jundiaí tem ofertado desde 2012 cursos técnicos à distância atendendo mais de 1192 alunos.
Fonte: ASCOM e-Tec/EAJ/UFRN

Nenhum comentário:
Postar um comentário