terça-feira, 31 de março de 2015

TRT-RN inicia campanha Trabalho Seguro-RN 2015

Uma solenidade realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), na tarde desta terça-feira (31), marcou o lançamento da campanha Trabalho Seguro-RN para o ano de 2015 que tem como tema a Norma Regulamentadora nº 12 que trata dos cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador no manuseio de máquinas e equipamentos.

A vice-presidente do TRT-RN, desembargadora Auxiliadora Rodrigues, abriu oficialmente a campanha deste ano que será desenvolvida pelos gestores regionais do Trabalho Seguro, juíza Simone Jalil e juiz Alexandre Érico Alves.

"Essa é a oportunidade que o magistrado tem para, de uma forma proativa, buscar elidir o dano e não somente julgá-lo já materializado", disse Auxiliadora Rodrigues.

Para a juíza do trabalho e gestora do Trabalho Seguro no RN, Simone Jalil, o trabalho de conscientização é fundamental para combater os altos índices de acidente do trabalho.

"De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, somos o 4º país com mais acidentes de trabalho fatais e o 15º em acidentes de trabalho de uma forma geral, então são dados alarmantes que precisamos combater e a conscientização e a prevenção são as melhores maneiras, pois não há fatalidades, mas sim falta de prevenção", garantiu a juíza. 

Participaram também da solenidade, o desembargador José Rêgo Júnior, a juíza convocada Elizabeth Florentino, o presidente da ANATRA, advogado Rodrigo Câmara e a representante da FIERN, Cíntia Cinara Lima, além da presidente da AMATRA21, juíza Maria Rita Manzarra, e a procuradora regional do trabalho, Ileana Neiva Mousinho.

"É muito importante a participação da magistratura do trabalho para esclarecer a comunidade que não há acidentes, mas sim condições inseguras de trabalho. No caso especifico da NR 12, muitas vezes o empresário insiste em utilizar máquinas antigas que não têm mais as condições necessárias de segurança, então devemos conscientizar esse empregador e os trabalhadores para que eles utilizem, somente, maquinário seguro", avaliou Ileana Neiva.

Na ocasião, os gestores do Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte lançaram também o regulamento do 2º Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro-RN que vai premiar reportagens ou séries de reportagens que trataram do tema saúde e segurança no ambiente de trabalho nas áreas de TV, impresso (jornal e revista), rádio e internet, fotografia e estudante.

Poderão concorrer ao prêmio os trabalhos jornalísticos de autoria de um ou mais profissionais que abordem a temática relacionada à saúde e à segurança no ambiente de trabalho, por meio de reportagens ou séries de reportagens publicadas por empresas jornalísticas, no período de 15 de outubro de 2014 a 15 de outubro de 2015.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de outubro mediante preenchimento de ficha de inscrição disponível no site do TRT-RN (www.trt21.jus.br), a qual deverá ser anexado o arquivo digital do trabalho concorrente, em formato compatível, devendo estar visíveis no material enviado o nome do veículo, a data na qual foi publicado e o crédito ao seu(s) autor(es).

Os trabalhos vencedores receberão, a título de prêmio, valores brutos de 4 mil reais nas categorias Televisão e Impresso, 3 mil reais na categoria Rádio e Internet, 2 mil na categoria Fotografia e 1 mil reais na categoria Estudante.
"O tema saúde e segurança do trabalho tem uma dimensão social muito ampla e nós, que somos jornalistas, temos que passar as informações necessárias aos nossos ouvintes, nossos telespectadores e leitores para que eles sejam vigilantes no seu ambiente de trabalho. O prêmio é mais um incentivo para tratarmos de um tema dessa relevância", disse Breno Perruci, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN.

"O trabalhador tem direito ao meio ambiente seguro e saudável e o empregador tem obrigação de prover esse direito. Contamos com a participação da sociedade, das empresas, dos sindicatos, das associações, das escolas e, também, da imprensa para que ajam como facilitadores da disseminação dessas informações com objetivo de evitarmos acidentes. Para que o meio ambiente de trabalho traga o sustento ao trabalhador sem que isso ponha em risco à sua saúde", concluiu o juiz Alexandre Érico Alves.

Fonte:TRT 21ª Região RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário