quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sesap apresenta panorama da Dengue no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma entrevista coletiva com profissionais da imprensa. O objetivo foi potencializar o trabalho realizado pelos jornalistas do Estado em torno da divulgação das informações sobre prevenção e controle da Dengue.

Profissionais das Subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica e Ambiental e do Sistema de Informação da Atenção Básica da Sesap estiveram disponíveis para tirar dúvidas dos jornalistas e atualizar os profissionais sobre o panorama da Dengue no Estado.

A Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, apresentou os novos números da doença no RN. Em 2012 já foram notificados 13.724 casos até a semana 20, sendo que 31 óbitos são suspeitos de terem sido causados pela Dengue, o que chama a atenção para os casos graves da doença, que afeta todo o Estado, que possui 62 municípios com alta incidência da Dengue.

Foram apontadas as principais dificuldades no controle e na prevenção da doença, entre elas a subnotificação. "A notificação é o primeiro passo para que se possa agir contra um agravo como a dengue, pois a partir dos dados são elaboradas as ações de prevenção e controle", reforçou.

A alimentação e o envio oportuno das informações para os sistemas de informação do Ministério da Saúde são essenciais para o conhecimento da incidência da doença no Estado. A inserção de dados deve ser feita semanalmente pelas unidades de saúde para que a Sesap possa dar o apoio necessário aos municípios.
Fonte:SESAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário