terça-feira, 29 de maio de 2012

Paulo Davim destaca audiência pública sobre tráfico de pessoas em Natal

Foto:Moreira Mariz/Agência Senado
O senador Paulo Davim (PV-RN) fez um relato em Plenário, nesta terça-feira (29), da audiência pública da CPI do Tráfico de Pessoas ocorrida no dia anterior no Rio Grande do Norte. Ele lembrou ao Plenário que Natal, assim como outras capitais do Nordeste, faz parte de rotas de tráfico internacional de pessoas.

De acordo com o senador, a reunião foi proveitosa porque houve o estabelecimento de diretrizes estaduais para o combate a esse tipo de crime. A governadora, Rosalba Ciarlini, comprometeu-se, por exemplo, a instalar em breve um núcleo de enfrentamento de tráfico de pessoas. Apenas 14 estados do Brasil dispõem desses núcleos especializados.

Paulo Davim contou aos colegas parlamentares sobre operações policiais – como a Corona, de 2005, e a Ferrari, de 2010 – executadas no estado para desmantelar o tráfico. Um dos focos da Polícia Federal são as redes estrangeiras que recrutam mulheres para atuar como prostitutas em países europeus, como a Itália.

- Esse é um crime silencioso, na maioria das vezes difícil de ser detectado, é um crime que está enraizado no Brasil e em vários países de alcance das redes de tráfico. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho [OIT], US$ 32 bilhões de dólares é o lucro dos grupos que executam esse tipo de crime.

O senador apontou os principais entraves no combate ao tráfico de pessoas: a falta de treinamento e orientação específicos para a sociedade, além da fragilidade do combate, por falta de núcleos especializados atuando nos estados.

Davim informou que serão pedidas informações ao ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, sobre a participação da Polícia Federal nas investigações sobre o desaparecimento de cinco crianças da periferia de Natal há alguns anos. Há fortes indícios, segundo ele, de que elas tenham sido levadas para adoção ilegal ou até para tráfico de órgãos. 
Fonte:Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário