segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governadora recebe representante do Bird e discute Programa Semiárido Potiguar

Foto:Elisa Elsie
O Programa Semiárido Potiguar (PSP), coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh -, foi tema de reunião no final da manhã desta segunda-feira (12) na Governadoria. Ao lado do secretário Gilberto Jales e da coordendora do PSP, Ieda Cortez, a governadora Rosalba Ciarlini conversou com o gerente de projeto do Banco Mundial (Bird), Erwin De Nys, a quem foi apresentado um relatório sobre o andamento do programa no estado e de cada ação.

Firmado em setembro de 2008, o PSP prevê o investimento de quase 60 milhões de dólares até novembro de 2012 na área de recursos hídricos, já tendo sido aprovado um aditivo no prazo para novembro de 2013. Desse valor, o Bird entra com 60% (US$ 35,9 milhões), já tendo desembolsado UU$ 15,3 milhões até 9 de dezembro de 2011. "Recursos hídricos são e continuarão sendo prioridade para o Banco Mundial", observou Erwin De Nys, pedindo apoio do Governo para estabelecer um cronograma junto com as entidades envolvidas no Programa - Semarh, Idema, Caern, Igarn, Emater, Emparn e Seplan - para que as ações sejam reforçadas.

De acordo com a governadora, existem técnicos capacitados em cada órgão parceiro do PSP para trabalhar em prol dos projetos que estão em andamento e naqueles que ainda devem ser implementados para viabilizar o cronograma solicitado. "Vamos conseguir formar um grupo de trabalho técnico, capacitado, para atuar em parceria com o Bird", disse Rosalba Ciarlini, garantindo que em janeiro esse grupo de trabalho estará formado.

Erwin De Nys agradeceu o comprometimento e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Semarh. "A Secretaria tem um planejamento muito forte nessas ações, principalmente de irrigação, e eu entendi que há uma vontade grande de apoiar a agricultura familiar, mas é preciso olhar para o planejamento e para o desenvolvimento sustentável da ação", reforçou o gerente de projeto do Banco Mundial.

Fonte:Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário