A batida do martelo, no leilão da Bovespa do último dia 22 de agosto, marcou a largada para construção dos terminais de cargas e passageiros do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, como o 1º, do Brasil, em forma de concessão pública. As obras deverão ficar prontas até a Copa do Mundo de 2014. As pistas já foram construídas. O valor do aeroporto está estimado em um bilhão de reais.
A trajetória de 14 anos de luta, desde o governador Garibaldi Filho, passando pelos governos de Wilma de Faria e Iberê Ferreira até Rosalba Ciarlini, ainda contou com o apoio de três presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.
A idéia inicial do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, de abrir todo o setor aéreo para a iniciativa privada, foi contida pela então ministra Dilma, Chefe da Casa Civil, que priorizou São Gonçalo e, posteriormente, os demais aeroportos do Brasil. “Assim, o Nordeste, o Rio Grande do Norte e são Gonçalo do Amarante certamente ficariam para o fim da fila, em razão dos mercados mais atraentes”, ressaltou Henrique.
Henrique Alves destacou também o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que o processo fosse realizado em tempo recorde, desde a assinatura da concessão pelo ex-presidente Lula, em 2010, em Natal, até o leilão com ágio de 228%.
A vitória, segundo o líder do PMDB, é de todos; do atual e dos ex-prefeitos de São Gonçalo, dos deputados federais, estaduais e senadores. “Uma vitória do Rio Grande do Norte, que vai redesenhar o seu futuro”, declarou Henrique. Ele comparou o aeroporto com a chegada da luz elétrica ao Rio Grande do Norte na década de 60. “Apenas cumprimos o nosso dever. Como um dia Aluízio Alves fez, numa luta memorável para trazer a energia de Paulo Afonso para iluminar os caminhos do desenvolvimento do nosso Estado”.
O deputado encerrou com uma frase dita pela presidente Dilma durante jantar do PMDB oferecido pelo vice-presidente, Michel Temer: ‘Henrique, Não me peça mais nada nos próximos seis meses. Você já ganhou o Aeroporto’.
Fonte:A.I
Nenhum comentário:
Postar um comentário