quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Entrevista com o vereador Chilon Batista

Dano continuidade a série de entrevistas, com os atuais vereadores os pré-candidatos a vereadores nas eleições de 2012, com o objetivo de apresentar aos eleitores timbaubenses as trajetórias e propostas dos futuros candidatos. Nesta semana, o entrevistado e o vereador Chilon Batista (PMDB), Respeitando as regras pré-estabelecida com ambas as parte e imparcialidade do BLOG. O blog se colocar a disposição de todos para aqui divulgar suas idéias.



blog- Quem é o cidadão Chilon Batista?

CHILON: O cidadão Chilon Batista, crê em DEUS, é filho de Gilton Batista e Lina Amaral, casado com Maria Melânia e tenho uma filha chamada Maria Clara, nasceu em Caicó, residiu quando criança em Timbaúba, formado em Ciências Econômicas, vereador em seu primeiro mandato pelo município de Timbaúba dos Batistas.

blog- Na sua atuação como vereador, qual a maior carência que o senhor percebe na população?

CHILON: São inúmeras, a falta de emprego, além de fazer a peregrinação da população para fora da cidade, afasta as famílias causando os transtornos sociais e deixando as pessoas com menos dignidade por ter que mendigar alguma coisa; a educação onde o município conta com apenas duas escolas municipais, está entre as piores do Estado, faltando mais empenho por parte dos administradores; na saúde, raramente se consegue algum tipo de exame, a medicação de uso contínuo para quem faz o seu controle está sempre faltando, os médicos que eram para atender a população fazem um atendimento que deixa a desejar pelo pouco tempo que passam na cidade e o posto de saúde que só fica aberto até ás 13:00 horas; a falta de apoio para as bordadeiras que na minha opinião é a maior fonte geradora de renda do município, não tem o reconhecimento merecido; o saneamento básico que está paralisado; a falta de políticas públicas direcionadas para zona rural, onde na sua grande maioria ficam abandonados e esquecidos pelo poder público e outras muitas carências que não citamos.

blog- Qual avaliação que você faz da pesquisa realizado no município?Em que seu nome apareceu em 4º lugar?

CHILON: Ótima, até por que quando fui eleito, fiquei em 5º, apesar de também ter sido citado como candidato a prefeito na mesma pesquisa. Mais do meu ponto de vista, posição é o que menos importa, o importante é o trabalho desenvolvido. Será que o último colocado não desenvolve mais ações que o primeiro? Por isso, o comprometimento de cada um tem que ser com a cidade, sempre buscando o melhor de si em prol da população.

blog- Como você convive com seus colegas no Legislativo Timbaubense? Esse convívio é saudável ou às vezes existe algum tipo de desentendimento entre vocês?

CHILON: Convivemos respeitosamente, como tem que ser. As divergências existentes sempre e diz respeito a pontos de vista contrários, essa é a forma democrática de se fazer política, não podemos concordar com assuntos que não sejam de interesse da população, ou que tenhamos que nos calar para não contrariar vontades alheias. Temos sempre que ser corretos nas nossas atitudes.


blog- Como você faz para conciliar a sua vida de empresário com a política? Como você divide o seu tempo entre negócios e política?

CHILON: Trabalhando, acordando por volta das 5:00 horas diariamente, fazendo muitas vezes alguns trabalhos para não ter que parar a produção da empresa e muitas vezes também pegando no pesado para realizar as ações que fazemos como político na nossa cidade. Acho que trabalhar é a melhor forma de ocupar o tempo ocioso, além de dignificar a cidadão. Todos nós vivemos em função do tempo, mais temos que saber administrar as nossas vidas, principalmente deixando espaços para convivermos com as nossas famílias.

blog- Qual é a sua avaliação a respeito do atual momento político-administrativo de Timbaúba?

CHILON: O Momento político de Timbaúba hoje é de renovação, vemos isso na expressão das pessoas, o cansaço natural de um longo período de administração, onde a atual gestão tem pouco se empenhado em resolver os problemas da cidade, já citamos alguns casos como educação, saúde, saneamento básico, etc. O que vemos de maior prioridade da atual administração, são os momentos em que a cidade se maquia para as festas municipais, que na verdade servem para mostrar as pessoas dos outros municípios uma falsa realidade. Não sabemos o que tem sido feito pelo vice prefeito no tocante a ajudar na administração atual, quais são as suas preocupações em relação às necessidades existentes. Procuramos fazer a nossa parte através da Câmara Municipal, solicitando melhorias nesses setores, mais os nossos pedidos são ignorados e de outros colegas também, mesmo sendo do lado do prefeito.

blog- E em relação ao Executivo municipal, como é o seu relacionamento político com o prefeito Ivanildo Filho?

CHILON: Da minha parte creio que um relacionamento normal, até por que, raramente vemos o prefeito e quando fazemos as nossas solicitações ao executivo através de requerimentos e ofícios, nunca recebemos respostas, faço o que acho correto em relação às críticas à atual administração, já que todas são em favor da população, já que essa é uma das prerrogativas de um vereador, continuarei assim até o final do nosso mandato.


blog- Pôr quais motivos a ABATIM não funciona mais com atendimento médico?

CHILON: A ABATIM tinha uma parceria com a Fundação Seridó Central da cidade de Caicó, como a Fundação paralisou as suas atividades em relação à distribuição de medicamentos as pessoas carentes, infelizmente tivemos que também parar, apesar dos médicos Dr. Limeira e Dr. Valdemar sempre deixarem claro que não se negariam a nos ajudar independente de qualquer situação, não pudemos continuar sem o apoio da medicação. Apesar de realizarmos um trabalho na área de saúde em relação à população da nossa cidade, a secretaria de saúde ainda dificultava quando era solicitado algum exame pelos médicos da ABATIM, ou quando os pacientes procuravam a secretaria com alguma medicação que nós não tínhamos.

Desenvolvemos algumas ações através da parceria com a CONAB/RN, através do programa Fome Zero do Governo Federal, realizamos o 1º Timbafolia e iremos desenvolver mais algumas ações ainda esse ano de 2011.
blog- Quais são os seus projetos políticos para as eleições de 2012, será candidato a Prefeito ou a Vereador?

CHILON: No momento estou exercendo o meu mandato de Vereador, pelo qual fui eleito democraticamente pelo povo, os projetos políticos decorrem com o passar do tempo, não temos nenhuma pressa para colocar em prática as nossas pretensões políticas, estamos analisando todas as possibilidades e na hora adequada iremos tornar públicas as nossas intenções.

blog- O vereador Chilon vai exigir mesmo que coloquem seu nome para análise do seu sistema na corrida pela prefeitura em 2012?

CHILON: Claro que não, nunca comentamos com ninguém que seria o candidato a prefeito pelo nosso grupo, até por que sei que não é a hora certa, o nosso nome está surgindo como pré-candidato, pelas pessoas que assim cogitam nas ruas da nossa cidade, nós só temos que agradecer essa confiança que nos estão dando, ou pelos nossos adversários políticos que através de pesquisas, tem colocado o nosso nome como candidato. Mais uma vez repito, o tempo irá esclarecer todas as dúvidas quando chegar o momento mais coerente.

blog- O que pode viabilizar sua candidatura a prefeito de Timbaúba em 2012?

CHILON: Primeiramente que o meu nome seja o indicado pelo nosso grupo político e que seja aprovado pelos convencionais do Partido. Além disso, iremos procurar cada pessoa para saber o que a população acha do nosso nome como candidato a prefeito pela nossa cidade, depois de ouvir a população tomaremos as nossas decisões, mais com a certeza de que iremos escutar todas as pessoas e procurar ajuda para que juntos possamos fazer o melhor para Timbaúba.

blog- Deixe sua mensagem ao povo Timbaubense.

CHILON: O que eu gostaria de dizer para a população de Timbaúba, é que jamais deixem de lutar pelos seus objetivos, procurem ver nas pessoas aqueles que têm compromisso com a cidade, cada um faça a sua parte mesmo que pequena, uma ação, uma ajuda, por menor que seja gera uma satisfação, não podemos apenas esperar que alguém venha fazer, se todos juntos fizéssemos um pouco, esse pouco se tornará grande. O comodismo nosso de cada dia nos deixa sem perspectivas, a perseverança nos fortalece. Conheci Timbaúba ainda criança e via nas mãos das suas bordadeiras a força de um povo que tinha a sua dignidade e as suas famílias unidas, hoje mais de 10% da sua população tem que trabalhar fora de sua cidade natal para sobreviver, não podemos nos calar e nem tão pouco fechar os olhos para essa triste realidade. Temos que crê em DEUS, buscando nos fortalecer como cidadãos e como família, já que a família é o alicerce de todos nós. Desejamos a todos muita saúde, paz e felicidades.

Um comentário:

  1. Na condição de leitor e timbaubense, quero parabenizar o moderador do blog pela iniciativa e pelas perguntas pertinentes. Dizer que é cedo de mais pra tecermos o futuro de uma cidade que ao longo dos anos não tem alcançado o desenvolvimento propagado por seus administradores. O legislativo tem se mostrado tão tímido quanto o executivo e se revelado ineficiente para não dizer incompetente.
    Priorizar habitação, executar obras e mais obras, requer alem de um planejamento técnico “financeiro” um planejamento do impacto sócio econômico. As obras realizadas nas ultimas gestões contribuíram para o aumento do êxodo rural, conseqüentemente um aumento da demanda sobrecarregando: educação, saúde, desemprego, alcoolismo, etc. Já as obras realizadas para gerar emprego e desenvolvimento, geram miséria e aumento da desigualdade, em vista o critério para administrar esses empreendimentos, ser o de apadrinhamento político e a maioria destes empreendimentos contribuírem de forma direta com a propagação do alcoolismo.
    A prefeitura de Timbaúba sempre favoreceu a um grupo pequeno, a concentração de benefícios contribui para o aumento da desigualdade.
    Para concluir faço as seguintes perguntas: quem gerencia o hotel da cidade?Quem gerencia o “shopping” da cidade, quem fornece suprimentos a prefeitura?Quais são os critérios estabelecidos para os serviços prestados e citados?
    Uma cidade cresce, quando seu povo melhora a qualidade de vida. Uma questão que preocupa também e o abuso de autoridade, cometido por homens que se intitulam imperadores e o pior, a falta de educação torna o cidadão refém deste império.
    Sebastião Julio(autor do comentário)

    ResponderExcluir