quarta-feira, 6 de julho de 2011

Deputados e senadores lançam Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual

Frente vai defender projetos de interesse do cinema brasileiro
A indústria cultural brasileira ganhou ontem terça-feira (5/7) um importante aliado no Congresso Nacional: a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Audiovisual. Coordenado pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra (PT/RN), a Frente vai trabalhar pela aprovação de leis que fomentem a produção cinematográfica e audiovisual brasileira.


“Vamos lutar pela edição de uma medida provisória que reedite o programa “Cinema perto de você”, pela aprovação do projeto de lei 116/10, do vale cultura, do Procultura e da PEC 150/03, que trata do financiamento para o setor cultural”, adiantou Fátima Bezerra. O programa “Cinema perto de você” estava previsto na Medida Provisória 491/10, que perdeu a validade. Já o PL 116/10, em apreciação no Senado Federal, trata da entrada do setor de telefonia no mercado das TVs por assinatura e estabelece uma cota de apresentação de programas nacionais.


Na sua fala, a deputada Fátima Bezerra lembrou que a Frente em Defesa do Audiovisual vai se somar às Frentes da Cultura e da Comunicação Social e Democratização da Mídia, coordenadas, respectivamente, pelas deputadas Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Luiza Erundina (PSB/SP). “Vamos fazer um trabalho conjunto para que a atividade cultural no nosso país avance”, afirmou.


A Frente em Defesa do Audiovisual reúne 219 deputados e 19 senadores e tem como vice-presidente o deputado cearense Artur Bruno (PT). Entre as entidades participantes estão a Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais), a ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão), o Sicav-RJ (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual) e o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo).


Para o deputado Artur Bruno, a organização já começa forte “pois todos aqui presentes têm em comum a vontade de ver a produção audiovisual brasileira crescer”. A deputada Fátima Bezerra destacou o papel do setor audiovisual para a promoção da educação e da cultura e adiantou que este ano a comissão presidida por ela fará atividades em conjunto com a Frente. Disse, também, que articulará uma reunião entre o presidente Marco Maia e os integrantes da Frente.
Fonte e Foto : Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário