O senador Paulo Davim falou ontem terça-feira, 3 de maio, no Plenário sobre sua participação na sexta-feira passada, do lançamento do programa de Telemedicina Cardilógica do Rio Grande do Norte, que ocorreu na Associação Médica de Natal.
O programa objetiva realizar diagnósticos cardiológicos à distância e isso permitirá que os 21 mil aparelhos de eletrocardiograma que estão espalhados pelos 167 municípios possam levar diagnósticos e, claro, tratamento, para as pessoas sem que elas necessitem se dirigir aos grandes pólos de saúde.
"A Telemedicina é um instrumento tecnológico com finalidade diagnóstica e terapêutica à distância e em tempo real. O primeiro passo foi na Cardiologia, o segundo passo será a implantação da imagem diagnóstica e em seguida, o programa deverá se extender para outras áreas, como a Dermatologia", disse o senador em plenário.
Com esse programa, em qualquer unidade de saúde do RN, o médico - independente de sua especialidade médica - poderá fazer o exame eletrocardiograma (ECG), enviar os dados através da internet ou por telefone, num serviço de 0800, e obter as orientações necessárias para o tratamento do paciente.
Davim parabenizou os três principais envolvidos nessa iniciativa: a governadora Rosalba Ciarlini, que naquele momento se encontrava no Plenário, o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda por apoiarem e acatarem a parceria com a Associação Médica, que tem como presidente o cardiologista Álvaro Barros, responsável pela adoção desse novo sistema diagnóstico pelo Governo do Estado. De acordo com Barros, o RN é o único Estado que adotou esse sistema como política pública e o levou para todos os municípios.
fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário