Apesar de ter se tornado tema de destaque nos noticiários do país e em discussões sobre violência nas escolas após o trágico evento ocorrido em Realengo (RJ), não há dados oficiais sobre a prática de intimidação escolar, também conhecida como bullying, no Brasil. Por essa razão, o deputado federal Fábio Faria (PMN) encaminhou ao Ministério da Educação uma indicação que sugere a realização de pesquisa nacional sobre casos de bullying nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do país.
“Os dados servem para iluminar as decisões do gestor público. Nesse caso, eles podem orientar as escolas, o próprio Ministério da Educação, bem como o Poder Legislativo, a entender o problema e a tomar decisões para combater o bullying nos sistemas de ensino de todo o Brasil”, lembra o deputado, que acredita que a medida auxiliaria a potencializar as propostas que vêm sendo elaboradas no Congresso Nacional. “A definição de políticas públicas, programas ou ações efetivas depende de informação precisa, ou seja, de um bom diagnóstico que possa subsidiá-las.”
No Brasil, há alguns estudos que oferecem elementos para a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar, buscando entender como se constroem e se manifestam as diferentes formas de violência nas escolas. Algumas das pesquisas mais conhecidas foram viabilizadas com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). Porém, para Fábio Faria, é preciso ir além na tentativa de mapear a violência manifestada na forma de bullying no país.
“Os dados servem para iluminar as decisões do gestor público. Nesse caso, eles podem orientar as escolas, o próprio Ministério da Educação, bem como o Poder Legislativo, a entender o problema e a tomar decisões para combater o bullying nos sistemas de ensino de todo o Brasil”, lembra o deputado, que acredita que a medida auxiliaria a potencializar as propostas que vêm sendo elaboradas no Congresso Nacional. “A definição de políticas públicas, programas ou ações efetivas depende de informação precisa, ou seja, de um bom diagnóstico que possa subsidiá-las.”
No Brasil, há alguns estudos que oferecem elementos para a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar, buscando entender como se constroem e se manifestam as diferentes formas de violência nas escolas. Algumas das pesquisas mais conhecidas foram viabilizadas com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). Porém, para Fábio Faria, é preciso ir além na tentativa de mapear a violência manifestada na forma de bullying no país.
fonte: Assessoria de Imprensa
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