O senador Paulo Davim (PV-RN) comunicou ao Plenário que esteve em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto com a bancada de deputados federais do PV. No encontro, o senador dialogou com o ministro sobre possíveis aperfeiçoamentos no programa Saúde da Família e outros assuntos.
Para melhorar o Saúde da Família, Paulo Davim acredita ser necessário, por exemplo, a unificação do chamado Piso de Atenção Básica (PAB), que é o recurso financeiro destinado a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica repassados a cada município de acordo com a população residente.
O senador também demonstrou ao ministro da Saúde a necessidade de inclusão de médicos pediatras nas equipes do Saúde da Família e do aumento do número de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Piauí.
- A carência de leito no Brasil é realidade que se agrava nos estados mais pobres que não dispõem de uma rede hospitalar pública que venha a atender suas necessidades, suas demandas - afirmou.
Paulo Davim também sugeriu ao ministro Alexandre Padilha a criação de unidades de "UTI tutelada", recomendação da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Conforme explicou o senador, a UTI tutelada permite que um especialista que não reside no município responda interinamente pela unidade até que algum profissional se capacite para responder legalmente pela UTI.
- Isso permitirá o credenciamento desses leitos no Ministério da Saúde, e os hospitais receberão, pela prestação de serviço, como leitos de UTI e não como leitos de enfermaria - disse.
fonte agência senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário