quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Chuvas causam rompimento na adutora que abastece a cidade de Japi


As fortes chuvas registradas no interior do Estado provocaram o rompimento da adutora que abastece a cidade de Japi, provocando a suspensão no fornecimento de água à população. O problema aconteceu em local com aproximadamente 10 quilômetros de distância da cidade, proximidades da RN 092, comprometendo um trecho de 60 metros da adutora com 150 milímetros, em ferro fundido. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está providenciando o conserto, com blocos de ancoragem feitos em concreto, mas ainda não tem previsão de quando vai religar o sistema em função das chuvas. Uma alternativa avaliada pelos técnicos é o desvio da adutora, mas foram observados outros obstáculos.

O chefe da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo Oliveira Dantas, informou que se não chover, em cinco dias o serviço de ancoragem (escoramento) pode ser feito e o sistema volte a funcionar. O trabalho não pode ser realizado em período de chuva, o que tem dificultado o andamento dos serviços, uma vez que o clima na região tem permanecido instável.

A tubulação que abastece Japi é uma derivação da adutora Monsenhor Expedito e no trecho onde aconteceu o rompimento, os tubos eram enterrados e a chuva arrastou toda a proteção (barro) que apoiava o cano. Como essa tubulação de ferro não pode ficar sem apoio, a Caern está trabalhando para confeccionar blocos de ancoragem a fim de suportar o peso da adutora.


fonte: assessoria da caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário