segunda-feira, 31 de maio de 2010

Governador reúne secretariado para reunião administrativa

O governador Iberê Ferreira de Souza reúne o secretariado nesta terça-feira (01), às 08h, no Centro de Convenções. No encontro, será feito um balanço das ações do Governo do Estado nos últimos dois meses, bem como acompanhamento das atividades administrativas no período.

De acordo com o governador, será uma reunião objetiva com vistas a discutir ainda as próximas metas e dar celeridade a projetos já em andamento.

Na primeira reunião com os secretários, em abril, Iberê anunciou medidas para reduzir o custeio da máquina administrativa em 15%, além de enfatizar a transparência em sua administração. As ações abrangeram especialmente o que é gasto com telefonia, frota de veículo, viagens, energia elétrica, terceirização de mão de obra e compras.

fonte Agência RN

Gabarito do concurso do IBGE é divulgado; confira

Quem fez o concurso para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste domingo, já pode conferir os gabaritos do exame. A Cesgranrio, organizadora do concurso, divulgou os quatro gabaritos, que variam de acordo com as cores das provas, no seu site, na tarde desta segunda-feira (clique aqui para conferir). A prova, realizada ontem, em todo o país, atraiu 1.051.582 inscritos que disputam uma das 192.972 chances temporárias. Quem for bem-sucedido deve ter trabalho garantido até o fim do ano.

Clique aqui e confira os gabaritos

fonte DN online

Fotos do Evento do PR Na Região Agreste













Carlos Eduardo prestigia lançamento da candidatura de Tião da Lanchonete e recebe apoios

E por falar em candidatura federal na chapa do governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT), o final de semana foi marcado pelo lançamento da candidatura de Tião da Lanchonete, do PcdoB de Assu.
O governadorável prestigiou o lançamento, no município de Assu, onde também se lançaram candidatos a estadual, Renato de Sá Leitão e Francisca Neide.
Ainda em Assu, Carlos Eduardo participou de uma sabatina promovida por associações comunitárias, e respondeu perguntas sobre saneamento básico, educação, segurança, saúde e abastecimento d´água.
*
Em Itajá, o candidato do PDT recebeu apoio de Lutércio Guimarães (PSB) e Djaílson Viegas Lopes (PR), respectivamente ex-prefeito e ex-vice de Itajá.
confirmaram que estarão ao lado do pré-candidato do PDT.
Os vereadores Geraldo dos Santos (PSB), Chico Siqueira (PSB), Fitico (PR) e Juquinha (PMDB) também deverão apoiar a candidatura do ex-prefeito de Natal.

Fotos: Assessoria

Tião da Lanchonete, candidato a federal na coligação do governadorável Carlos Eduardo



Em Itajá, o governadorável recebeu vários apoios

fonte thaisa galvão

João Maia, Fátima e Rosalba são eleitos "parlamentares em ascensão"

O Rio Grande do Norte teve cinco dos 11 parlamentares da bancada federal incluídos na lista dos mais influentes do Congresso Nacional, divulgada na última sexta-feira (28) pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) estão entre os “Cabeças do Congresso” – os 100 mais influentes no Parlamento.

Já os deputados federais João Maia (PR) e Fátima Bezerra (PT) e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram considerados parlamentares em ascensão. De acordo com o Diap, fazem parte desta relação o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas.

Em seu primeiro mandato, João Maia relatou dois projetos considerados importantes para o desenvolvimento do país. O primeiro foi a da lei do gás, cujos investimentos devem aumentar deste tipo de energia e diminuir a dependência do Brasil do gás boliviano.

A lei deve provocar efeitos no Rio Grande do Norte, com atração de novos investimentos e geração de empregos, tendo em vista a vocação natural do Estado como produtor e exportador de gás.

O segundo projeto relatado pelo republicano foi o da capitalização da Petrobras para exploração do Pré-Sal. Este último foi aprovado em março deste ano pela Câmara dos Deputados.

De acordo com João Maia, o projeto vai possibilitar a exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo a partir de uma operação de aporte de recursos que deverá ser uma das maiores do mundo.

Fátima Bezerra, por sua vez, se destacou ao ser eleita para uma das três vice-presidências da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, passando a opinar, com direito a voz e voto, nas decisões da legenda.

A petista atuou na aprovação da PEC 300, proposta de emenda constitucional que trata do piso nacional para os policiais e bombeiros militares do país. Fátima também é relatora da proposta de projeto de lei que visa regulamentar o piso salarial dos agentes de saúde.

Rosalba Ciarlini, terceira da lista dos parlamentares em ascensão, chegou a essa posição por seu trabalho na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, que trata da regulamentação de profissões, fiscalização de todos os assuntos ligados a área da saúde da população brasileira, lida com todas as questões que tratam dos direitos trabalhistas e políticas públicas na área social.

A democrata, candidata à sucessão potiguar, afirmou que a inclusão do nome dela na lista do Diap demonstra que seu trabalho “está no caminho certo”.

fonte nominuto.com

Salomão Gurgel vai pedir licença do PT e Lucena pedirá a expulsão do prefeito


Prefeito Salomão Gurgel critica membros do PT de JanduísUm imbróglio interno do PT pode resultar na saída de um dos principais ícones da legenda no Rio Grande do Norte, O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, disse que vai se licenciar da legenda até 2012 devido a problemas com membros do PT da cidade que administra. Por outro lado, o vereador de Natal, Fernando Lucena, afirmou que, caso Salomão Gurgel realmente se licencia, ele entrará com um processo para pedir a expulsão definitiva do prefeito dos quadros do PT.

Em seu segundo como prefeito de Janduís, Salomão Gurgel relata que desde 2006 enfrenta problemas com militantes do PT, principalmente o presidente da Câmara de Vereadores do município, Antônio Braga (PT). Segundo o próprio prefeito, durante o debate para a eleição da Mesa Diretora do legislativo ainda em 2007, ele pediu que os vereadores do PT (apenas dois, na época), se mantivessem longe da negociação. Contudo, o prefeito não foi atendido.

"Como estavamos em minoria, e não queríamos flexibilizar a ética do partido, recomendamos que deixassem que a oposição fizesse a mesa. Discordamos nesse ponto. Ele fizeram a negociação e Braga foi eleito", explicou o prefeito, que não quis dizer o tipo de negociação feita pelo vereador.

Além desse primeiro problema com o membro do PT, a eleição da Mesa Diretora em 2009 teve o mesmo problema. No entanto, com cinco vereadores, o prefeito e, segundo ele, a direção do partido, entendeu que o candidato à Presidência da Câmara deveria ser Antônio Rênio Gurgel. "Por acaso é meu sobrinho", explicou Salomão Gurgel. Mais uma vez a orientação do prefeito foi descumprida e Antônio Braga foi reeleito. "Além disso, pessoas do próprio PT ligadas a eles participaram de protestos contra mim, e diversas atitudes que não condizem com a situação de companheiros de partido", lamentou.

Lucena, membro da direção estadual do PT, diz que Salomão Gurgel persegue petistas em Janduís
Devido à situação, Salomão Gurgel liberou os ocupantes de cargos comissionados a deixarem o PT, caso entendessem que essa seria a melhor alternativa, mesmo afirmando que o relacionamento com o PT estadual e nacional "continua excelente". De acordo com ele, 95% dos secretários e ocupantes de cargos de chefia comissionados deixaram o partido. Para Lucena, o prefeito estaria trabalhando contra o partido.

O vereador de Natal, que também é membro da Executiva estadual do PT, acusou Salomão Gurgel de perseguir membros do próprio partido e incentivar os filiados a deixarem o partido. Apesar de enaltecer a figura do prefeito, afirmando, inclusive, que Gurgel é um dos exemplos dentro do PT, Lucena garante que vai pedir a expulsão do gestor caso ele se licencie do partido até 2012. "Se ele pedir a licença e o diretório der ou não der, eu vou propor a expulsão", disse o vereador.

Por outro lado, Salomão Gurgel criticou a postura de Lucena e garantiu que não teme represálias dentro do partido. "Uma pessoa como eu, que enfrentei a ditadura, arrisquei a minha vida, não temo isso de cassação ou expulsão. Aqueles que acham que podem tirar o mandato que foi dado pelo povo, pode fazer o que quiserem. Não temo. Há muita gente boa ainda dentro do PT. O nosso problema é que nós temos pessoas que falam esse linguajar do tempo do stalinismo, como Lucena, que é um admirador de figuras tão negras para o socilismo como Stálin", disparou.

fonte tribuna do norte

sábado, 29 de maio de 2010

Garibaldi Filho e Henrique Eduardo Alves são homenageados em Natal








fonte nominuto.com

Henrique nega que maioria do PMDB esteja com Rosalba


O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) negou que as manifestações entusiasmadas dos peemedebistas à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), no evento que comemorou as quartro décadas na política dele e do senador Garibaldi Filho (PMDB), ontem, represente que a maioria do partido prefira votar na democrata para o Governo do Estado.

Na festa que reuniu duas mil pessoas no Centro de Convenções, Rosalba era ovacionada toda vez que tinha seu nome anunciado pelo locutor. A senadora foi uma das últimas a deixar o local, depois de atender a muitas solicitações de abraços, beijos e fotografias.

Para Henrique, o evento não teve "caráter eleitoral" e as palmas a Rosalba se deveram à presença de uma "grande caravana de Mossoró".

“Aqui não tem só peemedebistas. Pessoas de outros partidos estão aqui, inclusive, veio uma grande representação de Mossoró [cidade em que Rosalba foi prefeita]”, justificou o deputado federal, que apoia a pré-candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Rosalba, porém, disse ter enxergado a receptividade dos peemedebistas como sinal de que conta com a maioria do apoio do partido.

“Ficou bem claro por parte de todos que estavam neste evento que recebo o apoio do PMDB que quer a mudança, que quer a transformação”, disse.

fonte nominuto.com

Garibaldi nega propaganda, mas fala em "fome de votos"


O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) negou que tenha havido propaganda antecipada na festa para comemorar as quatro décadas de vida pública dele e do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que foi realizada na tarde desta sexta-feira (28), no Centro de Convenções.

“Isso não caracterizou nenhuma propaganda para candidatura A ou B, pelo contrário, aqui estava o maior ecletismo político”, declarou o senador, emendando que a conta da festa foi paga pelos amigos e que está tudo registrado.

A senha individual do evento custou R$ 30,00. Segundo a organização, o valor arrecadado foi utilizado para arcar com os custos da comemoração, que contou com várias bolas nas cores verde e amarelo, banners com a foto dos líderes do PMDB-RN, almoço e sobremesa, equipe organizadora e som da banda Calçadão Carioca.



De fato, a celebração contou com a presença de várias lideranças políticas. Da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), da deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao senador José Agripino Maia (DEM), muitos se fizeram presentes, inclusive, o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo Alves (PDT), que não vai contar com o apoio dos peemedebistas.

Apesar do "ecletismo político", por um momento as palavras do senador se confundiram com o discurso do pré-candidato ao Senado. “As quatro décadas estão aí, o Rio Grande do Norte é quem vai julgar. Espero esse julgamento de cabeça erguida”, discursou Garibaldi.



Em outro trecho, Garibaldi, com seu bom humor, declarou: "estou feliz, só observo que a comida ainda não foi servida [...]. Mas a fome dos que estão aqui (no palanque) é outra, é a fome de votos". No intervalo entre um discurso e outro, o som das tradicionais lambadas contagiava os correligionários.

Em seu discurso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez menção a palavra 'vitória'. “Não esperava encontrar uma festa tão bonita, com esse verde da esperança. Mas esse verde também é da conquista e tem um cheirinho de vitória”, disse o representante da Presidência da República.

nominuto.com

Henrique, Garibaldi e Agripino estão entre os “cabeças do Congresso”

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou ontem a lista com os 100 parlamentares mais influentes do país. A relação é composta de 69 deputados e 31 senadores. Três parlamentares do Rio Grande do Norte estão entre os “cabeças do Congresso Nacional”: o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM).

Henrique e Garibaldi promoveram uma festa para duas mil pessoas, ontem à tarde, no Centro de Convenções de Natal, para comemorar as quatro décadas de vida pública deles dois.

O deputado é líder da bancada do PMDB em Brasília e é tido com um dos interlocutores mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Garibaldi, por sua vez, foi presidente do Senado em 2008 e atualmente comanda a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

Essa é a 17ª edição da eleição promovida pelo Diap. O órgão excluiu da relação deputados e senadores que estavam licenciados do mandato no momento do levantamento.

Na divisão de partidos, o que tem mais parlamentares entre os mais influentes do Congresso Nacional é o PT, com 22 nomes, seguido do PMDB com 17 e do PSDB com 14.

fonte nominuto.com

Presidente da Câmara de Paraú e grupos de suplentes anunciam apoio a Zé Lins para deputado estadual

Chico de Bola, que preside o Legislativo também apóia Zé Lins para a Assembleia

Pavimentando forças para este ano conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Zé Lins (PR) acaba de entrar no Vale do Açu. Em Paraú, formou grupo com o presidente da Câmara, Francisco de Assis Silva, o Chico de Bola, que também preside o PR na cidade. Os suplentes Maria de Regina (PSC) e Joaquim Carlos (PR) também fecharam com Zé Lins para deputado estadual. A dobradinha é com o deputado federal João Maia (PR).

Aliás, Zé Lins aproveita esses encontros do PR para conquistar apoios em todas as regiões do Estado. Neste sábado (29) ele já pegou a estrada para Canguaretama, onde acontece o encontro do seu partido com lideranças do Agreste. À noite, Zé Lins já confirmou presença no Festival de Inverno de Cerro Corá, onde quando disputa eleições sempre aparece com votos na cidade seridoense, mesmo sem apoios robustos.


fonte marcos dantas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festa para Garibaldi e Henrique Alves vira encontro político suprapartidário

A comemoração de "4 décadas" de vida pública dos primos senador Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Alves, hoje em Natal, tende a se transformar em um momento político suprapartidário.

A festa começa às 12h30 no Centro de Convenções da Via Costeira e contará com as presenças de três ministros de Estado, quatro senadores, nove deputados federais, além de lideranças políticas e amigos dos parlamentares dos municípios do Rio Grande do Norte.

Os três ministros presentes serão: Márcio Zimmermann (Minas e Energia); Wagner Rossi (Agricultura), e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Senadores João Tenório (PSDB-AL), Cícero Lucena (PSDB-PB), Edison Lobão (PMDB-MA) e Heráclito Fortes (DEM-PI). Deputados federais: Aníbal Gomes, Bernardo Ariston, Colbert Martins, Eduardo Cunha, Eunício Oliveira, Fábio Faria, Leonardo Quintão e João Paulo Cunha.

A celebração em torno dos Alves também deverá reunir os "governadoráveis" Iberê Ferreira (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM) e Carlos Eduardo (PDT), primo dos homenageados. Iberê, por sinal, está em São Paulo e volta a Natal às pressas a fim de chegar a tempo para o evento.

De Mossoró, estão confirmadas as presenças da prefeita Fafá Rosado (DEM) e do deputado Leonardo Nogueira - amigos pessoais de Garibaldi e Henrique -, os vereadores Daniel Gomes e Zé Peixeiro, do PMDB, e a presidente do partido, Isabel Montenegro, entre outros convidados.

fonte gutemberg moura

Senador José Agripino Maia tem agenda intensa no RN de hoje até segunda-feira

Em ritmo de campanha o senador José Agripino(DEM) tem agenda lotada de hoje até segunda-feira(31) no Rio Grane do Norte.

Hoje à noite ele participa, em Ceará Mirim, de encontro com lideranças locais juntamente com o senador Garibaldi Filho(PMDB) e a senadora Rosalba Ciarlini(DEM).

Nesta sexta-feira(28) Agripino(foto) irá participar do almoço em comemoração aos 40 anos de vida pública de Garibaldi Filho e de Henrique Alves(PMDB) no Centro de Convenções em Natal.

À noite o senador participa de encontro da Confederação Nacional dos Pescadores em Ponta Negra.

No sábado(29) o líder do DEM estará em Caicó, participando do Congresso “Seridó Debate Eleições 2010”. Ele vai ser sabatinado juntamente com os demais pré-candidatos ao Senado.

De Caicó Agripino vai para Currais Novos, onde participará da inauguração da ampliação da Câmara de Vereadores.

À noite estará no III Festival de Inverno de Cerro Corá.

No Domingo(30) o senador participa de Missa Campal na Festa do Agricultor, no município de Lagoa Nova.

E na segunda-feira prestigiará a solenidade de comemoração dos quatro anos do jornal Correio da Tarde, no Centro de Convenções, a partir das 20h.

fonte oliveira wanderley

Agora é oficial: Geraldo Melo anuncia que não disputará nenhum cargo eletivo nas eleições deste ano

Foto: Moraes Neto
Como o blog já havia dito, o ex-senador Geraldo Melo(PPS) não será candidato a nenhum cargo eletivo no pleito deste ano.

Geraldo(foto) anunciou que não será candidato a nada na noite desta quinta-feira(27), em sua residência, na presença do deputado Wober Júnior, presidente estadual do PPS, e de outros correligionários.

O próprio Wober registrou no seu twitter a desistência de Geraldo: “Na casa de Geraldo Melo Chagas Lourenço, Henrique Santana e Alexandre Chaves. GM comunica que não será candidato”.

Sem ter mais condições eleitorais de disputar um mandato de senador ou de governador, Geraldo teve seu nome cogitado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Mas não se empolgou com essa possibilidade.

O tempo de Geraldo na política, no que se refere à disputa de cargos eletivos, já passou.

Como acontece com o ex-senador Fernando Bezerra(PMDB) e tantos outros políticos.

A política é assim. E cada político deve saber a hora de parar.

Geraldo é um vitorioso na vida pública.

Foi vice-governador, governador e senador.

Mas o fato de Geraldo não disputar nenhum cargo eletivo não significa dizer que o ex-senador está fora da política.

Não. Geraldo deverá participar da eleição deste ano, principalmente em Ceará-Mirim, onde ainda exerce liderança política, juntamente com sua mulher, a exprefeita Edinólia Melo(PSB).

A chapa majoritária de Geraldo deverá ser Iberê para governador, Wilma de Faria(PSB) e Garibaldi Filho(PMDB) para o Senado.

fonte oliveira wanderley

Banda Calcinha grava uma nova música de Lady Gaga

Walter Alves nega manobra da oposição em comissão da AL


Deputado estadual Walter Alves (PMDB).
O deputado estadual Walter Alves (PMDB) negou nesta quinta-feira (27) que seu afastamento da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) tenha sido uma manobra da oposição para atrasar a votação da mensagem 147 do Executivo estadual, que pede o aumento da margem de remanejamento – de 5% para 11,85% - do Orçamento Geral do Estado (OGE).

“Tive que viajar nesta quarta-feira (26), por isso, não pude participar da reunião da comissão. Como o suplente não tem autonomia, decidi me afastar para que ele assumisse” explicou o parlamentar, que cedeu seu lugar na CFF para o suplente, deputado estadual José Dias (PMDB).

Apesar de negar a manobra, o fato é que questionar um aumento de quase 7% poderia causar constrangimentos ao parlamentar, uma vez que o mesmo é filho do ex-governador Garibaldi Alves Filho (PMDB), cujo governo praticou margem de remanejamento de até 30%, com o aval da Assembleia Legislativa.

Se a postura “linha dura” de Walter Alves poderia lhe trazer complicações com a opinião pública, para o líder do PMDB a realidade seria outra. Como José Dias é conhecido como ferrenho opositor do governo, o deputado ficaria muito mais à vontade para pedir vistas ou apresentar emendas ao projeto, como disse que pretende fazer.

Porém, Walter insiste em dizer que não houve manobra. “José Dias é um deputado experiente, é o líder do partido. Não se trata de manobra, mas de fiscalizar os recursos públicos”, destacou.

O filho de Garibaldi se prepara agora para compor uma comissão "menos constrangedora" . Juntamente com outros deputados, o parlamentar do PMDB vai analisar a mensagem do Executivo que trata do subteto remuneratório dos servidores.

fonte nominuto.com

Vasco reage e vira para cima do Internacional

O Vasco foi para o intervalo perdendo por 2 a 0. Porém, no segundo tempo, a equipe carioca reagiu e derrotou o Internacional por 3 a 2, em São Januário, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Elton, Philippe Coutinho (pênalti) e Nilton marcaram para os donos da casa, enquanto Andrezinho fez os gols colorados.

A vitória, a primeira do Vasco neste Brasileiro, deixou o time com quatro pontos, na 16ª posição. Além disso, o clima voltará a ser de paz em São Januário.


fonte nominuto.com

Rosalba e Agripino prestigiam evento do PSDB em Ceará-Mirim

Presidente do PSDB de Ceará-Mirim, o ex-geraldista Clécio Santos, que não trocou o PSDB pelo PPS, como fez seu ex-líder, Geraldo Melo, promoveu um seminário do PSDB nesta quinta-feira, e recebeu o que ele define como sua chapa completa: a governadorável Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino Maia, o federal Rogério Marinho e o candidato a estadual, Dibson Nasser.
Grupo que, ao lado do presidente do partido, formou mesa de autoridades.
No discurso de candidata, a senadora Rosalba falou sobre sua luta para trazer as unidades de IFRN para o RN.
“A cidade para se desenvolver precisa de mão de obra qualificada, e com a chegada do IFRN, com cursos direcionados à população, vai aumentar a oferta de emprego”, comemorou o parlamentar, que ainda falou sobre a instalação de uma ZPE em Macaíba.
“Como Macaíba é muito próxima de Ceará Mirim, com certeza a chegada da ZPE de Macaíba também beneficiará a população daqui, assim como o aeroporto de São Gonçalo”,disse.



Ao lado de Agripino e Clécio Santos, Rosalba se empolgou no comício



Novo na política, Dibson Nasser é o candidato a estadual do presidente do PSDB de Ceará-Mirim



Clécio com sua candidata ao governo, Rosalba Ciarlini, e seu estadual, Dibson Nasser

fonte thaisa galvão

Wilma cumpre agenda em Mossoró

Engana-se quem acha que o prestígio da ex-governadora Wilma de Faria terminou.
Pois nas suas andanças pelo interior, não tem faltado avião.
Nesta quinta mesmo ela chegou a Mossoró, acompanhada da deputada Larissa Rosado, em uma mini-aeronave que o Blog não sabe de quem...
Em Mossoró, Wilma foi à noite de autógrafos do professor Almir Nogueira da Costa, que escreveu “Mossoró, Nossa Terra”...
E também ao culto de comemoração do aniversário do Pastor Martim.

Fotos: Vlademir Alexandre

Wilma e Larissa Rosado, no desembarque, em Natal



No lançamento do livro, com o autor Almir Nogueira, a deputada Larissa e o ex-reitor da Uern, Milton Marques - com a esposa



No culto de aniversário do Pastor Martim, em Mossoró

fonte thaisa galvão

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Governo do Estado empossa 180 agentes penitenciários


O Governo do Estado empossou 180 novos agentes penitenciários na manhã desta quinta-feira (27), em solenidade realizada no auditório da Emater. Durante o evento, Paulo César Medeiros, secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, enfatizou a obrigação da prestação de um bom serviço à sociedade potiguar.

"Precisamos reconstruir a imagem do serviço público no país. Esperamos que todos estejam imbuídos deste espírito", declarou Paulo César Medeiros.

"Como gestor do sistema penitenciário do nosso Estado, fico feliz com um momento como este. Estaremos empossando 492 novos agentes penitenciários, número superior ao contingente existente atualmente - 429", lembrou o secretário estadual de Justiça e Cidadania, indicando também que todos os incorporados já sabem onde irão desempenhar suas atividades.

Segundo Leonardo Arruda, os novos agentes empossados formarão uma geração responsável por mudar a realidade do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Ele citou o fim das carceragens em vários municípios, como Currais Novos, São Gonçalo do Amarante e Parelhas, além da construção de novas unidades prisionais em Ceará-Mirim e Macau.

Por Agência RN

RN recebe prêmio pelo sucesso do “Roteiro Seridó” no 5º Salão do Turismo

O Rio Grande do Norte será um dos premiados pelo Ministério do Turismo (MTur), pelo caso de sucesso do projeto “Roteiro Seridó: Aventure-se por este caminho”, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece até 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. O secretário estadual de Turismo, Múcio Sá, receberá o troféu “Roteiros do Brasil”, durante uma solenidade nesta quinta-feira (27), às 19h.

Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas que selecionou os que mais se destacaram, ao aliar seus potenciais turísticos às iniciativas ecológicas, sociais, culturais e históricas. No mês passado, o Estado recebeu outro reconhecimento: foi escolhido como o melhor destino do Brasil pelos agentes de viagem de São Paulo, durante a 33ª Aviestur, realizada em Campos do Jordão (SP).

Os caminhos que levam ao Seridó foram catalogados e transformados em roteiro turístico, por meio de um trabalho que envolveu técnicos, consultores, empresários da região e algumas prefeituras. A ação nasceu de uma parceria entre o Sebrae/RN e a Setur, que, em 2005, lançaram oficialmente o roteiro. O Seridó ficou com o primeiro lugar na categoria Roteiro Turístico. Com base em planejamento estratégico, o Roteiro Seridó, que passeia por sítios arqueológicos, pela gastronomia típica e pela contemplação de belas paisagens, ampliou a oferta de atrativos, destacando aspectos naturais e culturais da região.

RN terá a maior imagem católica do mundo a partir de junho


O Rio Grande do Norte terá, no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo, a partir do mês de junho. A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia será inaugurada no próximo dia 27, data em que os últimos detalhes estarão concluídos, como os acessos, o estacionamento e a coroa da santa, que mede oito metros. A obra teve um investimento de cerca de R$ 3.700.000, com recursos municipais, estaduais e federais. Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros. “Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

Além da imagem gigante, o complexo oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz. A programação de atividades para a inauguração começam ainda no sábado, 26 de junho, com uma missa, às 16 horas, na Igreja Matriz. Após a missa, segue uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro. O domingo, dia 27, começa com missa na Matriz. Depois, haverá diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra, cuja inauguração oficial ocorre às 16 horas, com a presença do governador Iberê Ferreira de Souza.

Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio. A Saúde municipal e o Samu montarão postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz. “Além disso, a retaguarda médica no hospital regional está garantida”, assegura o secretário de Saúde de Santa Cruz, Jaumir Simões.

A partir do dia 05 de junho, a cidade já começa a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, estará um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município.


Por Agência RN

Polícia conclui investigação de morte de delegado

A polícia baiana deu como concluídas as investigações sobre o assassinato do delegado de Camaçari Clayton Leão, ocorrido na manhã quarta na estrada Cascalheira, na região metropolitana de Salvador. Em entrevista na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o secretário César Nunes e o delegado-chefe, Joselito Bispo, apresentaram os três acusados do crime e afirmaram estar convencidos de que a motivação foi uma tentativa de assalto seguida de morte, descartando a hipótese de crime de mando.

Dois dos acusados, Edson dos Santos e Reinaldo Valência, foram presos ainda na noite de ontem graças à colaboração de um motorista de táxi, que teria sido vítima deles momentos antes do assassinato. Os suspeitos estavam no táxi tomado de assalto quando emboscaram o delegado.

Eles foram localizados em bairros diferentes da cidade de Camaçari. Um terceiro envolvido, identificado como Magno de Menezes dos Santos, se entregou na manhã desta quinta e disse que sua participação no caso foi apenas a de motorista dos criminosos.

Reinaldo Valência assumiu a autoria dos dois disparos. Contou que eles tentavam furtar mais um veículo e teriam encontrado o delegado parado na estrada, falando ao telefone. No momento da abordagem, Clayton dava uma entrevista ao vivo, pelo celular, a uma emissora de rádio de Camaçari, dizendo que a criminalidade estava em queda no município. O crime foi ouvido ao vivo pelos locutores e ouvintes da emissora.

Reinado afirmou ainda não saber que se tratava de um delegado, mas viu a arma entre as pernas de Clayton, que teria feito menção de pegá-la. Foi quando o suspeito confesso efetuou os disparos. Clayton Leão foi sepultado nesta quinta no Cemitério do Campo Santo.


fonte DN online

Vereador é preso após chamar policial de 'macaco'

Uilton Afonso Viana Filho (PSB), vereador da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira por injúria racial.

Segundo a Polícia Militar (PM), ele trafegava em alta velocidade pela Rodovia Amaral Peixoto, em Niterói, quando foi abordado pelos policiais. O vereador não teria gostado da forma como foi abordado e teria chamado um dos policiais de "macaco". Imediatamente ele foi conduzido ao 68º Distrito Policial.


fonte DN online

Reunião entre governador e policiais civis é remarcada

A reunião dos policiais civis com o governador Iberê Ferreira da Souza, que aconteceria hoje, foi remarcada para a tarde desta sexta-feira (28). O governador precisou adiar a reunião por causa de uma viagem para assinar contrato para a obra de saneamento do San Vale.

De acordo com Paulo Macêdo, agente policial e delegado de base do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), os grevistas esperam que o governador cumpra o acordo e retire os presos das delegacias, além de garantir outros pontos da pauta de greve.

“Infelizmente a Sejuc vem colocando empecilhos para cumprir as reivindicações do sindicato, esperamos que o governador atenda nossos pedidos e prazos”, disse Paulo.

Enquanto não chegam a um acordo com o governo, agentes e escrivães da Polícia Civil do Estado continuam em greve.

fonte tribuna do norte

Presidente do PR de Assu defende criação de ZPE para o Vale do Açu


O presidente do PR de Assu, George Soares, defendeu a criação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportações) para a região do Vale do Açu. Para o republicano, essa seria uma maneira de “fomentar o desenvolvimento econômico da região”.

“O projeto da ZPE é importantíssimo para o Vale do Açu. A gente quer que esse projeto seja sancionado pelo presidente Lula, como a de Macaíba, que foi sancionada ontem”, comentou, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM) desta quinta-feira (27).

A ZPE de Macaíba, localizada na Região Metropolitana de Natal, foi aprovada ontem pelo Conselho Nacional das ZPE’s. A cidade foi escolhida em função do seu parque industrial, formado pelo Distrito Industrial e pelo Centro Industrial Avançado de Macaíba (CIA), que comportam empresas do setor de alimentos, informática, têxtil e material para produção de produtos.

George afirmou que a ZPE do Vale do Açu iria impulsionar o crescimento da região, com o aproveitamento das aptidões naturais da área. “Precisamos unir o potencial da região em petróleo, sal e fruticultura, precisamos aproveitar essas aptidões naturais e criar políticas públicas. Não adianta ter a riqueza, mas a riqueza não ficar aqui [na região]”, defendeu.


O presidente do PR disse acreditar que a aprovação da ZPE atrairia muito emprego para o Vale do Açu, ajudando a fixar as pessoas no interior e, consequentemente, evitando o êxodo para a capital do Estado.

“O maior problema é o emprego. Gerando emprego, danço condições para que o cidadão fique na sua região, você evita que as pessoas deixam a zona rural para a cidade e, depois, deixem a cidade para inchar a capital”, advertiu.

fonte nominuto.com

Ato ‘Amigos de Iberê’ será investigado pela Procuradoria Regional Eeleitoral


A Procuradoria Regional Eleitoral vai investigar o ato "Amigos de Iberê", realizado no último domngo (23) no Vila Folia, em Parnamirim. O procurador Sério Chaves está à frente do caso.

O objetivo é analisar a possível prática de propaganda eleitoral antecipada ou, ainda, o abuso de poder político e econômico.

A festa em torno de Iberê Ferreira ganhou ares de ato político, com fixação de faixas em alusão às candidaturas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado, de Iberê ao Governo do Estado e da ex-ministra Dilma Housseff à Presidência da República.

Uma das frases dizia..."Com esse time quem ganha é você".

As punições: prática de propaganda antecipa, multa de R$ 25 mil; abuso de poder econômico, inelegibilidade.

fonte gutemberg moura

Rosalba, Garibaldi e Agripino estarão na noite de hoje participando de encontro em Ceará-Mirim

Chapa da oposição ao Governo visita hoje Ceará-Mirim


A pré-candidata ao Governo do Estado pelo DEM, Rosalba Ciarlini, e os senadores José Agripino Maia(DEM) e Garibaldi Filho(PMDB), estarão na noite de hoje na cidade de Ceará-Mirim.

Os três líderes políticos da oposição conversarão com os cearamirinenses no Centro Esportivo e Cultural, a partir das 20 horas.

O deputado federal Rogério Marinho(PSDB) também estará presente ao evento.

A promoção do encontro é do PSDB.

Vereadores tucanos não foram convidados

Os dois vereadores do PSDB de Ceará-Mirim, Júlio César e Irmão Carlos, não irão participar do encontro com a presença de Rosalba, Agripino e Garibaldi.

Eles alegam que apesar de fazerem parte do PSDB não foram convidados pela direção do partido para o evento.

Os dois vereadores apresentaram um requerimento na Câmara Municipal parabenizando o PSDB pela realização do evento, mas comunicando que não irão participar do encontro por não terem sido convidados.

Os dois vereadores tucanos obtiveram juntos na última eleição mais de quatro mil votos.

A votação dos dois foi superior a obtida por Rosalba para o Senado.

O pivô de todo essa situação é o secretário geral do PSDB, Clécio Santos, a quem cabia convidar oficialmente os dois vereadores tucanos.

Júlio César e Irmão Carlos alegam que Clécio quer apoiar sozinho Rosalba em Ceará-Mirim, tendo em vista a perspectiva de vitória da senadora do DEM.

fonte oliveira wanderley

FM GARGALHEIRAS DE ACARI VAI COMEMORAR ANIVERSÁRIO COM QUATRO ATRAÇÕES MUSICAIS EM PRAÇA PÚBLICA

A Rádio Comunitária Gargalheiras FM de Acari, estará neste próximo sábado (29) comemorando seus sete anos de trabalho a serviço da comunidade. Uma grande programação, que envolve toda sociedade, foi preparada para marcar a data. Atrações musicais em praça pública, sorteio de prêmios, competições esportivas, feira cultural, missa e uma série de novidades serão anunciadas durante todo o dia na grade da emissora, além da inauguração do seu novo estúdio.


Em praça pública quatro atrações animarão a noite: Banda Aryaxé, Canindé Moreno e Banda Som Real, Forró do Penerado e o cantor Franck Miranda. Será montada uma estrutura para receber o grande público que lotará a praça central de Acari.

A 87,9 Rádio FM Gargalheiras, é uma emissora pertencente a Associação Assistencial e Cultural Padre Deoclides, e tem como diretor administrativo o empresário Vagner Dantas.


fonte paulinho filho

José Lins afirma que aliança PMDB-PR-PV "é irreversível"


O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Currais Novos José Lins, pré-candidato do Partido da República à Assembleia Legislativa, afirmou que a aliança entre PMDB, PR e PV “é irreversível”.

Ele disse que a declaração da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), colocando em dúvida a coligação entre as três legendas “não foi boa”.

“[O deputado federal] João Maia tomou a decisão de formular a coligação [com o PV e o PMDB]. Essa coligação está mantida. Agora temos que caminhar para eleição e para fortalecer o PR. É irreversível”, declarou.

José Lins descartou uma mudança de rumo no PR, como a possibilidade do partido passar a integrar a chapa majoritária do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição. “João Maia tem dito que coligação foi feita para valer”, frisou.

Currais Novos
José Lins, derrotado nas eleições de 2008 em Currais Novos, disse considerar sua situação na cidade “muito boa” para a disputa do mandato de deputado estadual.

Ele assegurou que vai trabalhar para fazer do governador Iberê Ferreira de Souza o mais votado na cidade e ponderou que vai buscar a “convivência” com o grupo do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB) durante a campanha.

José Lins e Ezequiel são adversários no município, mas apoiam a candidatura de Iberê. “Nós somos adversários no município, mas com relação ao governo, há espaço, é possível a convivência. Mas é preciso ter respeito, não só por mim, mas pelo povo que me acompanha”, ponderou.

FONTE NOMINUTO.COM