quarta-feira, 7 de julho de 2010

Governo implanta Plano Estadual de Saúde no RN

Definir metas, planejar ações e realizar um acompanhamento constante da Saúde no Rio Grande do Norte é o objetivo do novo Plano Estadual de Saúde, apresentado na manhã desta quarta-feira (7), durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o plano será um norteador para todas as ações estratégicas da Secretaria durante o biênio 2010/2011.

Além de definir metas e ações, o plano traz um diagnóstico completo da situação atual da saúde pública no Estado, fundamentado a partir de dados técnicos e estatísticos. Entre os problemas mais graves que foram detectados está a fragmentação da rede, dificuldade de acesso e a quebra da integralidade dos serviços. O resultado é proveniente de uma análise de toda a rede de saúde pública realizada durante os anos de 2003 a 2008.

Segundo o Secretário de Saúde do Estado, George Antunes, “a Política de Saúde é um importante instrumento de planejamento, que vem a guiar todas as ações do Sistema Único de Saúde no RN, tendo como resultado final uma melhor prestação de serviços para a população”, destaca o Secretário.

O documento da Política de Saúde do Estado é dividido em três partes: Análise situacional, Metas e Compromissos da Gestão e o Monitoramento e Avaliação. Entre as diretrizes gerais está a consolidação das ações de promoção à saúde, realizar a descentralização política e administrativa, ampliar o acesso, promover mais qualificação e humanização dos serviços, entre outros.

Uma equipe formada por três servidores da Sesap, que também atuaram na confecção do Plano, será a responsável pelo acompanhamento das metas e ações em todo o Estado. Reuniões trimestrais serão realizadas com os gestores das unidades de saúde e setores estratégicos, a fim de acompanhar o desenvolvimento das atividades e o que está sendo mudado de fato.

O Plano Estadual de Saúde está agora sob análise do Conselho Estadual de Saúde, que poderá propor modificações no documento. Segundo Terezinha Rego, assessora técnica de planejamento da Sesap, espera-se que a nova Política seja validada até o final do mês de julho. “Muitas das metas e ações contidas no Plano já estão em execução, porém o documento vem a oficializar estes procedimentos, além de propor novos objetivos”, afirma Terezinha Rego.

fonte DN oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário