A Câmara Setorial de Acesso à Terra, da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) aprovou 17 propostas de projetos produtivos a serem implantadas em áreas do programa nacional de Crédito Fundiário, executado no Rio Grande do Norte pelo Governo do Estado, através da Seara. Os projetos beneficiam 97 famílias de agricultores em 16 municípios potiguares.
Esta foi a quarta reunião da CSAT, que é presidida pelo secretário da Seara, Paulo Henrique Macedo, e tem como missão analisar cada proposta não só de forma técnica, mas também social, ambiental e econômica. A Câmara congrega, além de membros da própria secretaria, representantes do Idema, do Programa de Desenvolvimento Solidário, do Incra, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN.
Os municípios beneficiados este mês foram: Alexandria, Apodi, Assú, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedrosa, João Dias, Jucurutú (02 projetos), Ouro Branco, Rio do Fogo, Rui Barbosa, São José do Seridó, Senador Elói de Souza, Triunfo Potiguar e Umarizal. Segundo o coordenador da Unidade Técnica da SEARA, Marcos George de Medeiros, a Seara pretende assentar pelo menos 900 famílias até o final do ano.
Só no RN, o Crédito Fundiário já beneficiou cerca de 4.700 famílias, com investimento superior a R$ 110 milhões na aquisição de terras e instalação de infraestruturas sociais, como casas e cisternas, e produtivas (sistema de irrigação, instrumentos de trabalho, assessoria técnica especializada, entre outros).
fonte agência RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário