quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ciro aponta ‘erro tático’ do PSB

wilson pedrosa/aeEduardo Campos apresenta a resolução do Partido Socialista Brasileiro que tirou Ciro da disputaEduardo Campos apresenta a resolução do Partido Socialista Brasileiro que tirou Ciro da disputa
Para embasar a decisão partidária, a Executiva Nacional do PSB já havia consultado os 27 diretórios regionais, dos quais 20 foram contra a candidatura própria e sete endossaram o nome de Ciro Gomes para disputar a sucessão de Lula. Ontem, na reunião da Executiva Nacional, 21 membros foram contra a candidatura própria e apenas dois favoráveis.

Eduardo Campos informou que, antes de dar a notícia à imprensa, telefonou para Ciro Gomes para anunciar a decisão da Executiva do partido. Segundo o governador, Ciro Gomes recebeu o comunicado como muita calma e contou que está elaborando, neste momento, uma nota sobre o assunto para ser distribuída à imprensa. Campos fez questão de ressaltar que os esforços de Ciro Gomes ao se lançar pré-candidato à presidência “não foram em vão”. “Administrador vitorioso em diversos níveis de governo, homem de ideias e de atos em favor do país, Ciro Gomes engrandeceu o debate republicano”.

Eduardo Campos embarcou em Recife ainda de madrugada e chegou em Brasília bem cedo. No hotel onde está hospedado, recebeu, ainda pela manhã, lideranças do partido para uma pré-reunião. À tarde, já na sede do partido, o governador voltou a se reunir com o mesmo grupo antes da reunião oficial da Executiva, que começou com cerca de uma hora de atraso. Ciro Gomes, como esperado, não apareceu na reunião.

O clima no PSB é de irritação com Ciro Gomes que, nas últimas semanas, divulgou textos atacando o partido e elogiando José Serra, pré-candidato do PSDB à presidência. Eduardo Campos disse, há pouco, que na próxima terça-feira se reunirá com o presidente nacional do PT e, no dia 17 de maio, o PSB anunciará o apoio formal a Dilma Rousseff, pré-candidata petista.

Após ter sido afastado oficialmente da disputa ao Palácio do Planalto, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) publicou em seu blog (www.cirogomes.com) nota em que avalia como um “erro tático” a decisão do PSB de não lançar candidatura própria à Presidência da República. Em texto intitulado “Ao Rei Tudo, Menos a Honra”, o parlamentar considera uma “deserção” aos deveres do País a posição tomada pelos pessebistas, mas ponderou: “É preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos.”

Ainda na nota, o parlamentar se negou a entrar em confronto com o partido. Ciro afirmou que não é mais hora “de repetir os argumentos já tão repetidos”, mas atacou mais uma vez o atual cenário político brasileiro. “Falta projeto estratégico de futuro, com a deterioração ética generalizada de nossa prática política, com a potencial e precoce esclerose de nossa democracia”, salientou.

fonte TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário