domingo, 31 de julho de 2016

Agripino conversa com pré-candidatos de Macau e participa de convenção em Alto do Rodrigues

 Com o objetivo de fortalecer o Democratas e apresentar as melhores propostas do partido para os municípios do Rio Grande do Norte, o senador José Agripino (RN), presidente nacional da legenda, conversou, neste sábado (30), com os pré-candidatos a prefeito e vice de Macau, José Antônio e Coronel Fernandes, respectivamente. A convenção municipal em Macau está marcada para este domingo (31). 


Após o encontro com os candidatos apoiados pelo DEM em Macau, Agripino participou de entrevista à Rádio 94 FM e falou, entre outros assuntos, dos desafios para a política local e nacional. 

Ainda neste sábado (30), o senador potiguar compareceu à Convenção Municipal do DEM em Alto do Rodrigues para confirmar os nomes do atual prefeito Abelardo Rodrigues e da vice Emília Patrícia para concorrerem novamente à prefeitura do município. 

Senador José Agripino participa da convenção municipal em Nísia Floresta


O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), participou na manhã deste domingo (31) da convenção municipal em Nísia Floresta (RN) que confirmou os nomes de Rosângela Ferreira e Eugênio Filho para concorrer a prefeita e vice, respectivamente, do município nas eleições de outubro. Às 16h, o senador segue para Pau dos Ferros.

CONVENÇÃO DE KELPS E MAGNÓLIA SERÁ SEGUNDA-FEIRA, EM NATAL.


O deputado Kelps Lima e a desportista e especialista em gestão Magnólia Figueiredo serão homologados candidatos a prefeito e a vice de Natal, pelo partido Solidariedade, na próxima segunda-feira, 18h30, em Natal.

        A convenção municipal será no CEMURE - (Centro Municipal De Referência Em Educação), na avenida Coronel Estevam, 3705, Bairro Nazaré, esquina com a Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado da rodoviária.

Renato Lima e Professora Helena formam chapa em Goianinha, com presença de Antônio Jácome


Na tarde desse sábado (30), foi homologada a candidatura do engenheiro agrônomo Renato Lima (DEM) a prefeito de Goianinha, da Professora Helena a vice-prefeita e de diversos candidatos a vereador dos partidos DEM, PTN, PSB, PV, PTdoB, PEN e PP
O presidente estadual do PTN, deputado federal Antônio Jácome, participou da convenção e declarou seu apoio à chapa.
"Antes de chegar aqui, eu já sentia o cheiro da mudança que toma conta de Goianinha, que é uma cidade próspera, mas precisa de alguém que governe escutando o povo", declarou.
Na sua fala, o candidato Renato Lima falou que seu plano de governo foi construído ouvindo as vozes das ruas, e conclamou os convencionais: "Eu acredito que ao lado de cada um de vocês vamos multiplicar nossas ideias. Vamos nos libertar das amarras políticas que foram colocadas no nosso povo".

Odon Jr.e Izinho homologam candidaturas a prefeito e vice de Currais Novos


A proposta de mandato de Odon Jr. (PT) como prefeito de Currais Novos vem sendo construída com a população. Ao homologar sua candidatura na noite desta sexta-feira (28), durante convenção na sede da Associação de Municípios do Seridó, o vereador disse já ter realizado 100 reuniões para discutir com o povo os problemas da cidade. A chapa conta com Izinho Brandão (PHS) como vice e com o apoio do PCdoB. De acordo com a senadora Fátima Bezerra, essa campanha está entre as prioridades do partido no Rio Grande do Norte.   

"Odon Jr. está entre os melhores da política do estado. Ele e Izinho conhecem os problemas de Currais Novos como as palmas da mãos", disse a senadora, sem poupar elogios à chapa intitulada "Renovação e Coragem".

Com simplicidade, Odon Jr., que está concluindo o segundo mandato de vereador, agradeceu aos que o apoiam nesse projeto. "Alguns me perguntam como farei essa campanha sem o aparato do poder econômico. Respondo que será como sempre fiz política, com os pés no chão, conversando de porta em porta e mostrando trabalho".

Senador José Agripino participa de convenção em Assu


O senador José Agripino, presidente nacional do Democratas, participou, nesta sexta-feira (29), da convenção que confirmou os nomes do médico Gustavo Montenegro Soares (PR) e da professora Sandra Alves (PMDB) a prefeito e vice, respectivamente, de Assu (RN). 

O evento foi realizado no ginásio do Colégio Caminho do Futuro e reuniu moradores da região, além de lideranças políticas, como o deputado estadual George Soares (PR).

sexta-feira, 29 de julho de 2016

“Lula é o tipo de político que precisa ser varrido para o lixo da história”, diz Rogério Marinho  

Não satisfeito em negar todas as acusações feitas pela Justiça e recorrer ao velho discurso do “eu não sabia de nada”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu protocolar, nesta quinta-feira (28), uma petição no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, alegando “falta de imparcialidade” e “abuso de poder”. A medida foi contestada pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB): “Lula acha que está acima da lei”.

 

Para Rogério Marinho, Lula chega ao fim de sua vida pública de forma melancólica. “Ele [Lula] que, em algum momento, representou na cabeça dos brasileiros a sensação de uma política nova, de uma política diferente, na verdade era o Cavalo de Troia, porque sempre foi, e a história demonstrou, alguém que esteve a serviço do aparelhamento do estado, da corrupção, do fisiologismo, do clientelismo, do atraso, do dogmatismo. Lula é o tipo de político que precisa ser varrido para o lixo da história, e isso vai acontecer em breve. Esse tipo de manifestação da parte dele só nos deixa mais confiantes de que essa aura, essa mitologia, está com os seus dias contados”, completou.

Escola Agrícola de Jundiaí capacita jovens aprendizes para o mercado

Em Natal e Mossoró, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem ofertado cursos profissionalizantes para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 24 anos através do Pronatec Jovem Aprendiz, permitindo que os participantes conquistem seu primeiro emprego no mercado de trabalho. 

Criado em 2015, o Pronatec Jovem Aprendiz é um desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que visa possibilitar a qualificação profissional e a entrada de jovens da rede pública de ensino no mercado. Além de ter acesso a um curso de qualificação profissional, o jovem aprendiz encontra na empresa a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo.

Durante o programa, o aprendiz em formação tem aula duas vezes na semana e três dias de trabalho que compreende uma jornada diária de trabalho de quatro horas, totalizando vinte horas semanais; As empresas remuneram os jovens com o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Nesta oferta do Pronatec, os jovens fazem cursos de formação inicial e continuada (FIC) organizados em itinerários formativos de ao menos 400 horas teóricas, com cursos cuja temática seja relacionada entre si e de complexidade progressiva.

De acordo com Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho, o Pronatec Jovem Aprendiz permite ao jovem a formação continuada. “Nesta modalidade do Pronatec trazemos um diferencial para os participantes, que é o itinerário formativo, que permite aos jovens a capacitação em vários cursos da mesma área e um certificado com a carga horária maior, além da inserção no mercado de trabalho em empresas de renome”.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ao lado senador José Medeiros, Rafael Motta prestigia Feirinha em Caicó

Pré-candidato do PSB a Prefeitura de Natal, o deputado federal Rafael Motta deu um tempo na agenda de reuniões na capital do Estado para prestigiar a tradicional Feirinha de Sant'Ana, em Caicó. No evento, o parlamentar circulou ao lado do senador caicoense José Medeiros, eleito pelo estado do Mato Grosso; do vereador Ivanildo do Hospital; do presidente municipal do PSB, Artur Maynard, e dos médicos Judas Tadeu e Deibi Dantas.

"A Feirinha de Sant'Ana é um evento que faço questão de prestigiar todos os anos, por ser uma referência cultural, gastronômica e religiosa da região. Aproveito a oportunidade para, também, rever amigos da região, como o Monsenhor Antenor e a liderança forte de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes", afirmou Rafael Motta. 

Em Caicó, senadora Fátima debate a federalização do Hospital Regional

Na semana em que acontece a tradicional Festa de Santana, a senadora Fátima Bezerra visitou a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN na manhã de hoje (28) e homenageou os servidores e estudantes: "Vocês estão fazendo história, pois a interiorização do curso de Medicina no RN começou por aqui".

Na ocasião, Fátima conversou com estudantes sobre a federalização do Hospital Regional de Caicó. "Antes do afastamento da presidenta Dilma conversamos com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sobre o processo de federalização. O projeto encontra-se no Ministério da Educação - MEC", explicou a senadora Fátima, que acredita na consolidação da medida.

Fátima Bezerra destacou ainda que um grupo de trabalho coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – que inclui representações dos estudantes, do governo estadual, da Ebserh e da Igreja – deve continuar lutando pela implantação do hospital universitário.

“Refirmamos aos estudantes o nosso compromisso de continuar lutando incansavelmente ao lado da reitora da UFRN, professora Angela Paiva, para consolidar o projeto da escola Multicampi de Ciências Médicas”, explicou a senadora ao detalhar que os próximos passos consistem na construção da sede da escola e na incorporação dos hospitais regionais de Currais Novos e Caicó a Ebserh.

Para o professor George Dantas, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, "não existe outro caminho para esse projeto inclusivo que não seja esse da democracia". Lara Valeska, representante do movimento #oSeridómereceumHU, lembrou que "um hospital universitário diminui custos de pesquisa, fortalece a nossa escola e atrai novos cursos".

PT, PCdoB e PHS unidos em Currais Novos com Odon Júnior para prefeito

Nesta sexta-feira (29), a partir das 16 horas, na sede da Associação Dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental – AMSO, o Partido dos Trabalhadores vai realizar sua convenção para homologar o nome do vereador Odon Júnior como candidato a prefeito de Currais Novos. Na ocasião, também serão homologadas as chapas proporcional e majoritária.

A convenção contará com a presença da senadora Fátima Bezerra, de lideranças do PT e demais partidos que formarão a coligação. Há mais de um ano, PT, PCdoB e PHS vêm construindo uma frente para discutir a cidade e construir um projeto político capaz de melhorar a vida do povo curraisnovense. As convenções do PCdoB e PHS também ocorrerão no mesmo dia.

Fátima Bezerra na tradicional feirinha de Caicó

Ao lado do pré-candidato a prefeito de Caicó João Braz (PCdoB), a senadora Fátima Bezerra fez seu tradicional passeio pela feirinha de Caicó, nos festejos de Sant'Ana, nesta quinta-feira (28). Quem também acompanhou a caminhada foram os jovens pré-candidatos a vereadores pelo PT, Lêda e Genar. 

À imprensa local, a senadora disse que as eleições no Seridó estão entre as prioridades do PT, além da campanha de Mineiro em Natal. O comentário inclui o pré-candidato a prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. 

Movimentos Sociais

Durante a feirinha, Fátima encontrou movimentos Fora Temer, MST e os jovens do #ValorizaOdonto que lutam pelo desentrave da lei que instaura o piso dos odontologistas.

KELPS FOI O ÚNICO ATÉ AGORA QUE APRESENTOU O VICE, A COLIGAÇÃO E O CONCEITO DA CAMPANHA.

O pré-candidato do Solidariedade, Kelps Lima, foi o único até agora entre os nomes que pretendem disputar a Prefeitura de Natal que apresentou concretamente os elementos necessários para realizar uma campanha eleitoral viável.

1 Kelps já tem a vice-prefeita da disputa: a atleta olímpica e especialista em gestão Magnólia Figueiredo;

2 Kelps já montou uma coligação com quatro partidos para disputar a Prefeitura: Solidariedade, PRTB (Partido Renovação Trabalhista Brasileiro), PRP (Partido Republicano Progressista) e PMN (Partido da Mobilização Nacional);

3 Kelps já tem o conceito da campanha: vai dizer à sociedade que não adianta mais acreditar em promessas mirabolantes, pois elas não vão acontecer, e que as pessoas precisarão escolher prioridades em uma gestão de quatro anos, e assumir junto com a gestão os ônus e os bônus dessas escolhas;

4 Kelps vai fazer uma campanha moderna, pelas redes sociais, sem uso de carro de som nem panfletos.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

EMENDA DE VIVALDO PERMITIRÁ PERFURAÇÃO DE 50 POÇOS TUBULARES EM CAICÓ, SERVIÇOS JÁ COMEÇARAM

O deputado Vivaldo Costa (PROS) comemorou em entrevista que já está em Caicó a máquina perfuratriz que estará perfurando poços tubulares nos bairros da cidade. Vivaldo disse que a confirmação foi dada pelo próprio governador, Robinson Faria (PSD). Serão 50 poços perfurados, o primeiro setor será a zona oeste. “Inicialmente a máquina vai para zona oeste e em seguida a todos os bairros de Caicó, obedecendo o critério humano e solidário indo primeiro onde estão mais precisando”.

Vivaldo agradeceu ao governador pelo empenho na liberação da emenda de sua autoria. O parlamentar destinou 800 mil reais para os serviços de perfuração de poços tubulares, através de dotação de recursos no orçamento do estado. “Pela eficiência no socorro aos que mais precisam, agradeço ao governador Robinson Faria, que autorizou esta minha emenda na hora certa. Como prestação aos serviços do meu mandato, fico feliz. Destinamos este valor através da secretaria de recursos hídricos. Serão 50 poços, se preciso mais poços serão perfurados”, contou.

Convenção do PSDB em Natal será na quinta-feira (04) no Atheneu

PSDB oficializará a candidatura da deputada estadual Márcia Maia a prefeita de Natal na próxima quinta-feira (04), no Ginásio Sílvio Pedroza, localizado no colégio Atheneu. Na oportunidade, também será definida a chapa de candidatos a vereador do partido para as eleições deste ano. A convenção começará às 14 horas e será encerrado às 18h.

 

Com a candidatura tucana em Natal, o PSDB do Rio Grande do Norte estará na disputa eleitoral pelas duas principais cidades do Estado. Em Mossoró, o partido já realizou convenção e confirmou o nome de Tião Couto na disputa pela Capital do Oeste. A legenda ainda terá candidaturas próprias em vários municípios, que estarão realizando suas convenções nos próximos dias.

 

Serviço

O quê: Convenção do PSDB em Natal

Quando: Quinta-feira (04/08/2016)

Onde: Ginásio Sílvio Pedroza – Colégio Atheneu

Horário: 14h às 18h

KELPS LEVA SECRETÁRIO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PARA VISITAR ASSENTAMENTO EM IELMO MARINHO  

Aproveitando a visita do Secretário Nacional do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Rosendo, ao Rio Grande do Norte, o deputado Kelps Lima promoveu uma reunião no Assentamento São Sebastião III, na Zona Rural de Ielmo Marinho.

José Ricardo Rosendo pertence aos quadros do Partido Solidariedade Nacional e na sua visita oficial ao RN foi até o município de Pedro Avelino entregar títulos rurais acompanhado de autoridades do Estado.

 

Após sair de Pedro Avelino, já em Ielmo Marinho, na presença do vereador Tarcísio Júnior e do Prefeito Ionaldo Souza, o Secretário José Rosendo se comprometeu a conceder o título definitivo de propriedade aos assentados da região.

terça-feira, 26 de julho de 2016

PSB Natal marca convenção para dia 4

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) Natal oficializou a data da sua convenção para o dia 4 de agosto, às 18h30, no Clube Albatroz. O evento tem como objetivo homologar a candidatura própria a Prefeitura de Natal, lançando o nome do deputado federal Rafael Motta, além dos nomes que vão concorrer a Câmara Municipal da Capital.

Senador José Agripino participa da Procissão de Sant´Ana em Currais Novos.

senador José Agripino participou nesta terça-feira (26) da Procissão de Sant´Ana de Currais Novos. A comemoração da festa é tradição há mais de 260 anos. Além disso, a importância dos festejos é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, conferido pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2010. 

Fátima critica desmonte no Ministério da Cultura  

A presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, senadora Fátima Bezerra, repudiou, nesta terça-feira (26), o desmonte que o governo interino está fazendo no Ministério da Cultura.

O Diário Oficial da União desta terça traz a exoneração de dezenas de servidores de órgãos estruturantes da pasta, como da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, da Diretoria do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados, da Secretaria de Articulação Institucional, da Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, da Secretaria de Políticas Culturais, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e da Secretaria do Audiovisual. "Além desses órgãos, já houve esvaziamento da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e da coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Na teoria, depois de muita resistência da cultura, o governo golpista recriou o Ministério da Cultura, mas na prática está destruindo a cultura e querendo deixá-la nos porões da Esplanada", afirmou.

Fátima ressaltou ainda que, como a maioria da classe artística e dos militantes da cultura se levantaram em defesa da democracia e contra o golpe, o governo interino vem fazendo retaliações. “O governo vem realizando retaliações, provocando retrocessos para a política cultural do país. Isto é deplorável! Esse é um gesto mesquinho de desrespeito e de perseguição aos servidores, que afeta toda a cultura brasileira. Somente um governo sem legitimidade popular tomaria atitudes dessa natureza”, ressaltou.

Fátima adiantou que irá propor uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para debater o assunto, especialmente sobre a área do livro, da leitura e da biblioteca. “ Essa não é uma política qualquer. O livro, a leitura e a biblioteca são áreas estratégicas para o desenvolvimento do país”, concluiu.

Governos do PT agiram como bárbaros e roubaram o povo brasileiro’, diz Rogério Marinho  

A crise enfrentada pela Petrobras, após a descoberta dos desvios bilionários patrocinados pelos governos do PT, foi o assunto principal do novo artigo do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, estado onde o problema causou o desemprego de mais de 20 mil pessoas.

 

“Os Governos do PT agiram como bárbaros, saquearam a maior empresa pública brasileira. Pior, canalizaram dinheiro da Petrobras para financiar ditaduras bolivarianas e campanhas políticas. Roubaram o povo brasileiro”, diz Rogério, após relembrar as delações da Operação Lava Jato.

 

Ainda de acordo com o parlamentar, a Petrobras valia em 2008 R$ 508 bilhões e tinha uma dívida de R$ 80 bilhões. Este ano, “fruto de uma administração temerária, corrupta, populista e incompetente dos Governos do PT”, a maior estatal do país vale R$ 120 bilhões e deve impressionantes R$ 500 bilhões. “Hoje é a segunda empresa de capital aberto mais endividada da América Latina”.

 

Reunião apresentará dados sobre uso de água de Barragem Comunitária no Perímetro Irrigado Sabugi  

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) realizarão nesta terça-feira (26) uma reunião na Vila II do Perímetro Sabugi, às 19 horas na escola da comunidade. Na reunião serão apresentados os usos de água da barragem comunitária, detalhe sobre as demandas e disponibilidades hídricas e definição da prioridade do uso da água.

 

Da reunião participarão além do CBH-PPA e Igarn, instituições como o Seapac, DNOCS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Comunitária, Secretaria de Agricultura de Caicó, Ministério Público Federal, além de moradores da Vila II do Sabugi e usuários de água da barragem.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Governo do Estado entrega 400 títulos de terra nesta terça- feira (26)

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), vai realizar a entrega de 400 títulos de propriedade de terra a agricultores familiares dos municípios de João Câmara e Jardim de Angicos. O evento será nesta terça- feira (26), na Base Experimental Terras Secas (Emparn), em Pedro Avelino, às 9h.

Este trabalho de regularização fundiária é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e está contemplando treze municípios da região do Alto Oeste e do Mato Grande do estado. São eles: Venha- Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, São Miguel do Gostoso, Jardim de Angicos e João Câmara.

“Nossa primeira entrega está sendo nestes municípios do Mato Grande, pois foi neles dois que iniciamos as atividades de regularização previstas no convênio com o MDA”, falou o secretário da Seara, Raimundo Costa. Além destes 400 títulos que serão entregues, a meta da secretaria é que até o final deste ano, sejam entregues mais 500 documentos, desta vez, para a região do Alto Oeste.

A emissão e entrega dos títulos de terra para o agricultor familiar concede segurança jurídica e, além disso, a oportunidade do trabalhador rural acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento no campo, como por exemplo, acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar atividades de investimento e custeio para produção em sua terra, fortalecendo a agricultura familiar.
 
Além dos títulos, será entregue também uma Unidade Operacional Móvel de Georreferenciamento (NOM), também fruto de parceria entre o MDA e o Governo do Estado.

Assembleia Cidadã leva lazer e saúde para alunos de escola estadual de Natal

A Assembleia Cidadã deu início, nesta segunda-feira (25), as atividades socioeducativas dentro do projeto “Lazerania”, na Escola Estadual Castro Alves, em Natal. Além de de cidadania e lazer, serviços e ações preventivas na área da saúde, como triagem nutricional, palestras, atendimento individual de saúde bucal para os alunos e atendimento individual de fonoaudiólogo para professores foram oferecidos.

"Trabalhos realizados no Brasil recentemente mostraram um aumento significativo da obesidade entre crianças e adolescentes, tornando um problema de saúde pública. Com a obesidade, problemas como dislipidemia e hipertensão arterial em uma faixa etária também tem aumentado. Por isso, estamos realizando uma triagem nutricional com os alunos”, explica a coordenadora do projeto, Magaly Cristina.

De acordo com a médica da Assembleia Cidadã, Kaline Lucena, a proposta é detectar alterações nutricionais para melhor orientação dos alunos, além de fazer a avaliação de hipertensão arterial, que é uma doença silenciosa, afetando vários órgãos ao longo dos anos e ocasionando doenças cardiológicas, renais e neurológicas.

O Deputado Nelter Queiroz participou da convenção em Equador, que homologou os nomes da prefeita Noeide Sabino e de seu vice, Joady Gomes .

O deputado  Nelter Queiroz participou ontem no ginásio Gilson Dantas Valentim, em Equador, da convenção que homologou os nomes da prefeita Noeide Sabino (DEM) e de seu vice, Joady Gomes (DEM), candidatos à reeleição pela coligação “o povo quer Equador cada vez melhor”.

A convenção reuniu uma multidão. Várias lideranças estaduais e a população presente mostraram a força da prefeita Noeide e de seu vice Joady. Pude sentir de perto a alegria, a vibração e o desejo de continuidade.

Todos que estavam lá reconhecem e aprovam as mudanças implementadas no município através do trabalho desenvolvido pela prefeita Noeide, por seu vice Joady, pelo ex-prefeito Zenon e por todos os vereadores que integram a coligação.

Hoje, Equador, sem dúvida alguma, é uma cidade bem melhor de se viver de que há quatro anos atrás, por isso, teremos uma grandiosa vitória em outubro!

Novos alunos de Medicina participam de Aula Inaugural em Caicó 

Quarenta novos alunos participaram durante esta segunda-feira, 25, da Aula Inaugural da terceira turma da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó.  Mais de 90% dos novos estudantes de Medicina no Seridó são de municípios da região, conforme a política de expansão regional da instituição. Isso não quer dizer que pessoas de fora do RN sejam excluídas. Três deles, por exemplo, são paulistas: Victor Chausea, Gabriele de Lima Rosa e Caroline Xavier da Silva. Um paraibano, o jovem José Moreira de Nóbrega Neto, também faz parte da turma.

 "O mais inovador na política de formação de médicos pela EMCM é contribuir para promover o desenvolvimento regional. Daí porque adotamos estratégias de seleção que priorizem egressos da região", anunciou o professor George Dantas, diretor da Escola, à nova turma.

Ao historiar a criação da EMCM e posteriormente apresentar os docentes, George Dantas detalhou as políticas de apoio estudantil praticadas na instituição, como bolsas e auxílios Moradia, Transporte, Creche, Alimentação e Atividades Específicas.
"Nossa meta é formar os melhores médicos do mundo, e isso só poderá ser feito com a participação de todos, como comunidade acadêmica, políticos e a sociedade seridoense", afirmou o diretor ao encerrar as atividades da manhã. No período da tarde os alunos compartilharam depoimentos sobre a escolha da profissão, a expectativa e os sonhos que levam às cadeiras da universidade.

As revelações desse momento foram surpreendentes, como o hábito de assistir desde criança a filmes que abordavam a Medicina, ou o nervosismo durante a fase preparatória para o processo seletivo. A maioria, no entanto, destaca o incentivo e apoio dos pais à opção de estudar Medicina no interior. Os jovens se mostram conscientes das condições precárias de atendimento à saúde da população mais carente do país.

A semana de acolhimento à nova turma de Medicina da EMCM de Caicó é coordenada pelas professoras Ádala Natal de Souza Neta e Liliana Pereira Braga, que buscam apresentar a instituição e promover interação entre os novos alunos. Entre as estratégias para estimular o trabalho em equipe, por exemplo, os universitários aprenderam a atravessar em um rio caudaloso, passando sobre pedras, em que cada um dependia da experiência e do empenho do outro.

A primeira turma da EMCM iniciou os estudos em Julho de 2014. Atualmente, são 120 alunos e um corpo docente composto por 46 professores, entre estes 11 doutores. A Escola possui 55 residentes neste ano, com previsão de que o número seja estendido para 112 em 2017. 
Foto: Cícero Oliveira

PMDB de Serra Negra declara apoio à pré-candidatura de Serginho Fernandes 

O PMDB de Serra Negra do Norte é mais um partido a declarar apoio a pré-candidatura de Serginho Fernandes (PSDB) a prefeito da cidade. O anúncio partiu do próprio presidente peemedebista no município, Flávio Bezerra, que também lançou sua pré-candidatura à Câmara Municipal, ao lado de Fábio Henrique.

"Estamos oferecendo esse apoio a Serginho, por entender que nessa atual conjuntura política do nosso município, ele é o nome mais preparado para conduzir os destinos de nossa terra. Tem experiência e tem, sobretudo, conhecimento de causa para solucionar os problemas municipais", disse Flávio Bezerra.

"É com grande emoção que recebo esse apoio político do PMDB. Primeiro pela sua história partidária, segundo, pelos quadros políticos que o compõem. Só vem a somar para o nosso projeto, que na verdade, é voltado para fazer de Serra Negra uma nova cidade", disse Serginho.

Regularização de barragens no Rio Espinharas será discutida durante reunião em Serra Negra do Norte

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e a Agência Nacional de Águas (ANA) realizarão nesta quinta-feira, dia 28 uma reunião sobre regularização das barragens sucessivas construídas no rio Espinharas, no município de Serra Negra do Norte. A reunião está marcada para ser iniciada as 9 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

A reunião contará com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, IGARN, Prefeitura e Câmara, Sindicato Rural, ADESE, Ministério Público Federal e estadual, e das comunidades Curral Queimado, Conceição, Arapuá, Rolinha, Barra da Maniçoba, Torrões, Pitombeira, Boa Vista, Barra de São Pedro e COAP.

 

Na ocasião, serão apresentadas as características das barragens e dos usos da água na região; procedimentos para regularização das barragens junto à ANA; aspectos relacionados à segurança das barragens – Lei 12.334/2010, além de regras para uso da água acumulada nas barragens. Antes da reunião, nesta terça e quarta-feira, técnicos em segurança de barragens da ANA estarão vistoriando cada reservatório, para atualizar as informações que serão apresentadas durante a reunião.

domingo, 24 de julho de 2016

Ezequiel Ferreira participa da festa de homologação da chapa Dr. Tiago e Drª Guia, em Parelhas

Em Parelhas, distante 232 quilômetros da capital, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, participou no final da tarde deste domingo (24), do lançamento por parte do grupo de oposição da pré-candidatura a prefeito de Dr. Tiago Almeida, e de sua vice, Drª Guia. O evento foi no ginásio Ovídio Dantas, no centro da cidade, que ficou completamente tomado pelos apoiadores que vestiram-se de vermelho, a cor predominante da campanha de Dr. Tiago, que tem como lema: “Vai começar um no tempo”.

“Na política as pessoas tem que ser jovens não só na idade, mas também nas ideias. E Dr. Tiago além de ser jovem na idade é também jovem nas ideias. Dr. Tiago está preparado para administrar Parelhas. Como médico Dr. Tiago cuida das pessoas, dos mais simples, é conhecedor das ruas, bairros e comunidades rurais de Parelhas fazendo o atendimento junto ao povo”, destacou Ezequiel Ferreira.

A aliança em torno dos nomes dos médicos é composta pelos seguintes partidos: PSDB, PSD, PR, PP, DEM, PSB, PRB e Solidariedade. Dr. Tiago Almeida é ortopedista, será candidato pela primeira vez e é uma das principais apostas do partido Democratas no RN. A companheira de chapa de Dr. Tiago é a dentista Drª Guia do PR.

Ao chegar à cidade de Parelhas, Ezequiel Ferreira de Souza foi recepcionado por lideranças de vários municípios da região Seridó. Entre elas: Amazan Silva (Jardim do Seridó), Judas Tadeu (Caicó), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Eurinete Santos (Ouro Branco), Hudson Pereira (Santana do Seridó), além de Dr. Tiago e Drª Guia de Parelhas.

Também participaram da convenção que homologou os nomes de Dr. Tiago e Drª Guia para administrar Parelhas, o senador José Agripino (DEM), o deputado federal, Felipe Maia (DEM), o ex-deputado federal, João Maia (PR), e o deputado estadual, Vivaldo Costa (PROS).

Ezequiel Ferreira apoia chapa Joãozinho e Ana Maria, em Cerro Corá

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), visitou Cerro Corá, distante 180 quilômetros da capital, na região Seridó, na manhã deste domingo (24) para participar da vibrante convenção que homologou a chapa: Joãozinho (PMDB), prefeito, e Ana Maria (PR), vice, no Cine Canário, na coligação Todos Unidos por Cerro Corá.

"Estamos vivenciando um momento no país que é hora de darmos as mãos. Agora é hora de acertar. Cerro Corá está nesse caminho trazendo alguém que tem competência e responsabilidade como Joãozinho. A união de Joãozinho e Ana Maria é a junção que tem a cara do povo de Cerro Corá que é sério, trabalhador e honesto", frisou Ezequiel Ferreira, ao lado do atual prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges (o Novinho), (DEM) do deputado federal Walter Alves (PMDB), do Secretário de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Francisco Canindé de França (PCdoB).

Em Cerro Corá o candidato a prefeito é o atual vice-prefeito, Joãozinho, João Batista de Melo Filho. A Coligação recebe o apoio do atual prefeito, Novinho, e já tem a participação do PSDB, PMDB, DEM, PR, PRB, PCdoB, Solidariedade, PDT e PROS.

A coligação Todos Unidos por Cerro Corá apresentou 16 nomes para disputar 9 vagas na Câmara Municipal da cidade. O candidato Joãozinho já administrou Cerro Corá por 4 vezes, é casado, administrador e a sua vice Ana Maria é ex-vereadora, foi vice-prefeita e sindicalista. Cerro Corá tem 8.586 eleitores.

Rafael Motta participa de convenções em Riachuelo e Poço Branco

O deputado federal Rafael Motta (PSB) participou na noite deste sábado (23) das convenções para as eleições 2016 nos municípios de Riachuelo e Poço Branco. Em Riachuelo, o parlamentar apoia a candidatura a reeleição da prefeita Mara (PMDB), enquanto em Poço Branco, Rafael Motta caminha ao lado de Edinho (PEN). 

Nos eventos, o deputado Rafael Motta aproveitou para prestar contas sobre o mandato federal e falar sobre a destinação de emendas parlamentares para a saúde e pavimentação dos municípios. 

ITAJÁ: EM CONVENÇÃO, GEORGE SOARES DECLARA APOIO A ALAOR PESSOA


Em convenção realizada na cidade de Itajá, neste sábado (23), o Partido da República, no qual sou vice-presidente estadual e possui três vereadores na Câmara Municipal Itajaense, Marcondes, Neto de João Silva e Geraldo, declarou apoio ao projeto de Alaor Pessoa e de sua vice, Ednalva.

Acreditamos na mudança da nova política e Alaor tem pensado em melhorar a vida dos nossos conterrâneos de Itajá.

GARIBALDI PARTICIPA DE CONVENÇÃO PMDB E APOIA DE NOME DO VEREADOR ROSANO TAVEIRA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM PARNAMIRIM.


O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) participou, neste sábado (23), da convenção municipal do PMDB de Parnamirim , na região Metropolitana de Natal. O evento serviu para apresentar os nomes dos pré-candidatos a vereador da legenda e declarar apoio à pré-candidatura do vereador Rosano Taveira (PRB), a prefeito da cidade.

Garibaldi lembrou do trabalho prestado pelo PMDB a Parnamirim com seus vereadores e lideranças, citando em especial a participação histórica do ex-prefeito Agnelo Alves. Além disso, o senador afirmou que o partido sempre foi um parceiro da atual administração, liderada pelo prefeito Maurício Marques e se colocando a disposição do candidato Taveira.

“Parnamirim me traz boas lembranças, principalmente de Agnelo. Ele mesmo me dizia que esta cidade trabalha para o futuro das gerações e tenho certeza que, como Maurício, o vereador Taveira fará um excelente trabalho pensando no futuro. O PMDB está aqui hoje para comprovar o apoio a ele. Assim como foi Agnelo e Maurício, eu sempre estarei a disposição dele para fazer uma Parnamirim melhor”, disse Garibaldi.

O senador citou que sua amizade com o Taveira não é dos dias atuais, lembrando que este fez parte da segurança pública, no Gabinete Militar, quando foi governador do Rio Grande do Norte.

Rosano Taveira é coronel aposentado da Polícia Militar do RN e vereador por Parnamirim, onde alcançou a presidência da Câmara Municipal.

Rogério participa de convenção do PSDB em Severiano Melo

Após confirmar a candidatura de Tião Couto em Mossoró, o deputado federal Rogério Marinho prestigiou a convenção do partido em Severiano Melo, onde o PSDB terá o candidato a vice-prefeito Chico Filho na chapa encabeçada por Jacinto Carvalho (Solidariedade).

PSDB oficializa candidatura de Tião Couto a prefeito de Mossoró

Em uma convenção bastante prestigiada, que lotou o ginásio do Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO), o PSDB oficializou neste sábado (24) a candidatura de Tião Couto a prefeito de Mossoró. O evento contou com a presença do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, e dos líderes do PR na Capital do Oeste, Marcelo Rosado e Jorge do Rosário, que deverá ser confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa em convenção dos republicanos, no próximo final de semana.

"A política está em xeque. Mas Tião está aqui para dizer que, com ele não. Tião e Jorge do Rosário têm as mãos limpas, não precisam fazer acordos por debaixo do tapete, não precisam ser serviçais dos poderosos", disse Rogério Marinho, enaltecendo o histórico vitorioso de Tião na iniciativa privada. "É possível sim mudar Mossoró", completou o parlamentar.

Em seu discurso Tião lembrou sua infância pobre e sua luta para vencer na vida como empreendedor. Acompanhado da família, e abraçado a sua mãe, ele disse que Mossoró quer mudar de verdade, não mais elegendo políticos de carreira e sem compromisso com o povo. "Mossoró quer um prefeito que cuide bem do dinheiro do povo, que seja sincero e que eleja prioridades para atender as reais necessidades da população".

Além do PSDB, o PRP também realizou sua convenção neste sábado confirmando a aliança entre ambos. Na ocasião foram homologadas também 50 candidaturas a vereador. No próximo final de semana, quando o PR deverá confirmar sua presença na coligação, também é esperado o apoio do PSL a Tião.

Foto :Allan Phablo

sábado, 23 de julho de 2016

Jandaíra: pré-candidato a prefeito Reginaldo Dantas terá vice do PR  

Está definida a chapa do pré-candidato a prefeito de Jandaíra, Reginaldo Dantas (PSDB). Nesta sexta-feira (22), foi anunciado o nome de Gileno Gomes (PR) como seu pré-candidato a vice-prefeito. A união foi oficializada após articulação do atual vice-prefeito, Marcone Bezerra, que abriu mão da vaga para o fortalecimento do grupo.

 

Gileno Gomes é apontado como a renovação da política de Jandaíra, além de contar com grande simpatia da população. "Nossa chapa fica ainda mais fortalecida com a vinda de Gileno. Em breve, a população de Jandaíra poderá conhecer nossas ideias e vamos mostrar que realmente nossa cidade pode ser muito melhor para todos", disse Reginaldo Dantas.

 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

MAGNÓLIA FIGUEIREDO É PRE-CANDIDATA A VICE-PREFEITA DE NATAL NA CHAPA DE KELPS  

A atleta olímpica mais famosa do Rio Grande do Norte, Magnólia Figueiredo, filiada ao partido Solidariedade, é pré-candidata a vice-prefeita de Natal na chapa majoritária encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Kelps Lima, pelo partido Solidariedade.

A indicação de Magnólia segue alguns critérios estabelecidos pelo partido
Solidariedade na capital: 1 consolidar a estratégia de não lotear a máquina pública de Natal a partir de acordos pré-estabelecidos antes da eleição; 2 ter pessoas sérias e competentes para assumir cargos decisivos na máquina pública municipal.
 
Magnólia é Formada em Educação física pela UFRN, pós graduada em gestão, cursou administração, economia, é servidora pública municipal e estadual de carreira e tem experiência administrativa em cargos ligados ao esporte, coordenando delegações do Brasil internacionalmente, além de participar regularmente de bancas examinadoras de concursos públicos em vários Estados do Brasil.

"A pré-candidata a vice do nosso partido tem um currículo tão qualificado que nos orgulha fazer essa apresentação aos natalenses", comemora o deputado Kelps Lima.

EAJ divulga edital de seleção de profissionais que atuarão no PRONATEC

Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenação do PRONATEC/Escola Agrícola de Jundiaí está com inscrições abertas para o edital Nº 6/2016-EAJ. O Processo Seletivo Simplificado visa o credenciamento temporário de profissionais para atuação como bolsistas nos cursos PRONATEC JOVEM APREDIZ/EAJ/UFRN. São oferecidas três vagas com lotação no município de Mossoró.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições pessoalmente ou por meio de representante legal até o dia 29 de julho, das 08h às 12 horas, exclusivamente, na Secretaria da Coordenação do Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, localizada na Direção da Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN.

Os interessados devem apresentar no ato da inscrição um envelope lacrado com cópia dos documentos de identificação (RG e CPF), além de diploma de escolaridade, histórico das disciplinas cumpridas no curso de nível superior, currículo profissional reduzido e comprovações de experiência profissional. 

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção e constará de duas fases de caráter classificatório, através da análise documental entregue e entrevista técnica. Mais informações: http://www.pronateceajufrn.com.br/ 

Serginho reúne multidão para encontro com a juventude tucana em Serra Negra  

Pré-candidato a prefeito de Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes (PSDB) reuniu uma verdadeira multidão no clube Ibiúna nesta quinta-feira (21), durante o primeiro encontro com a Juventude Tucana. Na oportunidade, os participantes tiveram a chance de debater e apresentar sugestões para alguns dos principais problemas da cidade.

 

“O encontro foi fundamental para ouvirmos os questionamentos da população e apresentarmos nosso pensamento sobre os mais variados temas, como educação, turismo, segurança. A população de Serra Negra está ansiosa por mudanças, e está chegando a hora do nosso povo mostrar que a cidade merece muito mais”, disse Serginho.

 

Vários trechos do evento estão disponíveis em vídeo na página de Serginho no facebook (www.facebook.com/serginhosnn).

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lula virá a Natal fazer campanha para Mineiro  

Em reunião com a senadora Fátima Bezerra e com o pré-candidato a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, realizada na quarta-feira (20), em São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que vai participar com “todo o gás” da campanha deste ano em todo o país. Lula anunciou que Natal está dentro das prioridades do partido, e, por isso, já na segunda quinzena de agosto estará no RN pedindo votos para Mineiro.

 

Para o ex-presidente Lula, “seja como militante, dirigente partidário, vereador ou deputado estadual, Mineiro sempre demonstrou compromisso com a cidade. Pela sua trajetória e preparo, Mineiro está credenciado a ser candidato a prefeito de Natal representando o PT nessas eleições. Ele é um estudioso da cidade, conhece bem os problemas e os anseios dos natalenses, por isso está a altura para participar do debate qualificado, e, caso eleito, implantar uma gestão moderna, inovadora que responda os desafios e traga soluções”, frisou.

 

Sobre 2016, Lula disse que vem acompanhando intensamente a agenda político-eleitoral. O ex-presidente convocou militância e simpatizantes a levantarem a cabeça, ir às ruas para enfrentar o debate na defesa do partido e dos legados dos governos do PT. “Não temos que baixar a cabeça, muito pelo contrário, temos que continuar respondendo com altivez essa campanha de ataques ao PT financiada por aqueles que no fundo nunca aceitaram o processo de transformação social que mudou a vida dos brasileiros. Não tem como negar a contribuição que o PT deu ao Brasil nos últimos 13 anos”, reforçou.

 

O legado a que Lula se refere e que o PT mostrará a população durante a campanha está expresso em todas as áreas, tais como o combate à corrupção com a criação da Controladoria Geral da União – CGU e do Portal da Transparência; fortalecimento da Polícia Federal e da Advocacia Geral da União – AGU; ampla independência ao Ministério Público; lista tríplice para nomeação de procuradores-gerais da República; criação da Lei de Acesso à Informação, Lei que regulamenta o Conflito de Interesses, Lei de Combate à Corrupção, Nova Lei de Lavagem de Dinheiro, Lei que pune as Organizações Criminosas, Lei que reestruturou o CADE, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

 

Nas demais áreas, destaque para a expansão e interiorização das universidades, programa Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, valorização do salário mínimo, etc.

 

Sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Lula afirmou categoricamente que continua esperançoso de que o Senado reverta “essa grande injustiça, essa tentativa de golpe contra uma presidenta honesta e principalmente contra a democracia”.

 

Antes do encontro com o ex-presidente, Mineiro e Fátima se reuniram com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, que ressaltou a importância da candidatura de Mineiro para o partido. "Mineiro representa a renovação da política e também uma maior transparência e eficácia na gestão. Além disso, é quem melhor conhece os problemas e as soluções para Natal", disse Rui.

 

“Saímos muito felizes com a posição do PT Nacional. O PT destacou a importância das eleições em Natal elencando a candidatura de Mineiro como uma das principais prioridades para a agenda eleitoral 2016. E a vinda de Lula fortalece ainda mais a luta, motiva e mobiliza militantes, aliados e simpatizantes. Esse apoio da Direção Nacional foi uma demonstração clara de que a campanha de Mineiro não será apenas para demarcar posição e sim irmos para o segundo turno e ganharmos as eleições de Natal”, avaliou a senadora Fátima Bezerra.

Ezequiel Ferreira mobiliza força-tarefa em prol do Hospital de Currais Novos

Dando continuidade à busca de soluções para as demandas do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), nesta quinta-feira (21), no gabinete da presidência, intermediou e cobrou medidas efetivas para a obstetrícia, clínica médica, traumatologia, fornecimento de insumos e aumento de cota de combustíveis para os veículos da unidade hospitalar que é referência para a região Seridó.

“Mesmo diante das dificuldades financeiras, entendo que o Governo do Estado deve priorizar os setores de saúde, segurança e pagamento dos servidores. No caso do Hospital de Currais Novos se estabeleceu uma força-tarefa com a cooperação da Sesap, da prefeitura de Currais Novos e da secretaria de saúde do município. E as soluções já estão sendo encaminhadas”, destacou o presidente da Assembleia na reunião que contou com a participação de Denise Aragão, secretária adjunta da Saúde do Estado, do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha (PSDB), da secretária de saúde de Currais Novos, Sueleide Pinheiro, o diretor administrativo do hospital, Alex Gomes, e Rafael Apolônio, coordenador hospitalar da Sesap.

A secretária adjunta da Saúde Pública, Denise Aragão, colocou a estrutura da Sesap a disposição para agilizar as ações e medidas necessárias e emergenciais para melhorias no Hospital. “A clínica médica foi resolvida assim como os exames laboratoriais. As escalas de obstetrícia e traumatologia estão com os recursos assegurados e é necessário agora o profissional médico para recompor as escalas. E quando aos insumos a logística será revista e a cota e combustível para o hospital foi ampliada de 50 para 70 litros”, pontuou a secretária adjunta de Saúde Pública do Estado.

O prefeito Vilton Cunha (PSDB) se mostrou satisfeito com o empenho pessoal do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, para resolver as demandas do Hospital Regional. “O esforço de Ezequiel Ferreira tem sido importantíssimo para que a Secretaria Estadual de Saúde se sensibilize para nossos problemas. E a prefeitura será parceira para somar esforços na busca do bem comum da população”, disse o prefeito.

A secretária municipal de saúde de Currais Novos, Sueleide Pinheiro, vai agilizar os processos que serão encaminhados à Sesap, com o apoio de um servidor da Secretaria de Estado. “Historicamente temos carência de profissionais. Mas vamos dar as mãos e encaminhar soluções”, enfatizou, para isto será feito um levantamento de uma série histórica de procedimentos para, se for o caso, rever a lotação do quadro de médicos e o padrão da unidade hospitalar.

 

O Hospital Regional Dr. Mariano Coelho realiza atendimento de urgências clínica infantil e adulta, cirúrgicas, obstétricas e traumatológicas, com 96 leitos cadastrados. Mensalmente são servidas 16 mil refeições mensais, mais de 300 internações e cerca de 4 mil atendimentos na urgência.

CBH e ANA discutem aprovação de Termo de Alocação de Águas nesta quinta-feira em Açu  

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA) e a Agência Nacional de Água (ANA) retomaram esta semana a série de reuniões em municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de discutir termos de alocação de água em reservatórios da região. Para estas reuniões, são convidadas várias instituições, usuários e irrigantes de água e a sociedade em geral.

 

Na terça-feira (19) a reunião aconteceu em Cruzeta, no auditório do Sindicato Rural. Já nesta quinta-feira (21) será a vez da reunião acontecer no auditório da UERN em Açu, das 8 as 12 horas. No caso de Açu a discussão será sobre reservatório Armando Ribeiro Gonçalves e Rio Piranhas\Açu.

 

Nas reuniões, além da apresentação sobre os usos da água na região; detalhe sobre as demandas e disponibilidades apresentadas; apresentação de regras gerais sobre os usos no reservatório e na jusante; também é debatido proposta de marco regulatório e alocação de água 2016-2017.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

TERCEIRO PARTIDO SE UNE À PRÉ-CANDIDATURA DE KELPS

Agora são três partidos que declararam apoio público à pré-candidatura do advogado Kelps Lima a Prefeito de Natal.

Hoje foi o PMN, através do seu presidente, Canindé Alves, que disse sim à intenção de Kelps de modernizar a gestão pública no município de Natal.

Antes do PMN outros dois partidos já haviam declarado apoio a Kelps, o PRP e o PRTB.

Em reunião com ministro, Rafael Motta solicita investimentos para Terminal Salineiro de Areia Branca

O deputado federal Rafael Motta (PSB) esteve na noite desta terça-feira (19) reunido com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, para tratar sobre melhorias na infraestrutura do Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto-Ilha. Na ocasião, o parlamentar relatou ao ministro o problema para escoar a produção de sal da região salineira do Rio Grande do Norte que abrange além de Areia Branca os municípios de Macau, Galinhos, Grossos e Mossoró. 

O Porto-Ilha não está conseguindo comercializar toda a sua produção do sal por falta de maquinário adequado para escoar o produto. Por isso, os produtores de sal estão perdendo compradores para o Chile.

“O Porto-Ilha precisa de equipamentos adequados e receber mais estrutura para melhorar o escoamento do sal. O RN é o maior produtor de sal do Brasil e Macau, Grossos, Galinhos e Mossoró devem continuar na linha de crescimento no que diz respeito ao setor salineiro. Não podemos deixar esse porto ser subutilizado, temos que corrigir essa situação e criar mecanismos para que a atividade salineira seja valorizada no nosso Estado”, disse Rafael Motta.

Durante a reunião, o ministro Maurício Quintella se comprometeu a incluir mais investimentos para melhorar a infraestrutura do Porto-Ilha e corrigir a situação de subutilização do terminal salineiro.

 

terça-feira, 19 de julho de 2016

UFRN divulga edital para reocupação de vagas residuais 2017.1

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou na última segunda-feira, 18, o edital de processo seletivo para reocupação de vagas residuais. São oferecidas 440 vagas nos cursos de graduação da UFRN, distribuídas entre os campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos. As inscrições serão realizadas de 8 a 29 de agosto, exclusivamente via internet, no endereço www.comperve.ufrn.br.

Podem concorrer os candidatos com vínculo ativo em curso de graduação pertencente à instituição nacional de nível superior, portadores de diploma ou certificado de conclusão de graduação em curso reconhecido, além de ex-alunos  de  graduação  da  UFRN  que tiveram  o  programa cancelado nos períodos 2012.1 a 2016.2.

As provas serão realizadas na data provável de 25 de setembro, e o resultado final do certame será divulgado na data provável de 16 de novembro de 2016. O edital e as demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Comperve.

OUTRO PARTIDO ANUNCIA APOIO AO PROJETO DE KELPS. 

Na manhã desta terça-feira, 19 de julho, o PRTB, através do seu Presidente Lauro Lima, anunciou apoio à pré-candidatura de Kelps a Prefeito de Natal. 

Agora já são dois partidos aliados à pré-candidatura do Solidariedade. Ontem o PRP - Partido Republicano Progressista, já havia anunciado que vai defender o nome de Kelps na disputa majoritária em Natal.

Novos superintendentes da Ebserh e MEJC visitam UFRN

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, recebeu o novo superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, em reunião na segunda-feira, 18. O professor foi acompanhado da sua sucessora na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Sônia Barreto, que tomará posse da superintendência do hospital na próxima segunda-feira, 25, às 9h, no auditório da MEJC.

O assessor para acompanhamento das ações dos hospitais universitários, Juarez da Costa Ferreira, também esteve presente no encontro que ainda tratou de futuras reuniões para definir a pauta de trabalho entre UFRN e Ebserh.

Foto: Cícero Oliveira

 

Nelter Queiroz propõe divulgação da campanha Julho Amarelo

Com base no mês instituído como ‘Julho Amarelo’, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) solicitou à secretária estadual de Saúde Pública, Eulália Alves, a realização de uma campanha educativa na mídia e nas repartições públicas de competência do governo estadual, visando a conscientização da população do Rio Grande do Norte sobre os malefícios das hepatites virais causados à saúde humana. O requerimento do parlamentar apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa também foi encaminhado ao governador Robinson Faria.

“De nossa autoria, a lei número 9.969, de 28 de julho de 2015, instituiu o mês “Julho Amarelo” no calendário oficial do Estado, com a finalidade de possibilitar a conscientização da população”, justificou o deputado.

O deputado Nelter Queiroz, quando apresentou a lei no ano passado, justificou que a intenção era que o mês de julho seguiria a mesma linha das campanhas ‘Outubro Rosa’, com ações de prevenção ao câncer de mama, e ‘Novembro Azul’, com ações de conscientização à classe masculina para se prevenir contra o câncer de próstata.

Fonte: ALRN

Projeto de Rogério Marinho, Metrópole Digital divulga edital para 1.680 vagas  

O Instituto Metrópole Digital (IMD), projeto criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e implantado com sucesso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou nesta segunda-feira (18) edital do seu novo processo seletivo para o Curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação. Ao todo, estão sendo oferecidas 1.680 vagas para ingresso em 2017, nos polos Natal (1.200), Mossoró (160), Caicó (200) e Angicos (120). Os cursos serão distribuídos em três turnos (manhã, tarde e noite).

 

Segundo Rogério Marinho, “o Metrópole Digital já é uma realidade e ainda tem muitos frutos a dar para o RN”. “Nossa expectativa é que o projeto cresça a cada ano e se consolide como uma referência nacional em tecnologia da informação. Hoje, Natal já está inserida no mapa deste mercado de trabalho, que é o que mais cresce no mundo”, disse o deputado, responsável por destinar quase R$ 45 milhões em emendas parlamentares para viabilizar o IMD.

 

Para se inscrever, os candidatos precisam acessar o site da comperve (www.comperve.ufrn.br), a partir do próximo dia 1º de agosto. As inscrições serão encerradas no dia 29 de agosto e a taxa para participar do processo seletivo é de R$ 30,00.

 

Somente poderão participar do processo candidatos que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio, sendo que estes serão divididos em duas faixas: uma para os nascidos entre 1º e janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2001; e os demais para os nascidos até 31 de dezembro de 1995.

 

Mais uma vez, 70% das vagas do concurso serão destinadas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino fundamental em escolas públicas. A previsão é que as provas ocorrem no dia 25 de setembro, com o resultado final sendo divulgado em 21 de outubro.

 

Confira no link a seguir o edital para mais um processo seletivo do Metrópole Digital:http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/metropoledigital/2017/documentos/edital_20160718.pdf.

Em Mossoró, Fátima Bezerra participa da aula inaugural do curso de Medicina da Ufersa  

A senadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou na noite dessa segunda-feira (18) a aula inaugural do curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no campus de Mossoró. A primeira turma do curso de Medicina tem 40 alunos. O número de vagas deve aumentar para 60 em 2017. A Ufersa também implantará o curso em Assu.

A senadora Fátima Bezerra falou da alegria do sonho realizado. "Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que a exemplo da UFRN, a Ufersa também realizasse seu sonho, o de ampliar acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina".

O reitor da Ufersa, professor Arimatea Matos, relembrou o processo que resultou na instalação do curso de Medicina em Mossoró. O reitor fez questão de agradecer, na sua fala, o papel essencial que a senadora Fátima teve para a conquista do curso.

Representando a reitora da UFRN, o professor George Dantas (diretor da Escola Multicampi de Medicina do RN) também frisou o empenho da senadora Fátima no processo de expansão e interiorização do ensino superior no RN. "Sem o empenho da senadora a gente não teria conseguido trazer os cursos de Medicina para a Ufersa e UFRN", disse George.

"O curso de medicina na Ufersa é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude", disse Fátima.

Por fim, ela chamou atenção ainda para iniciativas do governo ilegítimo de Temer, como a PEC que prevê a desvinculação orçamentária dos gastos sociais.
 
Agenda política
Ainda em Mossoró, Fátima participou de encontro municipal do PT que teve o objetivo definir a política de alianças e a tática eleitoral nas Eleições 2016. Participaram da atividade os pré-candidatos(as) a vereador(a), o pré-candidato a prefeito Gutemberg Dias (PCdoB), além da militância.

"Quero expressar a minha alegria e entusiasmo ao constatar que o PT e o PCdoB decidiram seguir juntos nessa jornada", frisou a senadora Fátima Bezerra durante o encontro.

Na ocasião, Fátima Bezerra rememorou a história de parceria e de luta entre os partidos. "O PCdoB, mais do que nunca, tem dado demonstração de lealdade na medida em que está na linha de frente conosco nessa frente contra o golpe, em defesa da democracia".

Fátima fez questão de parabenizar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) pela sua postura aguerrida, combativa no Senado.


KELPS COMEÇA A ANUNCIAR PARTIDOS QUE VÃO APOIAR SEU PROJETO 

O pré-candidato a Prefeito de Natal, Kelps Lima, está recebendo o apoio de partidos políticos que vão se engajar no projeto deste ano em Natal.

Na tarde desta segunda-feira, o deputado confirmou a aliança com o PRP - Partido Republicano Progressista, através do Presidente Municipal, Thiago Moura, o Presidente Estadual, Tomaz Sena, e dois pré-candidatos a vereador, Adriana Trindade e Nildo Rodrigues.

"Outros partidos já fecharam conosco. Amanhã anunciaremos as novas parcerias", diz Kelps.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Com apoio de entidades representativas, Fátima quer construir PL que fortaleça a Petrobras  

A Petrobras anunciou a venda de 40 campos maduros dos 68 existentes no Rio Grande do Norte. Durante as negociações, por até um ano, vai paralisar a produção em pelo menos três sondas, gerando demissão de 5 mil trabalhadores terceirizados, de acordo com o Sindipetro-RN. Motivada por esse desmonte da estatal, a senadora Fátima Bezerra, representante da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Petrobras, sugeriu nesta segunda-feira (18), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, construir, junto com entidades representativas, um projeto de lei que funcione como um novo marco regulatório e que fortaleça a empresa.

O debate na Assembleia foi proposto pelo deputado estadual Fernando Mineiro para discutir impactos econômicos dos desinvestimentos na Petrobras. Participaram representantes da empresa, do Sindipetro-RN, da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação dos Engenheiros da Petrobras no RN e CE.

“Nós podemos apresentar essa alternativa via Senado. Podemos pensar em um projeto de lei que traga um marco regulatório vindo na direção daquilo que nós defendemos, que é a presença da Petrobras, o fortalecimento da Petrobras. Não é a Petrobras se afastar dos campos maduros, por tudo aquilo que já foi colocado”, disse Fátima, referindo-se aos números positivos apresentados durante a audiência.
A empresa tem 43 anos no Rio Grande do Norte. Nesse tempo, produziu R$ 9,3 bilhões. Só em abril deste ano, o Rio Grande do Norte produziu 587 barris de petróleo. Entre 2001 e 2015, R$ 235 milhões foram destinados a pesquisa e projetos tecnológicos.

“Que outra composição institucional poderia ser feita? Que tipo de marco regulatório poderia ser idealizado, concebido? Envolvendo pequenas empresas, cooperativas, com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da própria Petrobras”, esclareceu a senadora, colocando o mandato à disposição de entidades de todo o Nordeste para dialogar sobre o assunto.
 

Rafael Motta participa do #PlanoParaNatal  

Presidente estadual do PSB no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rafael Motta participou neste final de semana do #PlanoParaNatal, um evento proposto pela executiva municipal da sigla para debater o plano de gestão que deverá ser apresentado nas eleições deste ano, quando o PSB deverá lançar candidatura própria a Prefeitura de Natal. No encontro, Rafael Motta elogiou a iniciativa da sigla de buscar soluções viáveis para os problemas da capital.

“Um projeto real e viável será o grande diferencial do PSB nestas eleições em Natal. Um plano de gestão bem construído, com propostas inovadoras e que dialogue com a população, fará a sigla ser protagonista no pleito eleitoral deste ano”, afirmou o deputado federal Rafael Motta.

Participaram do encontro, também, o presidente municipal do PSB, Araken Farias; o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano; o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Ricardo Gurgel; o dirigente da Fundação João Mangabeira, Silvanio Medeiros; a secretária do PSB Mulher, Amélia Freire; e o presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Lucas, além de pré-candidatos do partido a vereador em Natal.


Pré-candidato a prefeito de Caicó, Batata visita 20 comunidades rurais durante fim de semana

O pré-candidato a prefeito de Caicó, Batata Araújo (PSDB), segue visitando amigos e ouvindo os moradores da zona rural da cidade. Na companhia do pré-candidato a vice-prefeito Marcos do Manhoso (PP), Batata passou por 20 comunidades em diversos pontos do município de Caicó apenas neste último final de semana.

 

Durante as visitas, o pré-candidato conversou com os moradores sobre a realidade vivida por cada um e os problemas enfrentados na região. Os moradores relataram que se sentem abandonados pelo poder público. O objetivo da ida aos povoados é conhecer de forma mais aprofundada as necessidades de cada comunidade e definir as soluções para cada situação identificada. Batata e Marcos conversaram com as pessoas e ouviram reclamações e sugestões para o plano de governo que está sendo montado.

 

“A falta de infraestrutura e de bons serviços em educação, saúde e abastecimento são as maiores reclamações dos cidadãos mais humildes. Nós temos a consciência de que a situação não pode continuar da forma como está. Ouvimos as pessoas, recebemos sugestões que serão discutidas e estudadas, e, em breve, esperamos poder apresentar ao povo de Caicó tudo o que pensamos sobre a nossa querida cidade”, disse Batata.

domingo, 17 de julho de 2016

Zenaide Maia participa de evento Mais Mulheres da Política em Bom Jesus

O evento Mais Mulher na Política realizado ontem sábado (16), em Bom Jesus, foi muito prestigiado. A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) participou dos debates, que teve como tema a "Importância da Mulher no Cenário Político", assunto defendido pela parlamentar desde o início do seu mandato na Câmara Federal.

Zenaide Maia defendeu a importância de se ter mais mulheres na política e chamou atenção para mudanças. "Por as mulheres serem mais e 50% da população e serem minoria no cenário político, é preciso mudar. Parabenizo a cidade de Bom Jesus, que tem 50% de vereadoras na Câmara", destacou a deputada.

Estiveram presentes: o prefeito de Bom Jesus, Edmundo Júnior, a primeira dama Débora Cunha, o pré-candidato a prefeito Clécio Azevedo, a vereadora Tânia de Nicolau, a ex-vereadora Giane de Janiltinho e a ex-vereadora Karin Mello, além de lideranças locais.