sexta-feira, 31 de julho de 2015

Gráfica Manimbu edita cordéis caicoenses


Os versos de oito cordelistas se espalharam pela tradicional Festa de Sant’Ana em Caicó. Os cordéis foram distribuídos na manhã desta quinta-feira (30) durante atividade intitulada “Poesia e Frevo na Feirinha de Sant’Ana”, após o lançamento deles no Coletivo de Artes Casa de Pedra.

Os poetas Agostinho, Dodora, Djalma, Neusa Mariz, Chiquinho da Fé, Jotinha, Plácido e Maurilio pertencem ao Ponto de Cultura Associação União do Sobrado. 

A manhã do feriado municipal foi marcada por muita rima e contação de histórias. Também foram lançados a revista HQ Kan Kão, da Associação Avoante de Cultura, de Currais Novos, e o livro Rústicos Cabedais, do historiador Muirakytan K. Macêdo .

Depois da apresentação dos impressos, a Ala Ursa do Poço de Sant’ana, conhecida como Bloco do Magão, realizou cortejo até a feirinha, divulgando os artistas locais e oferecendo os mil exemplares das brochuras, que foram impressas pela Gráfica Manimbu, da Fundação José Augusto.

O evento reuniu movimentos culturais da cidade e secretários e coordenadores de Cultura de diversas prefeituras do Seridó, além do diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, e do coordenador do Centro Cultura Adjuto Dias, Alexandre Muniz. O poeta Antônio Francisco e o cantor Jonas Linhares completaram a festa.

Rafael Motta prestigia Festa de Santana, em Caicó

O deputado federal Rafael Motta, do PROS, cumpriu agenda em Caicó nesta quinta-feira (30) e participou de eventos relacionados aos festejos de Santana, como a tradicional Feirinha e a novena. Durante sua estada, o parlamentar prestou contas do trabalho dele na Câmara dos Deputados, em Brasília, e ressaltou a importância da festa para todo o Estado.

"A festa de Santana é muito importante não só pela questão religiosa, mas também pelo aspecto econômico, por movimentar a economia da região e atrair milhares de turistas para o Caicó nesse período", afirmou Rafael Motta em uma das entrevistas concedidas a rádios locais durante a visita a Feirinha de Santana. 

Além da Feirinha, onde foi acompanhado pelos vereadores Mancuso, Alisson Jackson, e Ivanildo do Hospital, e do suplente Sandoval, Rafael Motta também visitou o Monsenhor Antenor, e assistiu a tradicional novena de Santana. Rafael Motta também visitou o Museu do Seridó e a Ilha de Santana.

"O Seridó é muito rico no turismo religioso, cultural e gastronômico e comprovamos, mais uma vez, tudo isso, nesta visita a Caicó", afirmou o deputado federal Rafael Motta, que é integrante da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Henrique Alves assina convênio para qualificar profissionais de Parnamirim

O ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, firmou um convênio com o prefeito Maurício Marques, de Parnamirim, para promover a qualificação de pessoas através do Pronatec Turismo. O acordo, publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial da União, tem duração de dois anos.

Serão 120 vagas para profissionais que atuam como agente de informações turísticas, cozinheiro, garçom; salgadeiro, confeiteiro, preparador de doces e conservas. A execução do programa será feita em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do município.

O Pronatec Turismo já beneficiou outras cinco cidades do Rio Grande do Norte, além de Parnamirim. Profissionais dos municípios de Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape e Tibau do Sul serão qualificados por meio do programa. A expectativa é que, até o final do ano, sejam abertas 700 vagas no estado.

O Senac é o principal executor dos cursos profissionalizantes no estado. Os interessados devem acompanhar a publicação das datas de pré-matrículas e ficarem atentos aos cursos e ao número de vagas disponíveis junto aos órgãos municipais de turismo.

Ministro do Turismo firma parceria para atrair investidores estrangeiros

Foto: Gustavo Messina
Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de facilitar a troca de informações com investidores internacionais. O acordo com o MDlC prevê o compartilhamento de informações para ampliar investimentos, gerando oportunidades de negócios relacionados ao turismo no Brasil.

Para Henrique Eduardo Alves, o novo acordo está alinhado com a estratégia de inserir o turismo na pauta econômica do país. “O setor passa a ter uma rede de informações qualificadas, o que facilita a ampliação de investimentos no país”, afirmou o ministro. Alves ressaltou ainda que o Brasil tem um grande potencial para atrair investidores, especialmente devido à visibilidade conquistada com a Copa do Mundo e a Olimpíada.

O acordo permitirá o intercâmbio de informações e a articulação de ações conjuntas para facilitar a entrada de investimentos produtivos no país por meio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai).

Elídio Queiroz receberá o Governador nesta sexta feira em Jardim de Piranhas

Elidio-e-Robinson2

Depois de participar nesta quinta feira 30, de um encontro com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria virá para o seridó, destino: Caicó e Jardim de Piranhas. 
Na terra dos Aflitos o governador fará sua primeira visita oficial desde que assumiu o governo do Estado no inicio deste ano. O governador será recebido pelo prefeito Elídio Queiroz. A noite, os dois seguirão para o Baile dos Coroas em Caicó.

Fonte e Foto:Edna Araújo

Senadora prestigia feira de artesanato em Caicó

A senadora Fátima participou da abertura da 32ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), ocorrida nesta quarta-feira (29) durante os festejos da Festa de Sant'Ana, em Caicó. Na ocasião, ela destacou a importância do artesanato na identidade cultural, geração de emprego e distribuição de renda dos municípios.

A presidente do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), Arlete Silva, e o diretor técnico do SEBRAE, João Hélio Cavalcanti, ressaltaram o empenho da senadora Fátima Bezerra na luta dos artesãos que há mais de 30 anos sonham com a regulamentação da profissão.

"O Projeto saiu da Câmara e já está no Senado. Em breve, se Deus quiser, nós vamos aprovar o PL e o artesão não será mais uma categoria invisível, vai ter sua profissão regularizada", acredita Fátima.

Segundo a senadora, a realização da 1a Conferência Nacional do Artesanato já está sendo discutida pelo Governo Federal. Após o encerramento do evento, Fátima visitou expositores da feira e conversou com a população.

TRT-RN implanta nova versão do PJe nesta sexta-feira (31)

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) informa que o PJe estará indisponível amanhã (31), a partir das 7h, em virtude da implantação da versão 1.6.0.1 do sistema.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte realizará a 9ª Cavalgada dos Sertões Juvenal Lamartine de Faria

layout cavalgada

No dia 16 de agosto deste ano, a Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizará a 9ª Cavalgada dos Sertões Juvenal Lamartine de Faria. Com a saída na comunidade rural Arapuá e a chegada no Parque Arthéphio Bezerra da Cunha, o percurso total será de 15 km, ao longo do Rio Espinharas. O encerramento será feito com almoço e forró na tamarineira¹, a partir das 13h, com as bandas Riacho do Navio e Os 4 Forrozeiros.

As inscrições, no valor de R$ 20, podem ser feitas no Centro Administrativo Municipal, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no Sindicato Rural a partir do dia 30/07. Os participantes terão direito à camiseta², boné, café da manhã e almoço.

Para maiores informações, ligue 084 3426-2261.

Robinson Faria vai a Caicó na 6ª feira lançar Programa Microcrédito do Empreendedor para 4 municípios




  
O governador Robinson Faria, que amanhã não participará da feirinha de Santana, em Caicó, porque vai estar em Brasília, irá sexta-feira ao município do Seridó, que festeja sua padroeira.

“Na sexta (31) lançaremos, durante a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó, o Programa Microcrédito do Empreendedor. Nessa primeira etapa, o Programa vai beneficiar os empreendedores das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas, Parelhas e Acari. A expectativa é que até o final de 2018, os recursos investidos cheguem a R$ 40 milhões, beneficiando cerca de 20 mil empreendedores. O microcrédito vai incentivar o artesanato potiguar e promover a geração de emprego e renda no Estado”, disse o governador nas redes sociais

A pedido de Fátima, ministro da Integração receberá comissão de Oiticica‏

O ministro da Integração Nacional (MIN), Gilberto Occhi, receberá na segunda semana de agosto a comissão das famílias que vivem na área das obras da Barragem Oiticica. A reunião foi agendada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) com o próprio ministro, nesta terça-feira (28), durante solenidade de posse da nova diretoria da Superintendência da Sudene, no Recife.

A senadora fez um apelo ao ministro para que os repasses necessários para continuidade da obra e indenizações rurais sejam liberados. O ministro garantiu que todo o empenho será feito para que os recursos sejam assegurados, sem prejudicar o andamento da estrutura.

Sudene

A senadora participou, nesta terça-feira (28) da posse do novo superintendente da Sudene, João Paulo Lima, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal. Na ocasião, Fátima Bezerra destacou a importância da superintendência para a Região, por sua capacidade de planejamento e articulação política. Ela desejou êxito a João Paulo e lembrou que o país voltou a trilhar o desenvolvimento regional com integração nacional, inclusão social e gestão popular democrática durante os governos Lula e Dilma, quando a “questão regional” foi colocada no centro da estratégia, inclusive com a criação da atual Sudene.

Henrique Alves será o entrevistado de Alexandre Garcia

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, será o entrevistado do programa Alexandre Garcia, da Globo News, desta quarta-feira (29). O programa foi gravado no Rio de Janeiro e vai ser exibido a partir das 21h30. O assunto principal da entrevista é a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 201

Operação da PF combate desvio de dinheiro do Bolsa Família no RN

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta quarta-feira (29) a Operação Ozius, com objetivo de combater desvios dos programas Bolsa Família e PET (Programa de Educação Tutorial), ambos do Governo Federal. De acordo com a PF, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Maxaranguape e Natal, onde funcionários públicos são suspeitos de envolvimento no esquema que desviou recursos dos programas no Rio Grande do Norte.

Segundo o delegado Rubens França, da Polícia Federal, servidores públicos e terceirizados à serviço da Prefeitura que realizavam o cadastro no programa social ficavam com os dados cadastrais dos beneficiários. Com isso, os membros da organização tinham acesso aos recursos do Bolsa Família que deveriam ser repassados às pessoas cadastradas.

“Temos a informação preliminar de que o grupo atuava pelo menos desde 2012 só no Bolsa Família. O que estamos investigando e se outros programas do Governo Federal também foram fraudados pelos investigados”, explicou o delegado.

Ao todo, 30 agentes da PF participaram da operação e cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e outros quatro de condução coercitiva. “Em um dos locais onde cumprimos mandados nós encontramos vários formulários de cadastro do Bolsa Família e de outros programas sociais”, explicou Rubens França.

A Polícia Federal ainda não sabe o valor do prejuízo causado pelos desvios da quadrilha


Fonte:Tribuna do Norte

terça-feira, 28 de julho de 2015

Deputado Felipe Maia (RN) lamenta que previsões continuem negativas para 2016: “São os erros do PT”

19754719965_3ae65b60ef_h
O deputado Felipe Maia (RN) afirma q.ue a irresponsabilidade do governo Dilma/PT com a situação econômica do país fará com que, infelizmente, a população enfrente muitas dificuldades também em 2016. “São os erros do PT, que promoveu um vale-tudo para ganhar as eleições do ano passado, que comprometem o desempenho econômico do Brasil em 2015, gerando desemprego e inflação, situação que pode não melhorar no ano que vem”, comenta.

Ele refere-se às perspectivas do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, divulgadas hoje pelo Banco Central (BC) por meio do boletim Focus. Há um mês, ainda se esperava um pequeno crescimento, de 0,5% do PIB em 2016. “Com base no último Focus, essa expectativa já caiu para 0,2%”, analisa.

O deputado Felipe Maia considera que o ano de 2015 está “perdido”. A expectativa é de queda de 1,76% do PIB neste ano, enquanto a previsão para o IPCA 2015 é de 9,23%. “É o pior dos mundos: os brasileiros estão desempregados, se encontram um emprego, é para ganhar menos e a inflação está nas alturas”, lamentou.


Fonte:Site Democratas Na Câmara

Senadora Fátima participa de reunião sobre Hospital Universitário Ana Bezerra

O projeto de ampliação do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, foi tema de reunião nesta segunda-feira (27) entre a senadora Fátima Bezerra, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e a diretoria técnica da unidade hospitalar. A iniciativa, que pretende ampliar os níveis de complexidade do Huab, dando à estrutura um contexto de Hospital geral, conta com o apoio da parlamentar e a parceria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

De acordo com a reitora Ângela Paiva, a UFRN está empenhada em viabilizar a iniciativa, entre outras coisas, porque além de melhorar o acesso da população ao serviço hospitalar, contribuirá para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos da área de Saúde, bem como para a interiorização da Universidade, através da fixação de profissionais.

A superintendente do Huab, Maria Cláudia Rubim, acrescentou que a ampliação da estrutura servirá para ajudar a desafogar outras unidades que atendem alta complexidade no Estado, levando benefícios incalculáveis às populações de Santa Cruz e regiões do entorno. 

Ela ressaltou o empenho dos mandatos da senadora Fátima Bezerra, desde a época de deputada federal, para contribuir com o projeto. "Desde o início ela tem sido uma parceira muito importante nesse processo de viabilização do projeto de ampliação do hospital", frisou.

"Os benefícios são imensuráveis, a começar porque oferecerá à população atendimentos especializados em, praticamente, todas as áreas da medicina", disse a senadora Fátima.

Rogério Marinho convoca população para protesto contra governo do PT no dia 16 de agosto

No próximo dia 16 de agosto, movimentos populares estarão realizando mais um protesto nas ruas de todo o país contra o governo Dilma Rousseff. Em Natal, o grupo se encontrará novamente nos arredores do Midway Mall, a partir das 15 horas. Nesta segunda-feira (27), por meio de seu perfil pessoal no Twitter, o deputado federal Rogério Marinho confirmou presença e convocou os brasileiros para participar da manifestação.

“No dia 16 de agosto estaremos nas ruas para expressar, de forma democrática, nosso sentimento de que o Brasil precisa voltar a pertencer aos brasileiros”, disse Rogério por meio da rede social. Segundo o tucano, o governo do PT tenta “desmoralizar integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para impedir a desaprovação das contas de Dilma, tática de guerrilha gestada no Fórum de São Paulo, típico do PT”.

Ainda de acordo com o parlamentar, as chamadas pedaladas fiscais, artimanha utilizada pela gestão Dilma Rousseff para encobrir irregularidades orçamentárias, representam um “’batom na cueca’ do governo”. “É a ponta do iceberg de corrupção e imperícia do PT na condução da economia do Brasil”.

O deputado citou que o dólar atingiu nesta segunda-feira (27) o seu maior valor de venda nos últimos 12 anos, chegando a R$ 3,364, com alta de 0,51% (R$ 0,017). A cotação está no maior nível desde 27 de março de 2003, quando tinha fechado em R$ 3,386. “O PIB ainda cairá 2% este ano, estamos em recessão e a economia patina, fruto de equívocos e desacertos do PT. Dia 16, eu vou”, finalizou o parlamentar.

Rafael Motta apoia criação da rádio de rádio para poder legislativo

O deputado federal, Rafael Motta, do PROS, participou na manhã de hoje (28) de uma reunião na Câmara Municipal de Natal para discutir a criação da rádio do Poder Legislativo local, que pode integrar, também, a Assembleia Legislativa do Estado. A reunião teve a participação do presidente da Câmara, Franklin Capistrano, e da equipe de comunicação da CMN.

No encontro, Rafael Motta se comprometeu a intermediar na Câmara dos Deputados, em Brasília, a autorização para a criação da nova rádio. "Sou ex-vereador e sei da importância de se incentivar a divulgação do trabalho parlamentar. Apoio essa luta e vamos ajudar no que for necessário em Brasília", afirmou Rafael Motta.

Ministério seleciona propostas que divulgam a gastronomia e incentivam o turismo regional

A chamada pública para selecionar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional já foi aberta por meio do Sistema de Convênios (SICONV), e se estende até o dia 18 de setembro. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas. Cada projeto poderá contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. São elegíveis propostas de projetos apresentadas por representantes de órgãos ou entidades de turismo dos estados e municípios.

As propostas devem ocorrer em qualquer um dos 214 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e priorizados no âmbito do Pronatec Turismo e devem ser apresentadas, exclusivamente, por meio do SICONV entre os dias 10 de agosto e 18 de setembro de 2015. A entidade ou órgão da administração deve possuir dotação orçamentária específica para o turismo, comprovar sua capacidade para executar o projeto e suas atividades devem estar relacionadas com sua proposta.

A equipe avaliadora dará prioridade aos projetos realizados durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 - e ações que promovam produtos da pesca nacional. O prazo de execução de cada projeto aprovado terá início este ano e duração de até 12 meses, contados a partir da assinatura do convênio, a ser celebrado entre o Ministério do Turismo e a entidade estadual ou municipal.

Experimentar os pratos locais é uma das grandes motivações dos viajantes. De acordo com o Ministério do Turismo, a gastronomia está cada vez mais presente no turismo brasileiro. O número de viajantes que arruma as malas com destino aos festivais gastronômicos é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Governador sanciona lei que denomina Arena das Dunas “Marinho Chagas”

O governador Robinson Faria sancionou nesta segunda-feira (27) a lei que denomina a Arena das Dunas “Marinho Chagas”. O equipamento foi inaugurado em janeiro de 2014 e recebeu os jogos México vs Camarões, Gana vs Estados Unidos, Japão vs Grécia e Itália vs Uruguai, todos válidos pela Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Dentro de campo, a “Bruxa”, como era conhecido, foi escolhido como o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, e defendeu entre outros clubes as camisas do Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), São Paulo (SP), ABC e América, ambos do RN. Marinho Chagas faleceu em junho do ano passado.

"A nova denominação da Arena das Dunas faz justiça ao maior jogador que o futebol do Rio Grande do Norte já conheceu. Marinho Chagas defendeu não só os clubes, mas fez questão de representar em alto nível o nome do nosso estado pelo mundo", disse o governador

IFRN abre concurso para preencher 75 vagas de professor

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu concurso para preencher 75 vagas de professores na carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. As inscrições vão de 6 a 21 de agosto, no site da Fucern, e custam R$ 75.

As vagas são para Administração financeira (2), Biologia (1), Desenvolvimento de jogos digitais (1), Design, multimídia, construção de personagens e narrativas para jogos digitais (1), Didática (4), Educação física (5), Eletroeletrônica (3), Engenharia ambiental (1), Equipamentos biomédicos (4), Física (5), Gestão ambiental (1), Gestão organizacional, Cooperativismo, Terceiro Setor e Empreendedorismo (1), História (5), Língua espanhola (1), Língua portuguesa e literatura brasileira (6), Matemática (8), Mecânica (4), Mecatrônica (1), Mineração (4), Moda e produção de vestuário (2), Química (4), Sistemas de computação (1), Sistemas de informação (9) e Tecelagem plana e de malharia (1).

De acordo com o edital, os salários são correspondentes a uma remuneração inicial do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva.

Fonte:Tribuna do Norte

Em Currais Novos, Ezequiel acompanha procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza participou no final da tarde deste domingo (26), da procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Currais Novos. O prefeito Vilton Cunha, o ex-prefeito Zé Lins, vereadores e lideranças também acompanharam a procissão. 

E a peregrinação em homenagem a Sant’Ana encerrou os 10 dias de festa da padroeira de Currais Novos, que este ano completou 207 anos de tradição. A procissão atraiu milhares de fiéis que percorreram o Centro da Cidade. Ao final da procissão, os fiéis participaram da missa celebrada pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz e pelo pároco Erivan Primo.

“A procissão é o momento de agradecer e pedir bênçãos à nossa padroeira. Um momento de fé em que os seridoenses também compartilham a fraternidade", destacou Ezequiel. Além de Ezequiel, líderes políticos como o senador Garibaldi Filho, o deputado federal Walter Alves e a ex-governadora Wilma de Faria também acompanharam o ato religioso pelas ruas de Currais Novos.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Recebendo o carinho do povo caicoense e prestigia abertura da festa de sant'ana diz Vivaldo

Teve início nesta quinta-feira (24) a abertura oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó. Ao lado de amigos, correligionários e das famílias do Seridoenses, o deputado Vivaldo Costa (PROS) prestigiou o tradicional momento de fé. O Papa Jerimum recebeu o carinho dos devotos da padroeira do Seridó.

Na procissão, que foi uma das maiores dos últimos tempos, Vivaldo encontrou a ex-governadora Wilma de Faria. “O coração do nosso povo bate mais forte, pois já estamos vivendo a nossa festa. É momento de reflexão e de renovar a nossa fé em Sant’Ana”, disse.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Senadora Fátima discute situação dos assentados de Lagoa de Salsa e Vila Nova, de Tibau

A senadora Fátima Bezerra participou de duas audiências, nesta semana, extremamente representativas em que foi discutida a regularização fundiária das mais de 200 famílias de assentados que vivem nas comunidades rurais de Lagoa de Salsa e Vila Nova, em Tibau. 

Os assentados que lutam pela titularidade da terra há mais de uma década foram notificados recentemente que um antigo proprietário solicitou judicialmente a reintegração de posse. “Estamos aqui para pedir apoio da senadora Fátima em prol dessas mais de 200 famílias que vivem o drama de serem retiradas da terra que vivem há muitos anos”, explicou o vereador Nilton da Silva, o Mirim.

“O nosso mandato é sensível a essa questão por se tratar de uma situação delicada, pois diz respeito à vida de dezenas de famílias que residem e tiram o seu sustento daquela terra. Iremos acompanhar e lutar pelo bem comum até que se tenha garantia de regularização fundiária aos assentados”, afirmou Fátima Bezerra. 

Participaram das reuniões: representantes dos assentados, deputado estadual Souza Neto, prefeito Josinaldo de Souza (Tibau), vereador Nilton da Silva, além de lideranças da área rural e dirigentes da Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura (FETARN) e sindicatos rurais. 

Fátima Bezerra também se reuniu com o superintendente do INCRA, Vinícius Ferreira; o secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa e com a Procuradoria Geral do Estado para que sejam feitos os devidos esclarecimentos sobre essa pauta.

Em tempo: será realizada na sexta-feira (24), audiência pública na Câmara Municipal de Tibau para tratar do tema

Ministro Henrique Eduardo Alves declara: RN ganhará o HUB dos Correios

Foto: Paulino Menezes
A decisão sobre a instalação da unidade de distribuição internacional dos Correios no Aeroporto Governador Aluízio Alves está praticamente tomada. Segundo o ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, a avaliação técnica, econômica e financeira para a criação da central recomenda sua instalação no Rio Grande do Norte. O posicionamento da Inframérica na disponibilidade do aeroporto foi decisivo para o estado receber o investimento.

O Brasil tem um problema crônico na rede de transporte da malha postal, uma vez que há uma grande concentração das operações na região sudeste. A instalação de uma central no Rio Grande do Norte, na avaliação dos técnicos, será benéfica pela proximidade da Europa e Estados Unidos, importantes emissores de correspondências e encomendas para o Brasil.

A central no RN deve gerar redução dos custos envolvidos no transporte da carga postal e diminuição no prazo de entrega. A concentração operacional na região sudeste onera o processo de transporte e armazenamento de cargas, além de aumentar o prazo de entrega das encomendas e correspondências.

A expectativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é que a unidade do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves seja um centro de excelência dos Correios. A empresa estima que a unidade seja inaugurada no 2º semestre de 2016, com uma operação que gire em torno de 10 mil encomendas por dia, podendo chegar a 40 mil a partir do 4º ano. Pela proposta da Inframérica, concessionária do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o aluguel do espaço que pode chegar a 30 mil metros quadrados será de dez anos.

Um dos obstáculos apontados pelos Correios para a implantação da unidade é o acesso ao aeroporto. As obras de duplicação dos acessos sul e norte são importantes tanto para a chegada de passageiros, quanto para o escoamento de cargas.

Para Henrique Eduardo Alves, a instalação do HUB dos Correios é uma vitória para o Rio Grande do Norte. “Na última semana me reuni com o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira, e insisti com ele sobre a importância de recebermos esse investimento para o estado”, disse o ministro. Para Henrique Eduardo Alves, essa vitória só foi possível porque hoje o estado dispõe de um aeroporto moderno e com capacidade para expansão.

As negociações para a instalação do chamado “Hub dos Correios” vêm ocorrendo desde maio de 2014. O investimento garantirá maior competitividade à empresa pública no transporte de encomendas internacionais, geradas, principalmente pelo comércio eletrônico. De 2010 a 2014 o volume de carga postal encaminhada ao Brasil cresceu 53,4%. Atualmente, os Correios são líderes no segmento de e-commerce nacional e internacional, com quase metade (45%) de todo o mercado. O investimento deve gerar aproximadamente 100 empregos diretos.

"Governo insiste em descumprir a constituição usando propaganda com slogan exaltando o governador, diz Kelps Lima

O Governo do Estado começou a divulgar hoje nas redes sociais uma campanha publicitária com slogan criado para enaltecer o Governador Robinson Faria. O vídeo abre com o slogan: "O RN nas mãos de quem trabalha", uma claríssima exaltação à pessoa do Governador. É a segunda vez que um fato assim ocorre em menos de sete meses. A peça, claramente panfletária, usa inclusive a mesma atriz que trabalhou na propaganda eleitoral do Governador


No primeiro evento, logo no início da gestão, a Secretaria de Comunicação Social, muito atentamente, retirou a marca e o slogan após nossa advertência pública de que a campanha veiculada naquela época se tratava de um descumprimento constitucional contra o princípio da impessoalidade na máquina pública.

É importante ressaltar que não somos contra o Estado ter uma política de comunicação, muito pelo contrário, considero essa uma ferramenta essencial para a interação com a sociedade. Inclusive a postura do Governador em conceder constantes entrevistas aos veículos de comunicação é merecedora de elogios.

O que Governo do Estado não pode mais é criar um slogan e uma marca própria a cada novo governador. É inconstitucional. E o Governador Robinson Faria deve preservar a Constituição, não macular. Isto vale para este governador, o próximo que entrar e o seguinte que sucedê-lo.

O Estado impessoal é o melhor caminho para a máquina pública. Pessoalizar o Estado só beneficia grupos, facções, famílias. A Impessoalidade é um princípio constitucional, acima da vontade minha, de você que me lê agora por aqui ou de qualquer um que queira acreditar que esteja acima da lei ou da Constituição.

Novamente, agora no final do mês de julho, com este vídeo exaltando supostos avanços na área de segurança pública, o Governo lança mão de um slogan para tentar subliminar a informação de que a gestão atual está nas mãos de quem trabalha.

Diante da repetição, venho a público solicitar que o Governo retire da propaganda oficial, custeada com recursos públicos, o slogan que infringe a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte."

Henrique Eduardo Alves busca recursos para Natal no Ministério das Cidades

Foto: Gustavo Messina
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanhados dos secretários de Turismo, Fred Queiroz; de Cultura, Dácio Galvão; e o adjunto da Secretaria de Planejamento, Alexandre Duarte, reuniram-se, em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para discutir a continuação do projeto de saneamento integrado da Zona Norte de Natal. A primeira fase do programa beneficiou mais de 500 ruas da região.

A obra está avaliada em R$ 136 milhões e contempla vários bairros e loteamentos da capital potiguar. O trecho que o prefeito pleiteia a retomada, no valor de R$ 10 milhões, inclui a construção de duas escolas, três praças, duas quadras de esportes, dois ecopontos para coleta seletiva de lixo e um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Em seguida, será feita a parte mais cara com infraestrutura de drenagem das águas das chuvas, distribuição de água, esgoto e pavimentação. A parte de esgotamento será executada pela Caern.

Kassab lembrou que, a exemplo do Turismo, o Ministério das Cidades também enfrenta limitações no orçamento, mas ficará atento e sensível ao pleito do prefeito Carlos Eduardo. Ele reconheceu a necessidade do projeto para a capital potiguar e o alcance social da obra. O ministro Henrique Alves reforçou a importância da infraestrutura que vai beneficiar a população com asfalto, equipamentos de lazer, educação e saúde, além do abastecimento de água, drenagem e coleta de lixo e esgoto. “Lugar bom para visitar deve ser, antes de tudo, bom para o morador. Natal como importante polo turístico precisa desse investimento”, destacou o ministro Henrique Eduardo Alves.

O projeto engloba parte dos parques Industrial, dos Coqueiros e Vila Paraíso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. As melhorias atendem ainda os loteamentos Bom Jesus, Boa Esperança, José Sarney, Cidade Praia e Câmara Cascudo, no bairro de Lagoa Azul. O prefeito disse que a população beneficiada é de 70 mil moradores da região.

Câmara de Caicó entregará Títulos e Honrarias nesta sexta-feira no auditório do Ceres/UFRN

A Câmara de Caicó realiza nesta sexta-feira (24) a entrega de títulos de Cidadão Caicoense e comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe. As honrarias serão entregues no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN, situado a Rua José Evaristo de Medeiros, bairro Penedo, em sessão solene a partir das 19h.

Ao todo, cerca de 60 agraciados receberão suas honrarias. Na lista consta nomes de empresas, políticos, empresários, militares, cidadãos simples que terão reconhecida sua dedicação e esforço pelo bem coletivo e desenvolvimento da cidade de Caicó.

Confira a lista de agraciados com seu autor de propositura:

Ver. Alex Dantas – Ildone Forte de Morais; prefeito Elídio Araújo de Queiroz; Ten.Cel. Márcio Carneiro Barbosa; Associação dos Subtetentes e Sargentos em Caicó – ASSEC.
Ver. Alisson Jackson – Alexandre Almeida; Maria Aparecida de Araújo Costa; Instituto do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Seridó – IDESA; Redianne Medeiros da Fonseca.
Ver. Cícero Bezerra de Queiroz (Mancuso) – Armando Almeida Martins; Laércio Costa de Medeiros; Jandira de Medeiros Souza.
Ver. Dilson Fontes (Leleu) – Damião Medeiros de Oliveira; Julianne Dantas Bezerra de Faria; Fábio Berckmans Veras Dantas; Síldlon Mai Tomaz do Nascimento.
Ver. Djalma Mota – Joaquim Aldenisio Moreira; Jotonio Eduardo Bezerra Batista; Aldomarius Grandes e Dantas; Clube dos Trovadores do Seridó – CTS.
Ver. Ivanildo dos Santos – Francisco Grangeiro Diniz Júnior; Jardênia Azevedo da Silva Noronha; Heberth Langberhn de Castro; Empresa Cliniodonto.
Ver. José Maria de Queiroz – Lindoberg Francisco de Campos; deputada Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos; Isaac Dias de Souza; Eudes Euler de Souza Lucena.
Ver. José Rangel – Rodolfo Barbosa Barreto; Maria do Carmo Diniz. Manoel Lucena (Baú dos Calçados Murielli); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RN.
Ver. Dr. Júlio Gregório – Clezio Dantas da Silva; Ricardo Macedo de Oliveira; João Silvestre Neto; Geomar Paulino Maia.
Ver. Mara Costa – Marcela Christina Pereira Fernandes; Célia Maria de Oliveira Araújo; João Eustáquio de Oliveira da Silva; Associação Caicoense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente – ACAPAM.
Ver. Nildson Dantas – Álvaro Marcos Pereira Lima; Fabiano Saraiva de Andrade; Júlio André Damasceno dos Santos; João dos Santos; Walfrêdo Galvão Filho.
Ver. Odair Alves Diniz – Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo; Noelma Marcina Nogueira de Souza; José Willian de Souza; Júlio César Souza do Amaral.
Ver. Raimundo Inácio (Lobão) – José Eduardo Alves Wanderley; Júnior César de Medeiros; Paulo Roberto Matos dos Santos; José Tadeu de Araújo.
Ver. Robson Araújo (Batata) – Neif Nagib Campos Sales; François de Araújo Fernandes; Sônia Maria de Farias da Silva; Marcelo Coelho dos Santos.
Ver. Rubens Germano (Rubão) – Maria José Soares; Edilson Pereira Viana, Rubem Diniz de Medeiros; Hiran de Oliveira Felix.

"Precisamos garantir as conquistas dos trabalhadores e não caminhar na direção contrária", afirma Fátima Bezerra

Debater os impactos do Projeto de Lei da Terceirização (PLC 30/2015) foi o tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do RN, que contou com a presença do relator da matéria, senador Paulo Paim. Na ocasião, parlamentares, representações das centrais sindicais e movimentos sociais aprovaram a Carta do RN contra o PL da Terceirização. 

"Salários menores, maior carga horária, maior rotatividade e maior índice de acidentes e de vítimas de calotes são algumas desvantagens no trabalho terceirizado que aumentarão caso o projeto seja aprovado. Um retrocesso para a história de luta dos trabalhadores e trabalhadoras desse país. Ele deteriora as relações de trabalho e precariza os direitos trabalhistas", afirmou a senadora Fátima Bezerra.

A ‘Jornada contra a Terceirização’, nome dado a esse ciclo de audiências públicas, é uma realização da Comissão de Direitos Humanos do Senado, por iniciativa do presidente, senador Paulo Paim. “Pretendemos percorrer todo o território nacional para debater essa proposta que, na prática, caso aprovada, será o primeiro passo para o fim de direitos e conquistas históricas garantidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Constituição Cidadã de 1988. Temos que deixar claro para o Brasil que a terceirização precariza e desorganiza o mundo do trabalho”, disse Paulo Paim.
 
A senadora Fátima Bezerra, que é membro da Comissão de Direitos Humanos do Senado, acrescentou: “é preciso garantir as conquistas da classe trabalhadora ao longo dos anos e não caminhar na direção contrária”. Parlamentar frisou também a necessidade de que seja, posteriormente, regulamentado o trabalho terceirizado em uma ótica que caminhe na direção de ampliar direitos. “Precisamos fazer uma intensa mobilização para barrar o PLC 30/2015. O segundo passo é regulamentar a atividade dos mais de 12,5 milhões de trabalhadores terceirizados, no sentido de buscar igualdade de direitos”.

“A sociedade, me parece, não tem dimensão ainda do significado da terceirização para a organização do mundo do trabalho. É preciso fazer uma grande mobilização para não retroagirmos ao Século XIX”, advertiu o deputado estadual Fernando Mineiro, cuja audiência foi realizada em parceria com seu mandato na Assembleia Legislativa.

Evento contou com a presença do senador Garibaldi Alves Filho, representações da CUT, CTB, CGTB, Intersindical, Nova Central, Conlutas, Contracs, CNQ, CNTS, FNU, Fetracs, FUP, Fetarn, Fetam, Fetracon, Fenatel, Fórum das Mulheres do RN, movimentos sociais, organizações civis, associações jurídicas e do Ministério Público do Trabalho.

Terceirização

No Brasil, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), são mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados. De acordo com o levantamento do órgão, o trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais por dia e recebe em média e recebe 25% a menos pelo mesmo serviço realizado.

Além disso, terceirizados ficam 3,1 anos a menos no emprego do que trabalhadores contratados diretamente; estão mais expostos a acidentes de trabalho e acumulam prejuízos na hora de se aposentar.


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vivaldo tem audiência com secretário de saúde do RN e cobra melhorias para hospitais de Caicó

Na manhã desta quarta-feira (22) o deputado Vivaldo Costa (PROS) foi recebido pelo secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Ricardo Lagreca. Na pauta da conversa o parlamentar foi cobrar melhores condições de atendimento à saúde do Hospital do Seridó, da Fundação Carlindo Dantas, bem como para o Hospital Regional, ambos em Caicó.

Vivaldo apresentou a real situação de dificuldade a qual se encontra as unidades de saúde e lembrou ainda da urgência nos investimentos para transformar o Hospital do Seridó em Unidade Materno Infantil. Como médico, o Papa Jerimum cobrou também agilidade no melhoramento de outras casas de saúde do Seridó e Trairi.

Câmara de Caicó realizou o pagamento antecipado da metade do 13º a todos os servidores efetivos

A Câmara Municipal de Caicó creditou na conta de todos os seus funcionários efetivos a primeira parcela referente ao 13º salário, que chega a um percentual de 50% do valor total a ser recebido. O repasse foi feito nesta última segunda-feira, dia 20 de julho. O presidente do legislativo municipal, vereador Nildson Medeiros Dantas, fez questão de destacar o esforço concentrado para realizar este pagamento de forma antecipada.

“Desde que assumimos a presidência deste poder legislativo estamos nos organizando financeiramente. Uma série de mudanças foi colocando em prática para poder cumprir com todas as nossas obrigações. O pagamento antecipado da metade do 13º salário de todos os servidores efetivos só comprova o nosso esforço. Neste momento festivo, que antecede o início da festa de Sant’Ana todos já receberam seus vencimentos e iniciarão a festa com seu salário no bolso”, destacou o presidente Nildson Dantas.

Garibaldi participa de solenidade de entrega de 360 casas do minha casa minha vida em monte alegre

O senador Garibaldi Filho participou, nesta terça-feira (21), da solenidade de entrega da etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, em Monte Alegre, região Agreste do Rio Grande do Norte. Na ocasião, mais de 300 famílias foram contempladas com unidades residenciais, passando a ter uma casa própria a partir de agora.

O conjunto habitacional foi batizado de Monte Novo e viabilizado pela administração do prefeito Severino Rodrigues, com recursos da Caixa Econômica Federal. A solenidade contou com a presença do superintende da Caixa no RN, Roberto Sérgio, e da senadora Fátima Bezerra.

Garibaldi parabenizou a iniciativa do prefeito e deu apoio ao projeto de ampliar com mais uma etapa do programa naquele município. “É um déficit habitacional que estamos ajudando a minimizar e chama atenção como o projeto Minha Casa Minha Vida tem essa demanda”, disse o senador.

Em Monte Alegre, senadora Fátima participa da entrega de 350 imóveis do Minha Casa, Minha Vida

“Hoje é um momento de muita emoção para as famílias que irão receber a sua casinha própria. Há mais de três décadas que o Brasil carecia de programa habitacional. Foi no governo Lula que iniciamos políticas públicas que resultaram na criação de um programa tão audacioso e inclusivo como é o Minha Casa, Minha Vida, lançado pela presidenta Dilma em 2009. O dia é de festejar a cidadania que hoje se fez presente em Monte Alegre”, discursou Fátima durante solenidade realizada nesta terça-feira (21), de entrega dos 350 imóveis do Residencial Novo Monte (investimento de R$ 21,3 milhões), que vai atender cerca de 1.400 pessoas.

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, ressaltou os números positivos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que só no RN atingiu a marca de 75 mil moradias, beneficiando mais de 300 mil pessoas. 

Roberto Sérgio acrescentou ainda que nos próximos dias será inaugurada a primeira fase (com 600 moradias) de mais um empreendimento do MCMV, dessa vez em São Gonçalo do Amarante. “Esse complexo será o maior do estado, com um total de 1.800 imóveis”, informou.

Fátima Bezerra acrescentou que este ano a presidenta Dilma Rousseff vai anunciar a 3ª fase do programa Minha Casa, Minha Vida, cuja meta do Governo Federal é chegar, até 2018, a marca de 7 milhões de casas.

Presentes também na solenidade: senador Garibaldi Alves Filho; deputado estadual Ricardo Motta; prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues; vereador Fagner Ferreira, além de secretários e demais autoridades.

Em tempo: No ano de 2012 foi entregue, também em Monte Alegre, o Residencial Esperança com 169 imóveis, orçado em R$ 8,5 milhões.

Números: Segundo dados do Ministério das Cidades, o programa Minha Casa Minha Vida contabiliza atualmente mais de 3,76 milhões de unidades contratadas em mais de 5,3 mil municípios de todo o País, índice que representa mais de 95% dos municípios brasileiros. Desde 2009, quando foi criado, o programa entregou mais de 2,5 milhões de moradias em todo o Brasil.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Henrique Eduardo Alves discute projetos turísticos para Macau, Baraúna e Portalegre

Foto: Gustavo Messina
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (21), a proposta de reconstrução do teatro de Macau. O projeto de R$ 2 milhões foi apresentado pelo prefeito Kerginaldo Pinto. Ele estava acompanhado do deputado Gustavo Fernandes que também defendeu projetos turísticos para Portalegre e Baraúna.

A reconstrução do teatro municipal é um pleito dos moradores e turistas que visitam Macau que, desde que o espaço foi desativado, não contam com um espaço cultural na cidade. A reestruturação do prédio e a aquisição dos equipamentos para a volta do teatro, segundo o prefeito Kerginaldo, são fundamentais para as atividades culturais do município que é um dos principais destinos turísticos da zona salineira.

O deputado Gustavo Fernandes reforçou o pleito do prefeito de Macau e também defendeu projetos dos prefeitos de Portalegre, Neto da Emater; e de Baraúna, Luciana Oliveira. Em Portalegre, a prefeitura precisa restaurar o mirante na serra e construir um pórtico na entrada da cidade. Já em Baraúna os recursos defendidos pelo deputado são para a urbanização dos acessos e construção de pórticos.

O ministro ressaltou a importância do apoio ao turismo através dos projetos de infraestrutura nos pequenos municípios. Ele encaminhou as propostas para a análise da equipe técnica do ministério. Os projetos dos três municípios potiguares estão cadastrados pelas prefeituras no Sistema de Convênios do MTur.

Governador prestigia festa dos 52 anos de Montanhas

Foto:Ivanizio Ramos
O governador Robinson Faria prestigiou a festa em comemoração aos 52 anos de emancipação política de Montanhas, município do Agreste potiguar. O evento foi realizado na noite dessa segunda-feira, 20, e contou com a participação ampla da população.

 “Este é um momento de muita alegria para a cidade de Montanhas, e eu fico muito feliz em estar aqui, como governador do Estado, comemorando com todos vocês. Como um governador municipalista, trabalharei para que Montanhas e as demais cidades potiguares tenham sempre o que comemorar a cada ano”, afirmou Robinson Faria. 

O aniversário foi celebrado com um bolo de 52 metros de comprimento, distribuído para a população após todos cantarem os parabéns para a cidade. Robinson foi recebido pelo prefeito Algacir Pilão e outras autoridades da região.

Fonte:Assecom/RN

Vice-governador coordena grupo para a reestruturação das Centrais do Cidadão


Foto:Aline Bezerra

O vice-governador do Estado, Fábio Dantas, coordenou na manhã desta terça-feira (21), uma reunião com o grupo de trabalho que discute a reestruturação das Centrais do Cidadão do Estado. A principal meta é elaborar um projeto de lei que regulamente o funcionamento das 20 unidades existentes no RN. Atualmente as Centrais funcionam por meio de decreto. 

"O projeto de lei permitirá a reorganizar das Centrais, criar cargos com vistas as aperfeiçoar o atendimento prestado nas unidades. Todos os órgãos estão empenhados em melhorar a estrutura tanto física quanto de pessoal", destaca Fábio Dantas.

 No encontro de hoje foi apresentado um diagnostico geral com número de servidores, custos de manutenção e despesas gerais. O grupo propõe ainda a criação de ferramentas para o atendimento virtual, usando tecnologias modernas para fazer operações comuns e conferir agilidade ao atendimento presencial. Participaram da reunião o coordenador geral das Centrais do Cidadão, Eugênio Gondim, além de representantes do Gabinete Civil, Detran, Itep, Procon e Caern.

Fonte:Assecom/RN

LBV inicia a entrega de 90 mil quilos de alimentos para as famílias atingidas pela seca no Nordeste

Além de causar sérios danos à agropecuária, os longos períodos de estiagem, ocasionam graves problemas sociais, principalmente para milhares de famílias de cidades do Nordeste brasileiro que enfrentam a escassez de alimentos e a fome.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) está mobilizando a sociedade para promover uma ação emergencial de apoio para entregar às famílias cerca de seis mil cestas de alimentos, contendo itens básicos como arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca, fubá, massa para cuscuz, óleo e outros.

Serão beneficiadas famílias que residem em cidades de extrema pobreza que sofrem com a seca como: Casa Nova, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, na Bahia; Canindé, Irauçuba, Itapipoca e Santa Quitéria, no Ceará; Belágua e Marajá do Sena, no Maranhão; Amparo, Ouro Velho, São José dos Cordeiros, Sumé, Zabelê, na Paraíba; Alagoinha, Arco Verde, Buíque, Pedra, Venturosa, em Pernambuco; no Rio Grande do Norte, a entrega das doações ocorre de 23 a 25 de Julho, em Antônio Martins, Baía Formosa, Espírito Santo, Martins e Taipu.

As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org/doe. Ajude a LBV a ajudar quem precisa. Juntos, faremos a diferença. Quando a LBV chamar, atenda com o coração. Diga Sim!

Rafael Motta acompanha ministro em visita a Camanor

O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, acompanhou na tarde desta segunda-feira (20) o ministro da Pesca, Helder Barbalho, em visita a fazenda de criação de produtos marinhos da empresa Camanor, localizada em Barra de Cunhaú, Canguaretama.

Na ocasião, o parlamentar elogiou a iniciativa e defendeu ações para incentivar a carcinicultura no Estado - que já foi o maior produtor de camarão do Brasil, mas perdeu este posto nos últimos anos. "A carcinicultura gera empregos e renda e merece ser apoiada para que possa se desenvolver de maneira sustentável e com o menor dano possível ao meio ambiente", afirmou o deputado. 

Além de Rafael Motta, acompanharam o ministro da Pesca o senador Garibaldi Alves Filho, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e a prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, entre outras autoridades e empresários ligados ao setor.

Ministros Henrique Eduardo Alves e Hélder Barbalho apoiam pescadores do RN

Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho, participaram de agenda conjunta no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (20). Eles entregaram cestas básicas de programa social do governo federal para pescadores do Açude Trairi, em Tangará; e encontraram-se com empresários da indústria exportadora pesqueira do estado. No total, pescadores do Rio Grande do Norte vão receber nove mil cestas básicas.

O Açude Trairi, que abastece a região com pescado e serve de área de lazer para população, praticamente secou. Falta peixe e, sem chuvas nos últimos quatro anos, também há escassez de alimentos para a população. "O apoio do governo em momentos difíceis é fundamental para essas famílias sobreviverem", afirmou o ministro Henrique Eduardo Alves.

Quando foi presidente da Câmara dos Deputados, o ministro negociou com o Ministério do Meio Ambiente o fim de uma portaria que proibia a pesca de diversas espécies por tempo indeterminado, entre elas a lagosta do litoral e a traíra nos açudes e barragens. Os pescadores, por meio do presidente da Confederação Nacional da Pesca, Abraão Lincoln, agradeceram o apoio do ministro Henrique Eduardo Alves à categoria. Muitos pescadores do RN estão viajando para pescar em outros estados por falta de trabalho no rio Grande do Norte. Três Marias (MG), Paulo Afonso (BA) e Castanhão (CE) tem sido os destinos mais procurados.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Inscrições para concurso de juiz substituto podem ser realizadas a partir de hoje (20)

As inscrições preliminares para o VIII Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do TRT-RN podem ser realizadas a partir de hoje (20).

Os interessados em participar, deverão preencher requerimento padronizado, via internet, dirigido à desembargadora presidente da Comissão de Concurso, Joseane Dantas dos Santos, e disponível no endereço eletrônico: www.trt21.jus.br/publicacoes/concursos

O concurso é para provimento de 02 cargos existentes e atualmente vagos, bem como dos que vierem a vagar, além dos que forem criados no período de validade do certame que é de 02 anos podendo ser prorrogado por igual período. De acordo com o edital, as inscrições seguem até o dia 19 de agosto e há destinação de 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência física.

Além de preencher o requerimento, os candidatos deverão entregar pessoalmente, das 8h às 14h, ou via Sedex endereçado à Secretaria da Comissão do VIII Concurso para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto da 21ª Região, na Avenida Capitão Mor-Gouveia, nº 3104, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59063-900, os seguintes documentos:

Requerimento impresso e assinado pelo candidato; prova do pagamento da taxa de inscrição no valor de 270 reais com Guia de Recolhimento da União (originais); cópia autenticada em cartório que comprove a cidadania brasileira; 02 fotos coloridas 3x4; se for deficiente, atestado médico que comprove a deficiência alegada; se solicitada isenção de pagamento, documento que comprove a situação alegada; e instrumento de mandato com poderes especiais e firma reconhecida para requerimento de inscrição, no caso de inscrição por procurador.

A seleção é dividida em cinco etapas sendo a primeira delas, a prova objetiva, marcada para o dia 20 de setembro de 2015. Todas as etapas serão realizadas em Natal/RN e para se inscrever é necessário que o candidato tenha pelo menos três anos de atividade jurídica depois de receber o diploma de bacharel em Direito.

Para mais informações sobre o concurso, acesse:

Fátima debate cultura, turismo e desenvolvimento regional com secretários

Na manhã desta segunda-feira (20), a senadora Fátima Bezerra se reuniu com os secretários estaduais: Rodrigo Bico (Cultura), Ruy Gaspar (Turismo) e Aninha Costa (Emprotur). Presença da procuradora do Patrimônio e Defesa Ambiental, Marjorie Madruga. 

Fátima Bezerra considerou como ‘muito proveitosa’ a reunião, pois foram debatidas pautas relevantes voltadas a promoção de ações de cada pasta em prol do desenvolvimento do RN, nas suas diversas potencialidades. 

O secretário Ruy Gaspar aproveitou a oportunidade para informar sobre as iniciativas em curso, tais como o processo licitatório para reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, bem como pediu apoio da senadora na realização do treinamento dos bombeiros. “Essa é uma etapa fundamental para que sejam iniciados os voos regulares em Mossoró”, disse o secretário. Fátima Bezerra, por sua vez, se colocou à disposição em contribuir. 

Por fim, a senadora reafirmou o sentimento de confiança de que o RN será o estado escolhido para receber o hub da TAM no Nordeste.

Rafael Motta cumpre agenda no RN durante recesso parlamentar


O deputado federal Rafael Motta, do PROS, está aproveitando o recesso parlamentar na Câmara dos Deputados para cumprir agenda no Rio Grande do Norte e se reunir com lideranças políticas locais para discutir pedidos e melhorias para o Estado. Na manhã desta segunda-feira (20), por exemplo, o parlamentar conversou com o ex-prefeito de Pilões, Augusto Aquino, e o vereador Cláudio, em Natal.  
À tarde, Rafael Motta participa da visita do ministro da Pesca, Helder Barbalho, a Barra de Cunhaú, em Caguaretama. "Vamos aproveitar esses dias de recesso da Câmara dos Deputados para nos reunir com lideranças potiguares. É muito importante essa troca de informações para estar sempre ciente dos anseios do povo do RN", afirmou o deputado Rafael Motta.

ATRIZ SANDRA TREJOS TRILHANDO OS CAMINHOS DO SERIDÓ


Quem está visitando Caicó, Timbaúba dos Batistas e grande parte da Região Seridó é a Bailarina e Coreógrafa Latino-Americana, Sandra Trejos descendente nata das principais famílias dos Sertões Seridoenses. Sobrinha-Neta da Professora Caicoense Júlia Medeiros, a atriz, Diretora e intérprete não esconde o seu amor as suas origens familiares enraizadas nas Fazendas Umari e Pintado nos municípios de Caicó e Timbaúba dos Batistas. “Minhas raízes familiares materna é daqui então vim conhecer de perto meus primos e primas e em tempo irei participar efetivamente dos festejos a Senhora Santana - Padroeira querida da terra dos meus ancestrais”, assim disse Sandra Trejos.

Sandra Maria Trejos Correia

Conhecida artisticamente como Sandra Trejos - nascida na Argentina, no período em que seus pais permaneceram cinco anos lá, a trabalho. Bailarina de fama mundial, aos dezoito anos de idade era solista da Companhia Nacional de Dança da Costa Rica, onde é figura nacional. Diretora, coreógrafa, e intérprete, participou e ganhou prêmios em mais de vinte festivais de dança não só no seu país como também na Europa e nas Américas. Fora de festivais, já se apresentou em quase toda a América Latina e nos Estados Unidos - a crítica do maior jornal do mundo, New York Times, foi altamente elogiosa - além de brilhar em palcos europeus de Alemanha, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda e Suíça (onde ganhou uma bolsa-residência de seis meses). No Brasil, apresentou sua arte no Rio Janeiro e em São Paulo, com muito êxito junto à crítica especializada.

Rafael Motta visita Barra de Santana

O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, participou neste final de semana da festa da comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu. Na ocasião, o parlamentar conversou com lideranças locais, como o vereador Juninho, e participou do tradicional leilão.

"É muito importante ter esse contato direto com os potiguares, participando de eventos e ouvindo os pleitos da população. Essa troca de informações tem que ser constante e não apenas no período eleitoral", afirmou Rafael Motta.

Senador Garibaldi acompanha ministro da pesca em visita ao RN

O senador Garibaldi Filho acompanhará o ministro da Pesca, Helder Barbalho, na visita a vários municípios do Rio Grande do Norte. Depois de desembarcar, às 10 horas, na Base Aérea de Parnamirim, a comitiva irá até Tangará. No açude público Trairi, serão entregues 680 cestas básicas à pescadores da Colônia Z-51.

Em seguida, ocorrerá um almoço com lideranças estaduais e representantes do setor produtivo no restaurante Camarões Potiguar, em Ponta Negra. Às 15h30, está prevista a chegada na Fazenda Cana Brava, em Canguaretama, responsável pelo beneficiamento da produção da Camanor Produtos Marinho. O último compromisso do dia da comitiva do ministro Helder Barbalho é uma visita ao governador Robinson Faria.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Rafael Motta apresenta balanço de ações do mandato federal

Foto: Gustavo Lima
O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, apresentou hoje (16), no plenário da Câmara dos Deputados, um balanço de ações do seu mandato no Poder Legislativo Federal, que teve início em fevereiro de 2015. Em quase seis meses, além de projetos, discussões e debates sobre temas como educação, seca e turismo, o parlamentar também apresentou projetos e buscou a liberação de recursos para obras e ações federais no Rio Grande do Norte.

"Antes de assumir o mandato, afirmamos que o nosso compromisso era na busca de ações para garantir água no interior do Estado, para melhorar a educação e desenvolvimento econômico, que estamos trabalhando por meio do turismo. Essa prestação de contas é importante porque somos funcionários públicos e precisamos informar ao povo, que é o nosso patrão, o que fazemos", afirmou Rafael Motta. 

Durante o discurso, o parlamentar destacou os dois projetos de leis que apresentou para a Casa e as audiências públicas que promoveu para debater o turismo e a educação. "Não me furto do papel de legislador e apresentei nesta Casa dois projetos de leis, um que proíbe a inauguração de obras públicas inacabadas e outro que implementa a educação integral nas escolas públicas do Brasil. Além disso, promovi duas audiências que debateram temas importante para o nosso Estado como o desenvolvimento do turismo e a criação do Fundo Nacional Pró-Leitura", ressaltou o deputado.

Rafael Motta também destacou o trabalho na Comissão de Turismo, discutindo estratégias para incentivar a atividade turística em todo o Rio Grande do Norte e não apenas em Natal; e na Comissão de Educação, onde é relator do projeto do Fundo Nacional Pró-Leitura, que visa incentivar o habito da leitura no Brasil. "Hoje, menos da metade dos brasileiros são leitores plenos, precisamos tirar o País desta situação e incentivar a prática da leitura", finalizou Rafael Motta

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Fátima busca recursos para exposição Câmara Cascudo

A senadora Fátima Bezerra esteve, nesta quinta-feira (16/07), na Secretaria de Comunicação Social e com o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, para tratar do patrocínio para a exposição “Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa”. Fátima esteve acompanhada de Gustavo Wanderley, Diretor de Planejamento de Projetos da Casa da Ribeira.

Segundo a senadora, a mostra faz um link com as questões que seu mandato tem defendido no Congresso Nacional, a fim de fomentar o acesso ao livro e a leitura no nosso país. “A exposição apresentará ao Brasil e ao mundo quem é Câmara Cascudo e as riquezas culturais do Rio Grande do Norte”, frisou. 

A mostra inédita e interativa ocupará um dos mais importantes centros culturais da America Latina, durante quatro meses, e mostrará ao público a história e vida de Câmara Cascudo. O projeto é realizado pela Casa da Ribeira (RN) e o Instituto Ludovicus – Casa de Câmara Cascudo.

Turismo tem de entrar na agenda econômica do país, afirma Henrique Alves em rede nacional de rádio

Foto: Paulino Menêzes
O programa Bom Dia Ministro de hoje contou com a participação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Em entrevista a rádios de todas as regiões do Brasil, inclusive do Rio Grande do Norte, Alves falou da preparação do país para a Olimpíada, da importância das parcerias público-privadas (PPP) e da força do turismo para impulsionar o desenvolvimento econômico. O programa, que conta com a produção da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, inaugurou um novo formato mais aberto, com participação popular e a interação com internautas, que tiveram a oportunidade de enviar perguntas pelas redes sociais.

A pauta englobou desde questões regionais até itens estruturais como a importância da segurança e das melhorias de infraestrutura para o turismo. Entre os pontos regionais, surgiram investimentos em infraestrutura e a importância do HUB da TAM para o desenvolvimento regional do Nordeste. "A criação do HUB da TAM no Nordeste talvez seja o investimento mais importante da região nos últimos anos. Tem um potencial enorme para mudar a realidade local", afirmou.

O ministro sustentou que o momento é o ideal para se investir no turismo. "Estamos falando de um setor que impacta diretamente em 52 atividades. Por isso, o turismo tem de parar de ser visto como oba oba e passar a ser encarado como profissionalismo, entrar de uma vez por todas na agenda econômica prioritária do país", comentou.

Questionado por uma rádio de Mossoró, o ministro lembrou que trabalhou e conseguiu incluir um novo aeroporto para acidade no Plano Nacional de Aviação Regional do governo federal, já que o atual está dentro da cidade e, por isso, não pode ser expandido. O ministro também falou da importância do projeto de uma ponte entre Areia Branca a Grossos para o turismo regional.

Olimpíada x Copa do Mundo

"Não podemos negar que as obras têm gerado transtornos para a população do Rio de Janeiro, mas, diante dos ganhos que o país terá no longo prazo, as pessoas têm de ser compreensivas", afirmou Henrique Eduardo Alves. Ele adiantou que vai promover um evento no fim de agosto, a pouco menos de um ano do começo dos jogos, para difundir o exemplo do Rio de Janeiro de organizar o principal evento esportivo do mundo por meio de parcerias público-privadas.

"Na Copa do Mundo, 32 países disputaram os jogos, na Olimpíada, atletas de mais de 200 nações participarão. No mundial de futebol tivemos pouco mais de 15 mil profissionais de comunicação, nos jogos olímpicos serão mais de 25 mil", comparou Alves. Ele destacou que o evento é uma plataforma para divulgar as riquezas do Brasil como a Amazônia em nível mundial.

"Começar o ronda cidadã no bairro onde mora o governador não é um bom sinal para a sociedade” diz Kelps Lima

O deputado Kelps Lima lamentou hoje que o Governo do Estado tenha tomado a decisão equivocada de iniciar o projeto Ronda Cidadã longe dos bairros que mais estão precisando de segurança, na Zona Norte de Natal, e mais perto da região onde fica a casa do governador.

“O Programa Ronda Cidadã é bom, mas começa mal ao trocar o lógico, que é proteger quem está mais exposto à violência, que são os trabalhadores que circulam na rua na Zona Norte, pelo mais conveniente, os bairros mais nobres, onde mora a população da cidade que tem mais chances de autoproteção, com segurança eletrônica, cercas elétricas, condomínios fechados”.

Ao ler na imprensa que o Ronda Cidadã será iniciado pelos bairros Petrópolis, Mãe Luíza e Areia Preta (este último o bairro onde mora o governador), o deputado Kelps levou para a Assembleia o questionamento sobre a orientação equivocada de mover tropas para áreas que estão longe do principal foco da insegurança da cidade.

“Os arrastões dos bares estão ocorrendo em Candelária e Capim Macio; hoje foi assassinada uma mulher no Alecrim; por insegurança, uma unidade de saúde fechou no Igapó...e porque o Governo decidiu começar um programa de segurança por Areia Preta e Petrópolis? Não que esses bairros não precisem de segurança. Precisam sim! Todos precisam. Mas, tinha que começar o programa justamente esquecendo os locais com mais incidência de criminalidade?”, questiona o deputado Kelps.